expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

quinta-feira, 8 de abril de 2010

FNP E Sindicatos Portuários

Entre os dias 29 e 31 de março, ocorreu em Brasília, na sede do Hotel Nacional, o seminário da FNP e de todos os sindicatos portuários do país. As pautas em destaque foram: Portus, reunião das três Federações com a Ministra Dilma, avaliação da conjuntura política, acordos coletivos- resolução 09.

O presidente da FNP, Eduardo Guterra, ressaltou outras questões de relevância da pauta como a lei 4.860, fator previdenciário, aposentadoria especial, política de padronização e reajuste salarial permanente para todos os portuários do país, regulamentação do trabalho avulso, entre outros.

Guterra foi enfático ao dizer, “Nós, enquanto dirigentes sindicais, somos a voz dos trabalhadores, temos a obrigação e o dever de entender o que vai acontecer no País em termos de disputa política”, declarou.

Durante a ocasião, Diretorias, presidentes, sindicalistas e representantes de sindicatos de todo o país, estiveram presentes e participaram das discussões. Dr. Augusto Wagner, Secretário Adjunto da SEP, Dr. Celso Marinho, Presidente do Portus, esclareceram algumas dúvidas, entre elas, questões sobre os projetos de infra estrutura do PAC 2, onde os portos da capital Baiana estariam fora. Além de assuntos como avulsos e o caso polêmico da Previc. Dr. Augusto se disse também surpreso com o caso da Previc e sobre o PAC, ressaltou, “não é uma situação estática, projetos ainda não foram dados como encerrados, o PAC 2 só está começando”, relatou.

Dr. Celso Marinho, presidente do Portus, destacou o novo estatuto, e as mudanças neste novo modelo de gestão e apresentaram ainda, dados sobre a legalidade das dívidas e como elas devem ser conduzidas. Segundo ele, o portus já pagou do ano de 1990 até hoje, aos assistidos oriundos da Portobrás, mais de R$ 550 milhões e devem ter ainda muito mais para pagar. Disse também, que causas assim não devem ser abandonadas.

No último dia do seminário, foi aprovado a realização do X congresso Nacional dos Portuários, que será realizado em Brasília, no mês de agosto de 2010, para este evento, foi constituído uma comissão preparativa, que será composta por representantes de diversos estados, as indicações destes representantes será feita pelos próprios sindicatos e enviados a FNP.

Confira abaixo as fotos do seminário:






















Comunicação Fnp
Janara Rodrigues
61-3322-3146