expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Novo ministro dos Portos faz primeira visita a Santos nesta quarta-feira

O ministro da Secretaria de Portos da Presidência da República (SEP), José Leônidas Cristino, virá ao Porto de Santos nesta quarta-feira. É a primeira visita oficial dele a umporto brasileiro desde que assumiu o cargo, em 1º de janeiro deste ano. A data foi escolhida em homenagem aos 119 anos do Porto de Santos. Cristino já esteve também no Porto de Fortaleza, no Ceará, seu estado natal, em visita sem caráter oficial.

A programação desta quarta começa com sobrevoo de helicóptero. Além das duas margens do estuário, o ministro verá a operação das duas dragas no Porto, a Hang Jun 5001 e a Xin Hai Hu. Em seguida, Cristino percorrerá de carro a Avenida Perimetral da Margem Direita, classificada pela diretoria da Codesp como a obra viária mais importante dos últimos 30 anos. No total,a via recebeu investimentos de R$ 493 milhões, provenientes da primeira edição do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

Também estão programadas visitas ao Terminal de Passageiros Giusfredo Santini e ao
Valongo, onde será construída a passagem subterrânea para caminhões, conhecida como mergulhão. Está prevista ainda uma ida à sede da Codesp.

OBRAS

A vinda do ministro ao Porto de Santos é uma espécie de vistoria às obras em andamento. Ele quer acompanhar de perto os investimentos previstos no PAC Copa.
O programa é um conjunto de aportes do Governo Federal para o setor de infraestrutura.

O complexo santista conta com dois projetos que estão inseridos no programa. Um deles é a construção de 1.280 metros de cais entre a curva do Armazém 23 e o Armazém 29, permitindo atracação simultânea de seis navios.
O outro empreendimento é construção de uma via interna de circulação entre o armazém 29 e o viaduto da Santa. A via tem como objetivo agilizar o trânsito de passageiros em direção ao Terminal de Passageiros.

Já a dragagem de aprofundamento para 15 metros foi iniciada no ano passado. Os três primeiros trechos, da entrada da barra até o Armazém 6 (Valongo), estão concluídos.
A previsão é dragar 13,6 milhões de metros cúbicos de sedimentos. Segundo a Codesp,
a intervenção será concluída até o final de março.

A obra de derrocagem do canal do Porto de Santos terá início no final do mês de fevereiro. A medida prevê a retirada das rochas deTeffée Itapema, que dificultam a navegação. Esse foi um dos projetos debatidos no encontro entre o ministro e a diretoria da Codesp, em Brasília, no último dia 12.
Fonte:Jornal A Tribuna

Codern abre licitação para adequação do ISPS Code

A Companhia Docas do Rio Grande do Norte (Codern) realizará licitação na modalidade Pregão Eletrônico para registro de preço para fornecimento de materiais e execução dos serviços de complementação e adequação do sistema ISPS Code do Porto de Areia Branca (RN), através do sistema Licitações-e do Banco do Brasil S.A.

O edital está disponível no site www.licitacoes-e.com.br. O recebimento das propostas começa nesta terça-feira. Já a abertura dos documentos está marcada para o próximo dia 15, às 10 horas e o início da disputa para o dia 16, no mesmo horário.

Mais informação podem ser obtidas pelo telefone (84) 4005-5316, fax (84) 4005-5325 ou e-mail cpl@codern.com.br.
Fonte:Jornal A Tribuna