expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

quinta-feira, 6 de maio de 2010

Porto do Itaqui arrenda novas áreas

Programa de Arrendamento de Áreas e Instalações disponibiliza mais 109 mil m² para movimentação de fertilizantes

O Porto do Itaqui, em São Luís, do Maranhão acaba de ter aprovado pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) o Programa de Arrendamento de Áreas e Instalações Portuárias.

A proposta prevê mais 109 mil m² de área destinados a novos operadores, especialmente os interessados em movimentação de fertilizantes.

A Antaq aprovou o desmembramento da retroárea dos berços 104 e 105, que tinha área total de 220 mil m². Foram criadas, com 109 mil m², três novos lotes. O primeiro, denominado de A-15C, com 48,7 mil m²; o segundo, chamado de A-15B, com 39,5 mil m², e o último, A-15 A, com 21,3 mil m².

No berço 104 é movimentado alumínio, óleo vegetal, carga geral, fertilizante e contêiner. Já no berço 105, operado pela Vale, os principais produtos são soja, farelo de soja, ferro gusa, cobre e minério de ferro.

Em 2009, a movimentação de fertilizantes foi de 515 mil toneladas. De acordo com os dados do primeiro trimestre deste ano, a projeção para 2010 é chegar a 600 mil toneladas, ou seja, uma alta de 16,5%.

Atualmente, empresas como Vale, Bunge, Temar, Petrobras, Texaco, Sabba e Granel Química possuem áreas arrendadas no Porto do Itaqui. Os interessados nas novas áreas terão que participar de concorrência.

Fonte: http://www.tendenciasemercado.com.br

Lula evita afirmar se vetará reajuste dos aposentados

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva evitou hoje dizer taxativamente que vai vetar o reajuste dos aposentados acima dos 7% acertado com os líderes governistas. Disse que vai esperar a decisão final do Senado e avaliou que a "Câmara cumpriu o seu papel". E acrescentou: "O presidente também cumprirá o seu papel".

Questionado sobre se os deputados haviam tomada uma decisão eleitoreira, Lula disse: "Isso fica por conta da interpretação de cada um de vocês (jornalistas). Mas não vejo necessidade de, neste momento excepcional que o Brasil está vivendo, a agente fazer qualquer espécie de loucura em qualquer área".

Lula disse que ele, assim "como todo mundo", também tem "apreço pelos aposentados". Admitiu que "no ano eleitoral, o apreço aumenta de forma extraordinária".

A candidata do governo à sucessão presidencial, Dilma Rousseff, comentou a votação no twitter. "A imprensa me pergunta o que o presidente Lula deve fazer em relação ao aumento dos aposentados. O presidente tem um forte compromisso social", disse Dilma. E acrescentou: "Lula tem compromisso com os trabalhadores e aposentados que deram seu trabalho pelo Brasil. Tenho certeza de que ele decidirá de forma equilibrada."

O chefe de gabinete pessoal da Presidência da República, Gilberto Carvalho, disse esta noite, que não é por causa de um possível desgaste eleitoral que Lula deixaria de vetar um aumento maior que o previsto pelo governo. "Veto sempre pode ser um desgaste (eleitoral). Mas a gente já enfrentou desgaste em 2006. Não é por causa de desgaste que o presidente vai deixar bombas para o seu sucessor", disse Carvalho ao chegar para a inauguração das novas instalações da TV e rádio Canção Nova, acompanhando Dilma.

Segundo o chefe de gabinete, Lula está absolutamente tranquilo e passou o dia acalmando o ministro de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, que é o articulador político do governo. Carvalho contou que Lula disse a Padilha para ter calma e que o governo vai "enfrentar isso com bom humor".

Fonte: Jornal do Comércio