expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

terça-feira, 17 de agosto de 2010

“O governo Lula buscou um modelo de gestão eficiente, que valoriza os portos públicos”, destaca Eduardo Guterra

Na quinta, 19, a Federação realiza seu 10º Congresso Nacional.


Cerca de 350 trabalhadores portuários de várias localidades do País vão realizar na próxima quinta-feira, dia 19, o X Congresso Nacional dos Trabalhadores Portuários – X CONPORT. Organizado pelo Federação Nacional dos Portuários, (FNP-CUT), o Congresso, que termina no domingo dia 22, acontecerá na sede da sede da CONTAG- (Confederação dos Trabalhadores na Agricultura). O evento tem o objetivo de discutir questões relevantes ao mundo do trabalho dos portuários, bem como temas relacionados à infraestrutura portuária brasileira. Em entrevista ao Portal CNTT-CUT, o presidente da FNP e vice-presidente da CNTT, Eduardo Guterra, fala sobre as principais lutas e desafios dos trabalhadores portuários e faz uma avaliação dos últimos oito anos do governo Lula. Leia a seguir:

CNTT-CUT- Quais serão os principais pontos que serão debatidos no Congresso Nacional?

Eduardo Guterra: O X Congresso Nacional dos Trabalhadores Portuários reunirá portuários de todo País, com o intuito de discutir questões relevantes ao setor como: Convenção 137 da OIT, Manutenção da Secretária de Portos, Novas Concessões de Áreas Portuárias, Segurança Portuária Publica, Contrato ou Convenção Coletiva, Previdência Complementar, Aposentadoria Especial, Reestruturação das Companhias Docas, profissionalização da Gestão, Relação dos Sindicatos com as Empresas Arrendatárias, Funcionamento dos Ogmos, Portos Delegados a Estados e Municípios e Concedido a Iniciativa Privada (Situação e Diagnóstico dos trabalhadores), previdência Social, entre outros.

CNTT-CUT- Quantos trabalhadores portuários participarão e de quais Estados?

Guterra: Já temos confirmados 350 trabalhadores e trabalhadoras, sendo a maioria de anaus e do Rio Grande do Sul.

CNTT-CUT: Qual o balanço que o senhor faz do governo Lula na atuação da política dos portos brasileiros?

Guterra: Sem dúvida, o governo Lula restabeleceu a política de projetos e investimentos em infra-estrutura de transporte no Brasil. Também colocou os portos no PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), implantando o Programa Nacional de Dragagem. O governo Lula buscou um modelo de gestão eficiente, que valoriza os portos públicos e potencializou esta relação com a criação da Secretaria de Portos, queestabeleceu um diálogo equilibrado com o movimento sindical.

CNTT-CUT: Quais são os principais desafios da categoria portuária para o próximo período?

Guterra: As nossas principais lutas são a manutenção do Ministério de Portos para continuarmos avançando na consolidação da Gestão Portuária Publica de qualidade;bem como a luta por políticas de amparo social aos trabalhadores portuários avulsos. Também lutaremos pelo resgate do Portus (Fundos de Pensão dos Portuários) e fortaleceremos a unidade na luta dos trabalhadores empregados nos portos concedidos aos Estados e Municípios e nos terminais privados.

Viviane Barbosa, editora do Portal da CNTT-CUT, com a colaboração de Geisi Santos.

Transportando CNTT-CUT Secretário Nacional de Comunicação: Célio Barros Assessoria de Comunicação: Mídia Consulte Redação:imprensa@cntt-cut.org.br - transportando@midiaconsulte.com.brSiga-nos:www.twitter.com/cnttcut

X CONGRESSO NACIONAL DOS TRABALHADORES PORTUÁRIOS

“PORTOS PÚBLICOS COM DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E JUSTIÇA SOCIAL”


A Federação Nacional dos Portuários realizará o X Congresso Nacional dos Trabalhadores Portuários – X CONPORT, entre os dias 19 e 22 de Agosto de2010 em Brasília, na sede da CONTAG- (Confederação dos Trabalhadores na Agricultura).

A Federação Nacional dos Portuários enfatiza a importância do Congresso para os trabalhadores. Dentre as frentes de trabalho que pretendemos realizar, estão: a sustentabilidade do PORTUS; a aposentadoria especial; plano de cargos, carreiras e salários; a garantia do concurso público; a reestruturação das companhias docas, trabalho avulso, as composições do CAP/OGMO, manutenção da SEP, gestão portuária de qualidade, entre outras.

O Congresso reunirá também portuários de todo País, com o intuito de discutir questões relevantes ao setor como: Convenção 137 da OIT, Novas Concessões de Áreas Portuárias, Contrato ou Convenção Coletiva, Previdência Complementar, entre outros diversos temas.

Além de todos os trabalhadores portuários, o Ministro dos Portos (Secretária dos Portos), Pedro Brito já tem presença confirmada no X CONPORT. Autoridades do setor prestigiarão o evento.

A realização do congresso dos trabalhadores portuários será de suma importância para a consolidação dessa agenda. Além das bandeiras de lutas, é nossa obrigação acompanhar e participar do processo eleitoral deste e ano, afinal, está em jogo 1.654 cargos políticos (Presidente e Vice, Governadores e Vices, Senadores, Deputados Federais e Estaduais – Não podemos de maneira nenhuma nos omitir e não cumprir com as nossas responsabilidades enquanto cidadãos e também, como dirigentes sindicais.

Janara Rodrigues
Comunicação FNP
61-3322-3146