expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

quinta-feira, 31 de março de 2011

Porto de Vitória atento às questões ambientais


Em atendimento às condicionantes contidas na licença ambiental do Porto de Vitória, especialmente no tocante a movimentação de granéis sólidos, a operadora portuária Multilifti desenvolveu novos procedimentos nas operações de embarque de concentrado de cobre. Utilizando recursos próprios, a empresa desenvolveu uma logística ambiental preparada para evitar a emissão de partículas e a perda de material.


No último dia 19, por exemplo, no embarque de cobre no navio M/V Thor Friend, foi utilizado um novo sistema de lonamento das caçambas que, em conjunto com spreaders automáticos, permitiu efetuar a operação sem a necessidade de retirada da capa de cobertura. Dessa forma, foi possível evitar que resíduos do material caíssem no costado e conseqüentemente dentro do mar, e também se espalhassem pelo ar.


O conjunto de medidas adotadas pela Multilifti - proteção do costado da embarcação, tampa da caçamba e spreader - reduziu em 90% a emissão de pó. “Com o sucesso da operação e o aval do IEMA (Instituto Estadual do Meio Ambiente), o procedimento poderá, em curto prazo, ser incorporado nas operações portuárias do Porto de Vitória”, segundo Mário Emílio M. da Silva, coordenador de Meio Ambiente da Companhia Docas do Espírito Santo (Codesa). “Por intermédio das Coordenações de Meio Ambiente e de Gestão Portuária, a Codesa vem acompanhando o desenvolvimento dos procedimentos adotados pela Multilifti, realizando os monitoramentos necessários”, sublinha Silva.

(Texto: Manuella Nacif – Supervisão: Amilton Freixo de Britto, Martha Cavalcanti e José Carlos Mattedi – Assessoria de Comunicação / ASSECS – assecs@codesa.gov.br)

Foto: Divulgação CODESA

Ilhéus terá obras estruturantes

O vice-governador da Bahia e secretário da Infraestrutura, Otto Alencar, anunciou uma série de obras estruturantes para Ilhéus, que contribuirá para transformar o município num dos maiores polos de desenvolvimento da Bahia.

A notícia foi dada durante audiência concedida ao prefeito em exercício Mário Alexandre, e ao secretário da Infraestrutura de Ilhéus, Marconi Queiróz. Otto assegurou que as obras serão liberadas pelo Governo do Estado.

Entre elas estão a recuperação e duplicação da BR-415 no trecho Ilhéus-Itabuna (Rodovia Jorge Amado), melhorias no Porto de Ilhéus (Malhado), inclusive dragagem para o aprofundamento do calado e a recuperação das estradas vicinais do Estado.

“O governador tem enfatizado seu compromisso com Ilhéus e estamos envidado todos os esforços para que essas obras sejam executadas dentro da maior brevidade”.
Fonte:Jornal A Região

Vazamento em contêiner provoca reação alérgica em três trabalhadores


TV Tribuna O vazamento de um produto químico de um contêiner descarregado no terminal 35 do Porto de Santos preocupa trabalhadores. O incidente foi descoberto na noite desta terça-feira, quando o navio Loa atracou no cais santista.


Os trabalhadores afirmam que o produto é um pesticida utilizado para matar praga nas plantações. Mesmo sem ter contato direto com o produto, alguns estivadores alegam ter reações alérgicas.

O diretor do Sindicato dos Operadores de Guindaste e empilhadeira Manuel Luiz Bernardo esteve no local. “Me apresentei e me identifiquei e não permitiram a minha entrada no local. Eu gostaria muito que eles dispensassem a composição desse navio e deixassem as pessoas que têm o equipamento certo, resolver o problema”.


A Libra Terminais informou que o vazamento foi controlado rapidamente pela equipe de emergência do próprio armador.O acesso ao navio está restrito a pessoas com equipamentos de proteção adequados. Uma equipe especializada atua no local para remoção e tratamento dos resíduos, conforme procedimento das normas de segurança.

As operações do navio estão sendo realizadas de forma a manter as pessoas em segurança. A única questão neste momento se restringe ao odor exalado pelo material que vazou no interior do navio, e já está sendo resolvido.

As operações de descarga são realizadas com autorização das autoridades competentes, que inclusive acompanham os trabalhos - Capitania dos Portos, Codesp e Cetesb. Todas as medidas preventivas foram acionadas a tempo, evitando quaisquer danos às pessoas próximas e ao meio ambiente.

Três estivadores foram encaminhados ao Pronto Socorro Municipal do Macuco e estão em observação.


Fonte: A Tribuna

Radioatividade- Governo Federal decide monitorar navios vindos do Japão

Navio da armadora japonesa MOLO Governo Federal vai monitorar cargas e pessoas vindas do Japão nos portos brasileiros, em especial no Porto de Santos.


O objetivo é rastrear mercadoriasou tripulantes contaminados por radiação daquele país. Os órgãos envolvidos são a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), do Ministério da Saúde, o Sistema de Vigilância Agropecuária Internacional (Vigiagro), do Ministério da Agricultura, e a Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN).

O plano de monitoramento deve ser anunciado pela CNEN nos próximos dias. O terremoto de 9,2 pontos que atingiu o Japão no último dia 11 danificou os reatores da usina nuclear de Fukushima. Segundo a Agência de Segurança Nuclear do Japão, na última quarta-feira, os níveis de radiação no mar próximo à usina superaram em 3.355 vezes o limite de segurança.

Confira a matéria completa na edição desta quinta-feira, em A Tribuna.

Fonte: A Tribuna On Line
Fernanda Balbino

Portos baianos rumo ao sucesso

Os portos baianos de Aratu, Salvador e Ilhéus vão receber cerca de R$ 1 bilhão de investimentos até 2014 e esperam dar uma arrancada na movimentação atual. O presidente da Companhia Docas do Estado da Bahia (Codeba), José Muniz Rebouças, diz que os recursos serão tanto do Governo Federal quanto da iniciativa privada e também da própria estatal.


Para o Porto de Salvador está prevista a ampliação do terminal de contêineres, as obras da Via Expressa Baia de Todos os Santos e a implantação de um novo terminal de passageiros. Já o Porto de Aratu terá a modernização do terminal de granéis sólidos. Por fim, no Porto de Ilhéus será feita a ampliação do píer e tanques do terminal de granéis líquidos e obras de dragagem. "Os portos possuem localização geográfica privilegiada, estando na metade do caminho entre a ligação Sul/Norte da costa leste das Américas, bem como a curta distância de África e Europa", afirma José Muniz Rebouças, acrescentando que, somado a isso, estão as águas abrigadas e profundas da Baía de Todos os Santos, condição ideal para atividade portuária.


Fonte: PortoGente