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sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Codesp entrega plano de acessibilidade ao cais até o final do ano

Para garantir a eficiência na atividade portuária e reduzir o custo logístico com aumento de produtividade no complexo, a Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp) deverá entregar, até o final do ano, o plano de acessibilidade do Porto de Santos.

O anúncio foi feito pelo ministro da Secretaria de Portos da Presidência da República (SEP), Pedro Brito, durante o encerramento do 5º Fórum Brasil de Comércio Exterior, realizado na última quarta-feira, no Mendes Convention Center.

Para Brito, o congestionamento de navios no estuário e de caminhões é um problema logístico e não de deficiência portuária. "O Porto de Santos tem a maior estrutura do mundo para exportação de açúcar, com capacidade de embarque de 203 mil toneladas/dia e capacidade estática de 900 mil toneladas", afirmou.

O ministro informou ainda que outras propostas estão em andamento, como a definição dos investimentos em hidrovia e ferrovia, e o projeto ‘porto sem papel’ - que reduziria de cinco para dois dias e meio o tempo de liberação de cargas.

Com informações: A Trbuna On line

EXPO PORTOS

Para mais informações acessem o site da CODESA
http://www.portodevitoria.com.br/

Codesa apresenta potencialidades do Porto de Vitória

Foto: Divulgação CODESA


Com um estande corporativo de 30 metros quadrados, a Companhia Docas do Espírito Santo (Codesa) apresentou as potencialidades do Porto de Vitória na Rio Oil & Gás 2010, feira internacional da indústria de petróleo e gás que aconteceu na semana passada na cidade do Rio de Janeiro.


Por conta da demanda no segmento marítimo offshore de petróleo e gás, que vive um momento de altos investimentos no país, o estande da Codesa atraiu grande número de visitantes, principalmente de operadores do setor. No Espírito Santo, o segmento de petróleo está em rápida ascensão, e o Porto de Vitória vem investindo pesadamente no atendimento desta indústria nos últimos três anos.

Com informações: Assessoria de Comunicação Companhia Docas do Espírito Santo

TECNOLOGIA

A Companhia Docas do Pará vem investindo intensamente em tecnologia da informação.

A fim de discutir Política Portuária Brasileira, a CDP implantou um novo método que permite trazer pessoas para reuniões sem que elas precisem estar fisicamente no mesmo local : a VIDEOCONFERÊNCIA. O benefício? Economiza gastos de viagens e estadia; permite realizar reuniões para discussão de assuntos urgentes e tomar decisões imediatas; possui áudio e vídeo com excelente qualidade além de ter a sensação de estar fisicamente presente a uma reunião.

O primeiro encontro através da videoconferência aconteceu com participação de representantes de Natal, Brasília, Vitória, Ceará e São Paulo. Esse foi apenas um dos muitos encontros e reuniões que serão realizadas já que o processo de implantação continua nos portos ligados a Companhia Docas do Pará.

Fonte: GERTIN

Codomar lança pregão para operação de 17 portos do Amazonas

Contrato com a empresa que vai administrar os terminais é de mais de R$ 13 milhões.
Brasília - A Companhia Docas do Maranhão (Codomar) vai contratar empresa para operar 17 terminais hidroviários no Amazonas, dos quais seis foram inaugurados, com a expectativa de entregar outros seis até dezembro deste ano.

O pregão, publicado ontem, no Diário Oficial da União (DOU), estima em mais de R$ 13 milhões o contrato de um ano para a empresa vencedora desenvolver serviços de administração, operação, manutenção preventiva e conservação dos terminais.
O edital prevê, ainda, que futuramente a empresa contratada realizará a cobrança de tarifa pelos serviços prestados nos terminais.

Dos 17 terminais hidroviários, 14 são de responsabilidade da Codomar, empresa vinculada ao Ministério dos Transportes. Seis deles já foram inaugurados e devem ser operados imediatamente, segundo o edital: Nova Olinda do Norte, Urucará , Manaquiri, Urucurituba, Humaitá e Nhamundá.Estão em obras os portos dos municípios de São Paulo de Olivença, Benjamin Constant, Jutaí, Barcelos, Santa Isabel do Rio Negro, Fonte Boa, Santo Antônio do Içá, Tonantins, Novo Aripuanã, Maués e Novo Airão.

Segundo o diretor de Engenharia e Operações da Codomar, Bento Moreira Lima Neto, os portos de Nhamundá, Maués e Novo Airão, não são de responsabilidade da empresa pública, pois estão sendo tocados pelas prefeituras. Nhamundá concluiu a obra em 2008.

Inaugurações

A previsão de Bento Neto é inaugurar em outubro o porto de Santa Izabel do Rio Negro e, até início de novembro deste ano, os terminais de São Paulo de Olivença e de Benjamin Constant. “A parte civil está pronta, falta acabar a rampa e estamos aproveitando a seca”, disse o diretor de Engenharia e Operações da Codomar.

Para os municípios de Tonantins, Fonte Boa e Novo Aripuanã, a expectativa é entregar as obras até dezembro porque, de acordo com Bento Neto, a cheia do ano passado obrigou a realização de modificações nos projetos e isso provocou atrasos no cronograma.

Como as obras dos terminais de Jutaí, Santo Antônio do Içá e Barcelos começaram este ano, eles só devem ser concluídos no próximo ano. Bento Neto afirmou que, ao contrário da cheia, a vazante dos rios do Estado tem colaborado para que as equipes acelerem o ritmo de trabalho para concluir as obras ainda este ano.A previsão da Codomar é contratar, pelo menos, 178 funcionários.

Bento Neto explicou que os terminais foram divididos em categorias, que prevêem de nove a 13 pessoas trabalhando por terminal e um administrador, que supervisionará os trabalhos da equipe de funcionários.

Com informações: Ana Cláudia Leocádio, da Sucursal em Brasília . portal@d24am.com