Os 58 automóveis utilizados para a locomoção de equipes, inspeção, movimentação de materiais e outros serviços internos no terminal e nas unidades de logística da companhia (Centro Logístico Industrial Aduaneiro na Alemoa e no Guarujá, centros de distribuição em São Bernardo e Jaguaré, serão abastecidos apenas com etanol. Até então, o combustível utilizado era a gasolina.
De acordo com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), a substituição diminui em até 73% a emissão do CO2 na atmosfera. A ideia foi sugerida por um funcionário da Santos Brasil, em junho deste ano, durante a semana do Meio Ambiente, quando a empresa promoveu uma campanha interna de conscientização.
Desde 2007, a Santos Brasil mapeia as emissões de Gases do Efeito Estufa (GEE) no Tecon Santos. Os inventários, que a partir de 2008 também incluíram suas unidade de logística, levam em consideração emissões diretas como consumo de combustível, indiretas por consumo de energia e por outras fontes como consumo de combustíveis em frotas de transporte de funcionários.
Um dos principais objetivos do inventário é revisar a matriz energética e buscar fontes mais limpas e renováveis para as operações
Fonte:A Tribuna