expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Clipping Portuário- Seminário realizado em Santos pela FNP , em parceria com o DIEESE e o Sindaport, teve destaque em alguns veículos de comunicação

Seminário

Sindicalistas e autoridades defendem manutenção da gestão pública dos portos
De A Tribuna On-line




Sindicalistas e autoridades defenderam a manutenção da gestão pública dos portos brasileiros, durante a abertura do seminário “A importância da gestão portuária pública para eficiência do setor portuário brasileiro”, que acontece até esta quarta-feira, da sede do Sindicato dos Empregados na Administração Portuária (Sindaport).

"Porto é interesse público e a gestão portuária pública tem que ser uma bandeira inegociável", afirmou o presidente do Conselho de Autoridade Portuária de Santos (CAP), Sérgio Aquino.

Para o presidente da Federação Nacional dos Portuários, Eduardo Guerra, o setor precisa defender a modernização dos complexos, mas garantindo que sejam públicos. A mesma defesa foi feita ainda por José Ricardo Ruschel, assessor especial do ministro da Secretaria de Portos (SEP) da presidência da República, Pedro Brito.

O seminário é realizado pela Federação Nacional dos Portuários em parceria com o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE) e o Sindaport/SP.


Sindicalista portuário quer diretoria de docas paritária
PortoGente



Todos os cargos de superintendências devem ser ocupados por funcionários de carreira. E as diretorias da empresa devem ser compostas por 50% do quadro de carreira e os outros 50% como cargo de confiança ou indicação. Esta é a fórmula ideal para a composição das Autoridades Portuárias do País apresentada pelo presidente do Sindicato dos Empregados na Administração Portuária do Porto de Santos (Sindaport), Everandy Cirino, no último dia do seminário nacional “Importância da Gestão Portuária Pública para a Eficiência do Setor Portuário Brasileiro”, nesta quarta-feira (20), em Santos.

Uma forma, explica, de valorizar o quadro de carreira das companhias docas. Cirino também externou a vontade de discutir a permanência do ministro Pedro Brito à frente da Secretaria de Portos (SEP), caso a candidata Dilma Rousseff, apoiada pelo presidente Lula, seja eleita no dia 31 próximo.

Leia também
* Portuários divulgam manifesto em apoio a Dilma Rousseff

Portuários defendem gestão pública
20/10/2010A Tribuna - Porto e Mar -


Sindicatos de trabalhadores portuários de todo o Brasil e autoridades defenderam ontem, em Santos, a manutenção da gestão pública dos complexo nacionais, com o fortalecimento da Secretaria de Portos (SEP). O pleito será encaminhado apenas à candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff, apoiada pelo segmento. A estratégia foi definida no seminário A importância da gestão pública para a eficiência do setor portuário brasileiro, realizado na sede do Sindicato dos Empregados na Admi nistração Portuária (Sindaport). O evento termina hoje. Os sindicalistas portuários enviarão o documento com a proposta apenas a Dilma por considerarem que José Serra, candidato à Presidência da República pelo PSDB, é contrário à SEP, criada no Governo Lula e considerada um marco do setor portuário nacional. Eles se baseiam no anúncio feito pelo tucano, no início de sua campanha, de que extinguirá a pasta, reintegrando os portos ao Ministério dos Transportes. À época, a proposta de Serra foi corrigida pelo prefeito de Santos, João Paulo Papa, ao afirmar que a ideia do candidato visa integrar, "numa mesma estrutura, os principais instrumentos de logística". Conforme o prefeito, não passou pela cabeça do ex-governador reduzir a importância dos portos no desenvolvimento do País. O teor da carta a ser enviada a Dilma foi revelado com exclusividade para A Tribuna pelo presidente da Federação Nacional dos Portuários (FNP), Eduardo Guterra, e pelo presidente do Sindaport, Everandy Cirino dos Santos. Nela, os sindicatos de portuários do País pedem o aumento dos investimentos na infraestrutura portuária, o fortalecimento da previdência complementar no setor, a manutenção da SEP e das administrações portuárias públicas, a profissionalização da gestão e a valorização do trabalho no meio. "Temos que blindar a gestão portuária. Também temos que lutar para manter e fortalecer a SEP, ou vamos voltar para dentro do Ministério dos Transportes e de novo seremos jogados para quinto plano",disse Guterra, na abertura do seminário. No evento, o secretário de Assuntos Portuários e Marítimos de Santos e do Conselho de Autoridade Portuária (CAP), Sérgio Aquino, defendeu a continuidade do caráter público, porém com a descentralização da administração, incluindo cada vez mais os municípios na condução dos seus complexos.

Modernização dos portos e participação dos trabalhadores
20/10/2010

Seminário portuário realizado em Santos debateu a Importância da gestão portuária pública para a eficiência do setor
Escrito por: CUT Nacional*


Representantes de trabalhadores portuários de todo o país e autoridades estiveram reunidos nos dias 19 e 20 de outubro, no seminário “A Importância da Gestão Portuária Pública para Eficiência do Setor Portuário Brasileiro”, realizado no auditório da sede do SINDAPORT (Sindicato dos Empregados na Administração Portuária), em Santos/São Paulo. O evento foi promovido pela Federação Nacional dos Portuários em parceria com o DIEESE.


O ministro de Portos, Pedro Brito, participou da abertura do seminário que contou com a presença dos consultores José Ricardo Ruschel dos Santos e Daniel Lúcio Souza que falaram sobre a “Organização institucional e a gestão dos portos brasileiros”.

O presidente do SINDAPORT e vice-presidente da Federação Nacional dos Portuários, Everandy Cirino dos Santos, destacou a importância do evento para a discussão de assuntos de grande relevância para o setor portuário. “A infraestrutura e a modernização dos portos, bem como a participação dos trabalhadores diante das mudanças que atingem o setor estiveram entre os temas debatidos. É muito importante a realização de um evento como este aqui em Santos onde está o maior porto do país”, ressaltou.


A CUT esteve representada por Jacy Afonso de Melo, secretário nacional de Organização. Representantes do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Federação Nacional dos Operadores Portuários (Fenop), Prefeitura de Santos e sindicatos de trabalhadores portuários de todo o país também marcaram presença no evento.


Confira abaixo os temas discutidos no evento:



- Organização institucional e gestão dos portos brasileiros - José Ricardo Ruschel dos Santos, assessor Especial da Secretaria de Portos e Daniel Lúcio Souza, consultor portuário;


– A modernização e os investimentos nos portos brasileiros - Carlos Álvares da Silva Campos Neto, coordenador de Infraestrutura Econômica do Ipea;


- O desenvolvimento brasileiro, os trabalhadores e a infraestrutura portuária - Sérgio Mendonça, do Dieese/SP;


- Os desafios dos portos brasileiros na visão dos atores sociais - Eduardo Lirio Guterra, presidente da FNP e Mauro Salgado, presidente da FENOP;


Além deste temas, o evento discutiu a necessidade de se realizar um projeto com propostas para o setor portuário, bem como a criação de um Grupo de Trabalho técnico para elaborar a Minuta do Projeto a ser apresentado ao BNDES.


Os Portuários também emitiram um manifesto em apoio à continuidade do projeto iniciado no governo Lula, expresso na candidatura de Dilma Rousseff.



A Federação Nacional dos Portuários e mais treze entidades representativas do setor assinaram o documento que traz entre os pontos principais:

Aumento dos investimentos na infraestrutura portuária e na logística de transportes através do PAC – Programa de Aceleração do Crescimento;
Fortalecimento da Previdência Complementar no setor portuário;
Manutenção da Secretaria Especial de Portos-SEP;
Manutenção das Administrações Portuárias Públicas;
Profissionalização da Gestão Portuária;
Valorização do Trabalho Portuário;

* com informações do Sindaport.

Federação Nacional dos Portuários realiza seminário sobre Gestão PortuáriaA atividade inicia nesta terça-feira, dia 19, na cidade de Santos, litoral de SP.

A Federação Nacional dos Portuários (FNP-CUT) em parceria com o DIEESE e o SINDAPORT/SP realizam nos dias 19 e 20 de outubro na cidade de Santos, o seminário “A Importância da Gestão Portuária Pública para Eficiência do Setor Portuário Brasileiro”. O evento reunirá autoridades do setor tais como a Secretaria Especial de Portos (SEP), bem como representantes do IPEA, FENOP, FECCONVIB, CUT, Prefeitura de Santos e dos sindicatos filiados à FNP-CUT. (foto: Eduardo Guterra e o Ministro dos Portos, Pedro Brito)
O encontro debaterá os seguintes temas: organização institucional e gestão dos portos brasileiros; a modernização e os investimentos nos portos; o desenvolvimento brasileiro; os trabalhadores e a infraestrutua Portuária e os desafios dos portos brasileiros na visão dos atores sociais.
Segundo o presidente da FNP e vice-presidente da CNTT-CUT, Eduardo Guterra, a atividade também versará a importância do papel do Estado e do Setor Privado. “Queremos aprofundar o debate sobre estes temas que são tão importantes para os todos os trabalhadores portuários”, enfatizou.

Serviço:
Seminário “A Importância da Gestão Portuária Pública para Eficiência do Setor Portuário Brasileiro”.
Local: Auditório do Sindaport/SP- Rua Júlio Conceição, nº 91- Santos-SP
Data: 19 e 20 de outubro de 2010
Abertura: 09 horas do dia 19/10/2010

Com informações do Blog da FNP ( www.fnportuarios.blogspot.com)
Transportando CNTT-CUT

Secretário Nacional de Comunicação: Célio Barros
Assessoria de Comunicação: Mídia Consulte
Redação: imprensa@cntt-cut.org.br - transportando@cntt-cut.org.br
Siga-nos:www.twitter.com/cnttcut

Seminário sobre Gestão Portuária agita São Paulo


Publicada dia 16 de October de 2010




Nas próximas terça (19) e quarta feira (20) acontece no Auditório do Sindaport/ SP, localizado na Cidade de Santos (SP), o seminário “A Importância da Gestão Portuária Pública para Eficiência do Setor Portuário Brasileiro”.

O evento contará com a presença de autoridades da Secretária Especial de Portos (SEP) e representantes de entidades como o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), a Federação Nacional dos Operadores Portuários (FENOP), a Central Única dos Trabalhadores (CUT), a Prefeitura de Santos, os Sindicatos filiados à Federação Nacional dos Portuários (FNP) e outros convidados.

O evento é realizado pela Federação Nacional dos Portuários em parceria com o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE) e o SINDAPORT/SP.

Entre os temas que serão abordados durante o encontro estão: ‘Organização Institucional e Gestão dos Portos Brasileiros’, ‘A modernização e os investimentos nos Portos’, ‘Desenvolvimento Brasileiro, os trabalhadores e a infraestrutua Portuária’, ‘Desafios dos Portos Brasileiros na visão dos atores Sociais’ e ‘O papel do Estado e do Setor Privado’.

Mattedi – Assessoria de comunicação/ ASSECS – assecs@codesa.gov.br)