expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Companhia Docas apresenta Terminal de Passageiros à FGV

De A Tribuna On-line

A comitiva da Fundação Getúlio Vargas (FGV) contratada para fazer o monitoramento das obras da Copa de 2014 no Ceará conheceu o projeto do Novo Terminal de Passageiros do Porto de Fortaleza durante apresentação realizada na semana passada, na sede da Secretaria de Infraestrutura do Governo do Estado.

A reunião contou com a presença do secretário Adail Fontenele, bem como de representantes do Ministério dos Esportes, Secretaria da Copa do Estado do Ceará, Metrofor, Prefeitura de Fortaleza, Infraero e Cia Docas do Ceará.

O grupo visitou ainda as obras do Terminal de Parangaba do Metrô de Fortaleza e do estádio Castelão. Conheceu também o recém reformado estádio Presidente Vargas, administrado pela Prefeitura de Fortaleza e o Porto de Fortaleza. Na oportunidade, representantes da Fundação Getúlio Vargas e do Ministério dos Esportes conheceram a área da Praia Mansa, local onde será construído o Novo Terminal de Passageiros do complexo.

A matriz de responsabilidade do Estado do Ceará para a Copa de 2014 inclui obras do Governo do Estado (reforma do Castelão, Veículo Leve sobre Trilhos e Linha Sul do Metrofor), da Prefeitura de Fortaleza (construção do corredor Norte-Sul e ampliação das avenidas Dede Brasil, Raul Barbosa, Alberto Craveiro e Paulino Rocha) e Governo Federal (ampliação do Aeroporto Pinto Martins e construção do Terminal de Passageiros do Porto de Fortaleza). Toda a matriz resultará em investimentos de R$ 1,5 bilhão.

Engenheiros discutem obras da Copa de 2014

A Federação Nacional dos Engenheiros (FNE) pretende ajudar no debate sobre a infraestrutura necessária, no Brasil, para a Copa de 2014. Por isso, lança, nesta segunda-feira (16), o projeto “Cresce Brasil e a Copa 2014”, em São Paulo. Serão discutidos investimentos, tecnologia da informação, trabalho qualificado e o estádio paulista para o mundial.

A FNE pretende identificar as necessidades reais das obras nas 12 cidades-sede da Copa 2014 e apontar a melhor forma de aplicar os recursos. Entre as prioridades da Federação estão em busca por informações precisas sobre o que falta fazer e a exposição de alternativas diante de eventuais problemas.

O encontro em São Paulo contará ainda com a participação do presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), Márcio Pochmann; do professor do Departamento de Sistemas Eletrônicos da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP), Marcelo Zuffo; e do técnico do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e professor da Universidade Federal Fluminense (UFF) Marco Aurélio Cabral Pinto.

Os eixos do “Cresce Brasil e a Copa 2014” são mobilidade urbana, segurança, estrutura portuária e aeroportuária, hotelaria e turismo, estádios e estruturas de apoio, energia, telecomunicações, recursos humanos, saneamento e financiamento das obras.

De acordo com o presidente da FNE, Murilo Pinheiro, o objetivo é contribuir para o processo de preparação do País, “tentando separar o joio do trigo no debate sobre os problemas que virão pela frente, buscando propor soluções reais para problemas reais. O “Cresce Brasil e a Copa 2014” vai ajudar a prover informações seguras sobre os preparativos e necessidades. Esperamos que com a elaboração do documento o governo consiga direcionar os esforços para as obras e finalizá-las em tempo hábil”.


Fonte: PortoGente