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sexta-feira, 27 de maio de 2011

Vitória busca estreitar relações com porto francês



De A Tribuna On-line

De 13 a 18 de junho, dois representantes do Porto de Vitória, Marco Aurélio Marçal e Marcus Breciani, visitarão Dunkerque, cidade portuária localizada no norte da França. O objetivo da viagem é aumentar as relações comercias com a Europa, e discutir a criação de uma linha comercial direta entre os dois portos.

Essa possível parceria entre as duas cidades portuárias pode alavancar o projeto Exporta + Marítimo, que visa simplificar as exportações de produtos de pequenas empresas com valor de até 50 mil dólares e sem limitação de peso, e que aguarda aprovação do Governo Federal. A ideia do projeto é “exportar sem burocracia”.


“Produtos já estão sendo analisados para saber se são aceitos no mercado francês, pois acreditamos na aprovação do Exporta + Marítimo pela sua importância comercial para o país”, frisa Marco Aurélio Marçal, coordenador de Marketing da Companhia Docas do Espírito Santo (Codesa). “Pretendemos sedimentar e estreitar ainda mais a relação com Dunkerque, criando assim espaço para os produtos capixabas”, completa.


Marçal é engenheiro e pós-graduado em Comércio Internacional e Logística. Breciani é engenheiro.

Ministro dos Portos conhece estrutura portuária de Barcelona e Roma



Composta por 55 pessoas, Cristino lidera a maior Missão Oficial do setor portuário nacional
O ministro dos Portos, Leônidas Cristino, iniciou esta semana sua primeira missão internacional com representantes do setor portuário brasileiro e europeu. Organizadas pelo Ministério das Relações Exteriores, as visitas têm por objetivo promover oportunidades de investimentos no setor brasileiro e conhecer as demais estruturas logísticas dos países da Europa.

No último dia 23, Cristino conheceu o Porto de Barcelona (Espanha), primeiro porto de cruzeiros da Europa e o quarto do mundo. Com sete terminais marítimos, dedicados exclusivamente aos cruzeiros, o terminal consegue atender à demanda de seis mil passageiros por dia. Além do turismo, os outros 31 terminais especializados em diversos tipos de mercadorias viabilizam, hoje, 116 linhas marítimas, operadas por 118 armadores.


De acordo com o ministro, este modelo atende bem à demanda do Brasil, que opera cargas e recebe turistas em Portos como Santos (São Paulo), Rio de Janeiro, Fortaleza (Ceará) e Salvador (Bahia). Ele ressaltou durante o encontro que o investimento de quase R$ 1 bilhão para atender o evento da Copa de 2014, em sete portos, juntamente com os investimentos já realizados em dragagem, ampliação de cais e novos berços, classificarão os portos brasileiros como portos de múltiplo uso.


Nesta quinta-feira (26), em Roma (Itália), Cristino fez uma explanação para uma plateia com aproximadamente 200 pessoas, entre empresários italianos e brasileiros e embaixadores. Apresentou todos os projetos da Secretaria de Portos (SEP) e listou áreas de possíveis investimentos privados.


Na parte da tarde, no Ministério das Infraestruturas e dos Transportes da República Italiana, Leônidas Cristino assinou o Memorando de Entendimentos entre a SEP e o Governo Italiano, sobre a cooperação bilateral no setor de portos marítimos, a fim de ampliar e aprofundar estudos nos setores de portos marítimos e logística.


Planejamento, dragagem, informatização do sistema, desenvolvimento de plataforma de comércio eletrônico nos portos, capacitação de recursos humanos, controle e segurança da navegação, são temas que serão abordados pelo grupo de trabalho que será criado para a discussão destas questões por meio de encontros, seminários ou conferências.
No ato da assinatura, o ministro Leônidas Cristino convidou a delegação italiana para uma visita aos portos brasileiros.


Parecida com nossa estrutura, a Itália também possui 8.500 mil quilômetros de costa e movimentou, no último ano, cerca de 780 milhões e toneladas. Preocupada em mudar sua matriz de transporte, sendo feita em sua maioria por rodovias, o país acredita que este é o momento de uma grande parceria com o governo brasileiro, que tem melhorado muito em movimentação e investimentos tanto do Governo Federal, quanto do setor privado no setor portuário.


As informações são da Assessoria de Imprensa da SEP

Foto: Divulação