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segunda-feira, 21 de março de 2011

Porto de Ilhéus pode ter terminal de passageiros

O prefeito de Ilhéus, Newton Lima, está mantendo contatos com os governos Federal e Estadual para ampliar a infraestrutura do Porto de Ilhéus. Segundo o prefeito, é preciso um terminal de passageiros para o turismo de cruzeiros na cidade.

"Os grandes transatlânticos de turismo são responsáveis pela dinamização da economia de Ilhéus, gerando emprego e renda".

Segundo dados da Secretaria Municipal do Turismo (Setur), durante a alta estação os turistas de cruzeiro geram uma receita de cerca de R$ 6,5 milhões. “Esses turistas aumentam o consumo em lojas, restaurantes, artesanato, táxis, vans, ônibus, entre outros".

Visitantes do Brasil e estrangeiros ocupam o centro histórico e o comércio, mudando a rotina da cidade e dinamizando a economia local. A temporada começou em outubro e se estenderá até abril, com uma visitação de cerca de 130 mil turistas, aumento de 15%.

Para manter o fluxo de navios no Porto de Ilhéus, as operadoras recomendam um trabalho de aproximação entre os armadores e as empresas locais que prestam serviço para os navios, tais como taxistas, operadores, guias.

A ideia é entender melhor as expectativas dos cruzeiristas, assim como o serviço oferecido a bordo de navios de cruzeiro. As operadoras se preocupam com a limpeza do porto, principalmente nos dias de atracação dos transatlânticos de passageiros.

É que, paralelo aos cruzeiros, há grande movimentação de cargas, especialmente cacau e soja. Elas também reclamam da Resolução da Autoridade Portuária que limita a atracação a apenas um navio de passageiros por dia, e pedem um terminal de passageiros.

Fonte: A Região

Porto de Paranaguá volta a carregar plenamente navios de grande porte

Pela primeira vez em muitos anos, uma embarcação de grande porte com capacidade para 68 mil toneladas de soja foi carregada plenamente no Porto de Paranaguá. Atracado desde a tarde de quinta-feira (17), o navio Aris T, de bandeira grega, seguirá para a Holanda com carga completa graças à recente dragagem do berço de atracação de Paranaguá, autorizada pelo governador Beto Richa. Antes da dragagem, um navio com capacidade semelhante saía do porto com, no máximo, 55 mil toneladas de grãos.

“Uma das primeiras ações do governador Beto Richa foi autorizar a dragagem de manutenção dos berços de atracação, que há seis anos não era realizada e prejudicava o embarque principalmente dos navios graneleiros. Com a conclusão desta obra, estamos aptos a atender plenamente todos os navios para esta safra”, afirmou o superintendente da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), Airton Vidal Maron.

Com o restabelecimento das profundidades dos berços, o porto volta a carregar plenamente navios como o Aris T. Este diferencial, além de representar mais carga embarcada, reflete diretamente no frete marítimo, com ganhos para o produtor.

DRAGAGEM –
A dragagem de manutenção dos berços custou R$ 2,5 milhões e foi paga com recursos da Appa. A autarquia trabalha, agora, na obtenção das licenças ambientais para a realização das dragagens de manutenção do Canal da Galheta e da Bacia de Evolução e para a dragagem de aprofundamento. Toda a documentação para obter estas licenças já foi entregue ao Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis). A expectativa da Appa é iniciar a dragagem de manutenção em julho ou agosto deste ano. A obra está orçada em R$ 100 milhões e será paga com recursos próprios da autorquia.

Já a dragagem de aprofundamento deve ser realizada no final do ano e já existem R$ 52 milhões do Plano de Acelerarão do Crescimento (PAC I) previstos para pagamento de parte da obra. A Appa deverá entrar com contrapartida de, pelo menos, R$ 50 milhões para custear estes serviços.

MOVIMENTAÇÃO – O navio Aris T atracou na tarde de quinta-feira (17) em Paranaguá, vindo de Singapura. Daqui, o navio segue para o Porto de Roterdã, na Holanda.

Na quinta-feira (17), o corredor de exportação do Porto de Paranaguá embarcou 58,3 mil toneladas de grãos. Nesta sexta-feira (18), três navios estão atracados no corredor e, juntos, carregarão 190 mil toneladas de grãos. Outros 25 navios de grãos aguardam para atracar.
O recebimento de cargas em caminhões e vagões no Porto de Paranaguá já foi normalizado. Na quinta-feira (17), por volta das 21h, a ALL liberou a descida de vagões para o porto e até o final da manhã, cerca de 300 vagões já tinham chegado ao terminal, em Paranaguá. O pátio de triagem recebeu 730 caminhões nas últimas 24 horas e, na manhã desta sexta-feira (18), ainda existiam cerca de 250 vagas no pátio.

Fonte: Agência Estadual de Notícias

Ministro anuncia ampliação do porto de Itajaí

Segundo Leônidas Cristino, R$ 135 milhões serão também investidos em reforço e alinhamento

ITAJAÍ - Durante a solenidade que marcou o início oficial do aprofundamento dos canais de acesso do Complexo Portuário do Itajaí, na última sexta-feira, o ministro chefe da Secretaria de Portos da Presidência da República (SEP), Leônidas Cristino, sinalizou a vinda de mais recursos para as obras.
– Estão previstos recursos na ordem de R$ 135 milhões para o reforço e alinhamento dos berços três e quatro, e também para a ampliação da retroárea do Porto de Itajaí – anunciou.

Começa nesta semana o aprofundamento dos canais de acesso e bacia de evolução. A ordem de serviço para a obra foi assinada pelo ministro. O canal passará de 11 para 14 metros de profundidade, o que possibilitará o transporte de até 600 contêineres por navio. Os recursos, na ordem de R$ 55 milhões, foram garantidos através do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do Governo Federal.

– É um dos eventos mais importantes para o futuro do Porto em Itajaí. Isso coloca o nosso porto em condições de serviços de primeiro mundo – falou o presidente do Conselho de Autoridade Portuária (CAP), Anselmo de Souza.

O aprofundamento dos canais de acesso e bacia de evolução era para ter começado no ano passado, mas passou para 2011 por conta de atrasos no processo de licitação. A obra será executada pela empresa belga Jan de Nul, vencedora de concorrência pública internacional aberta pela SEP. A draga Charles Darwin, que fará o trabalho de retirada de sedimentos do fundo do mar, já está no município. Os trabalhos devem encerrar no prazo de seis meses.

– É uma obra estratégica importante para Santa Catarina e para o país. Se isso não ocorresse, o Porto de Itajaí ficaria limitado – afirma o governador do Estado, Raimundo Colombo, que acompanhou a assinatura da ordem de serviço em Itajaí.

Molhe Norte ganhará reforço

De acordo com o prefeito de Itajaí, Jandir Bellini, além de beneficiar as operações portuárias, o aprofundamento irá garantir maior vazão das águas do Rio Itajaí-Açú:
– Um estudo da Univali mostra que essa obra vai proporcionar uma vazão de água 36% maior, o que pode ajudar em caso de uma nova cheia.

Dentro de 30 dias iniciam as obras de recuperação e reforço do Molhe Norte de Itajaí. Mais de R$ 8 milhões serão investidos.Os recursos também vieram do Governo Federal. A obra aumentará a segurança no acesso ao Complexo Portuário do Itajaí e adaptará o molhe para receber a dragagem de aprofundamento.

DRAGA SERÁ INAUGURADA-
A draga Charles Darwin, da empresa belga Jan de Nul, nunca foi usada. O equipamento foi recém construído e partiu diretamente do estaleiro para a realização da dragagem em Itajaí- Ela possui 223 metros de comprimento, 40 metros de boca e capacidade de 30,5 mil metros cúbicos- De acordo com a Jan de Nul, esta será a maior e mais potente draga em operação no Brasil

Fonte: Jornal de Santa Catarina/PATRÍCIA AUTH

Portos registram aumento de 16% na movimentação no primeiro bimestre deste ano

G1

Os portos paranaenses tiveram um aumento de 16% no movimento de mercadorias no primeiro bimestre de 2011, de acordo com o governo do estado. Foram 5,3 milhões de toneladas de cargas movimentadas, contra 4,6 milhões de toneladas no mesmo período de 2010.
O Porto de Antonina apresentou os melhores resultados principalmente na importação de fertilizantes, trigo e exportação de congelados. Até o fim de março, o porto movimentou 310,5 mil toneladas de mercadorias. No ano passado, no mesmo período, foram pouco mais de 4 mil toneladas movimentadas.
No Porto de Paranaguá, considerando apenas a carga geral, o aumento na movimentação foi de 14%. Nos graneis sólidos também foi verificada alta de 12%, sendo que o destaque foi a importação de fertilizantes, que fechou o primeiro bimestre com 1,1 milhão de toneladas importadas, volume 22% superior ao registrado no ano passado.
Já a exportação de grãos foi bastante prejudicada em fevereiro por conta das chuvas. As exportações de soja, milho e farelo de soja foram menores do que em fevereiro do ano passado, porque o embarque nos navios ficou restrito aos poucos períodos de tempo seco. Em fevereiro, choveu 230 horas em Paranaguá. Some-se a isso os períodos de abertura e fechamento dos porões, que também aumentam o tempo de interrupção da operação do navio. Mesmo assim, a boa movimentação de janeiro elevou os números e a Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) fechou o primeiro bimestre com alta de 7% nas exportações de granéis.
A movimentação de veículos também apresentou alta nos dois primeiros meses do ano, fechando fevereiro com 25.008 unidades movimentadas e crescimento de 26% em relação ao mesmo período de 2010. O destaque ficou por conta das importações, que apresentaram alta de 76% em relação ao mesmo período do ano passado.

CUT debate e divulga suas propostas para uma reforma tributária

21/03/2011
CUT defende o fim do IR para aposentadorias e a dedução dos gastos com alugueis e com planos de saúde, entre outras ideiasEscrito por: CUT NacionalA CUT – Central Única dos Trabalhadores – vai realizar nos dias 21 e 22, em Brasília, um seminário internacional sobre reforma tributária.

No encontro, com a participação de acadêmicos, sindicalistas estrangeiros e de representantes do parlamento e do governo federal, a CUT vai debater e formalizar as suas propostas para as mudanças necessárias na estrutura tributária brasileira.

No dia 22, a partir das 14h, o presidente da CUT, Artur Henrique, e o professor Marcio Pochmann, presidente do IPEA, e outros convidados, dão entrevista coletiva à imprensa.
O seminário será realizado no Hotel Nacional, em Brasília (Setor Hoteleiro Sul - Quadra 01 - Bloco A).

Algumas propostas da CUT para a reforma tributária:
- eliminar a cobrança do imposto de renda sobre as aposentadorias;
- dedução do imposto de renda dos gastos com planos de saúde e educação;
- dedução do imposto de renda para gastos com aluguel;
- redução de impostos sobre produtos de consumo popular;
- aumento da tributação sobre itens de consumo de luxo, como joias, por exemplo;
- aumento do número de faixas da tabela do imposto de renda;
- que o 13º salário passe a ser somado aos 12 salários do ano e, assim, deixe de ter tributação exclusiva;
- incentivo a empresas que empregam muitas pessoas, transferindo parte da contribuição patronal ao INSS para o faturamento, reduzindo a incidência sobre a folha;
- imposto sobre grandes fortunas;
-aumento da participação dos tributos diretos (aplicados sobre a renda) no total arrecadado; entre outras.

O objetivo maior da reforma tributária, na visão da CUT, é promover distribuição de renda, tornando a estrutura de tributos progressiva, ou seja, diminuir a carga sobre quem ganha menos e aumentar para quem ganha mais. Atualmente no Brasil, a estrutura é profundamente regressiva.
Outro ponto fundamental das mudanças deve ser o estímulo à produção, e não à especulação.
Conheça a programação:
‘Seminário Tributos e Desenvolvimento: perspectivas para o trabalho e a distribuição de renda’
Dia 21, segunda-feira
15h – Mesa Inicial
Tributos, Trabalho e Desenvolvimento
Professor dr. Evilásio Salvador – UnB
Anselmo Luiz dos Santos – CESIT/Unicamp

Dia 22, terça-feira
09h30 – Mesa: Experiências internacionais de Sistema Tributário
Klaus Beck– DGB Alemanha

11h -Mesa: Desafios para uma Reforma Tributária no Brasil
Márcio Pochmann – Presidente do IPEA
Cláudio Puty – Deputado Federal PT
Pedro Delarue Tolentino - Presidente SINDFISCO Nacional
Nelson Barbosa – Secretário Executivo do Ministério da Fazenda
Clemente Ganz Lúcio, coordenador do DIEESE
14h – coletiva de imprensa
15h30 – Estratégia e Ações da CUT
Fonte: CUT