expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Complexo do Itajaí operou mais de 950 mil TEUs em 2010

O Complexo Portuário do Itajaí encerrou o ano de 2010 com uma movimentação de 954,38 mil TEU’s (Twenty-foot Equivalent Unit – unidade internacional equivalente a um contêiner de 20 pés). O volume operado superou em 154,38 mil TEU’s a meta fixada no decorrer do ano, de 800 mil TEU’s. “O resultado representa um avanço de 61% em relação a 2009, de 37,6% acima do recorde anterior registrado em 2008 [9,8 milhões de toneladas], 63% superior ao registrado em 2009 e 41,12% acima dos números apresentados em 2008”, explica o diretor comercial Robert Grantham. Com relação ao número de escalas, no ano passado o Complexo registrou 1,25 atracações, ante 1,02 atracações em 2009 e mil atracações em 2008.

“O extraordinário crescimento da movimentação foi registrado pela consultoria britânica Drewry´s, que colocou o Complexo do Itajaí como o segundo porto do planeta em crescimento na movimentação de cargas, tendo como base os resultados do período de janeiro a setembro de 2010”, informa o superintendente Antônio Ayres dos Santos Júnior. “Dessa forma, o Complexo Portuário do Itajaí tem 2010 como um ano especialíssimo para a sua história: superou os traumas da enchente de 2008 e retomou a senda do crescimento”, acrescenta Ayres.

O exercício de 2010 ainda possibilitou ao Complexo elencar dentre as conquistas fatos relevantes, que foram a conclusão das obras de reconstrução dos berços 2 e 3 – obras que apesar dos percalços iniciais transcorreu num prazo até razoável para uma obra publica desse vulto –, a correção das duas curvas do canal interno – viabilizando as operações com navios maiores – e a viabilização de manobras com navios Panamax com comprimento de 282m e 287m.

A prefeita em exercício, Dalva Rhenius, destaca a importância dos resultados obtidos no ano passado pelo Complexo Portuário e salienta a importância da atividade para a economia da cidade e região. “A atividade portuária é, sem qualquer sombra de dúvida, um importante pilar da nossa economia e a retomada da atividade portuária nos abre grandes perspectivas de desenvolvimento”, destaca a prefeita.

Equilíbrio – Em análise segmentada da movimentação do ano, constata-se que as importações de contêineres cheios cresceram a uma taxa de 98,26% e que os desembarques de containers vazios tiveram um avanço de 14,63%. Já as exportações de contêineres cheios cresceram a uma taxa um pouco menor, de 50,23%, e os vazios exportados apresentaram crescimento de 117,38%. A análise por terminal mostra uma extraordinária recuperação da APM Terminals Itajaí, com uma movimentação de 384,95 mil TEU´s e crescimento de 96% em comparação com 2009. Os containers operados em 2010 foram transportados em 454 navios, com aumento de 81,6% sobre o ano anterior.

A Portonave S?A – Terminais Portuários Navegantes, por sua vez, registrou uma movimentação de 566,96 mil TEU´s e avanço de 44% comparativamente a 2009 e a atracação de 616 navios, praticamente o mesmo numero do ano anterior. Os terminais a montante mostraram também um bom desempenho. A Braskarne movimentou 180,49 mil toneladas, representando um crescimento de 107% [com 41 atracações e crescimento de 24%] e o Teporti operou 39,97 mil toneladas [com crescimento de 33%, em 40 atracações]. Já o Polyterminais, ainda restrito apenas ao atendimento dos navios de granel líquido da Dow Química, movimentou 67,13 mil toneladas em 16 escalas, o que representou decréscimo de 9,41%

“Ainda precisamos destacar que em dezembro o Porto de Itajaí registrou a atracação do navio Cathrina Rickmers, com 286,26 metros de comprimento, que foi o maior navio a operar em Itajai em sua história e que comprova a capacidade do Complexo operar com navios com até 287 metros de comprimento”, complementa Robert Grantham

Fonte: Assessoria de Imprensa do Porto de Itajaí
Leônidas Cristino conhece obras do Porto de Santos, como perimetral e dragagem

O ministro dos Portos, Leônidas Cristino [à esq. na foto], seguiu sua agenda esta semana com reuniões internas, analisando o Programa Nacional de Dragagem (PND), o andamento dos projetos com vistas a Copa de 2014, conhecendo os dados do Plano Nacional de Logística Portuária (PNLP), do Porto sem Papel e de obras de ampliação portuária. Nesta quarta-feira (12), Cristino recebeu a diretoria da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp) para aprofundar seu conhecimento sobre os projetos que estão sendo realizados no maior porto do Hemisfério Sul. A assessoria de imprensa da SEP informou que, com relação às últimas realizações da Codesp, o ministro se mostrou satisfeito com a liberação de mais um trecho da Avenida Perimetral da Margem Direita do Porto de Santos, que ocorreu nos últimos dias. Atento às explanações, o ministro enfatizou que os portos brasileiros são estratégicos e requerem dedicação absoluta. A diretoria da Codesp, por sua vez, classificou a obra da Perimetral como a obra viária mais importante dos últimos 30 anos, e a dragagem como vital para o desenvolvimento do Porto.

Em sentido horário: Leônidas Cristino, Fabrizio Pierdomênico,
Renato Barco, Fernando Victor, Helmut Kopittke, José
Roberto Correia Serra e Paulino Moreira

Cristino pretende dar continuidade aos projetos iniciados na gestão anterior e admite que o momento é de muito trabalho e de aprendizagem. Às vésperas de assinar a ordem de serviço para a mobilização da draga que irá realizar os trabalhos de derrocamento, Leônidas Cristino já sinaliza uma ida ao cais santista.
Fonte:Portogente

Dilma tem 60 obras do PAC para inaugurar neste ano Plataforma de Mexilhão, Bacia de Santos (SP),
em 2005 (Foto: Divulgação)

A presidente Dilma Rousseff inicia o seu governo com boas oportunidades para reforçar o título de mãe do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Só em 2011, cerca de 60 obras do programa serão inauguradas em setores como transportes, saneamento, energia elétrica e óleo e gás. Em média, Dilma poderá inaugurar cinco obras por mês, ou mais de uma por semana.

A maioria deveria ter sido concluída até dezembro de 2010, mas o cronograma não foi cumprido por uma série de fatores, como demora na concessão de licenças ambientais, falta de projetos básicos de qualidade, interferência do Tribunal de Contas da União (TCU) e problemas de gestão. Se não houver mais nenhum entrave, pelo menos, um terço dos projetos estará concluído até o fim do primeiro semestre, conforme levantamento feito pelo jornal O Estado de S. Paulo, com base no último balanço do PAC nacional.

Uma das obras de maior peso é o Campo de Mexilhão, cujo início de operação já foi remarcado três vezes. De acordo com o relatório do PAC, o início da exploração da plataforma, que terá capacidade para produção diária de 15 milhões de metros cúbicos de gás, está marcado para 16 de março, junto com o gasoduto Caraguatatuba-Taubaté.

No setor portuário, as principais inaugurações devem ficar para o segundo semestre. Entre os projetos mais importantes estão as obras no Porto de Itaqui, que hoje não consegue atender à demanda crescente de grãos de novas fronteiras agrícolas como Tocantins, Piauí e oeste da Bahia. A dragagem dos berços 100 a 103 e a construção dos berços 100 a 101 (iniciada em 2006) estão dois anos atrasados. Seriam concluídos em março de 2008, mas as obras só devem terminar em julho de 2011. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
PORTOS FECHAM 2010 COM RECORDE DE MOVIMENTAÇÃO E RECEITA CAMBIAL

Os portos de Paranaguá e Antonina, no Paraná, fecharam 2010 com recorde na movimentação de mercadorias e receita cambial. Ao todo, foram 38,16 milhões de toneladas de mercadorias, número 22% maior do que o registrado em 2009, equiparando-se ao recorde histórico de 2007, quando os complexos movimentaram 38,2 milhões de toneladas de produtos.

A receita cambial - que é o valor gerado pelas exportações de mercadorias - foi de US$ 14,48 bilhões, a maior já registrada na história dos portos paranaenses.

"Os bons números registrados em 2010 nos dão mais otimismo para crescermos ainda mais em 2011. Com a realização das obras de dragagem e o trabalho pesado que iremos realizar para recuperar cargas perdidas nos últimos anos, acredito que os Portos de Paranaguá e Antonina fecharão 2011 com números ainda mais expressivos", afirmou o superintendente dos portos Airton Vidal Maron.

Os bons números foram impulsionados pelo bom desempenho de mercadorias como o açúcar, que em 2010 atingiu o recorde de exportação nos portos paranaenses: foram 4,46 milhões de toneladas exportadas, volume 21% superior ao ano anterior.

A movimentação de veículos também atingiu seu recorde histórico em 2010, fechando o ano com 181.459 unidades movimentadas - quantidade 30% superior à registrada em 2009. A movimentação de contêineres também cresceu: foram 7% em relação ao ano anterior, fechando 2010 com 672.262 TEUS (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés) movimentados.

A carga geral teve um ano de bons resultados, fechando 2010 com um aumento de 19% na movimentação. Foram 9,51 milhões de toneladas de mercadorias, sendo que a exportação de açúcar ensacado foi um dos destaques.

Granéis

A movimentação de granéis sólidos foi bastante expressiva em 2010. Ao todo foram 24,2 milhões de toneladas de granéis sólidos movimentados, volume 26% maior ao ano de 2009. Só o milho apresentou aumento nas exportações na ordem de 77%, fechando 2010 com 3,15 milhões de toneladas exportadas. A exportação de soja cresceu 12% (5,35 milhões de toneladas) e a importação de fertilizantes foi 49% maior, no comparativo com 2009 (6 milhões de toneladas).

Antonina

2010 foi um ano particularmente bom para o Porto de Antonina que voltou a movimentar açúcar e fertilizantes, além da tradicional carga congelada. Com isso, o terminal fechou 2010 com a movimentação de 313,6 mil toneladas de mercadorias, registrando um aumento de 255% na movimentação em comparação com 2009.

Fonte:A Tribuna