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quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Porto não tem estrutura para atender usinas

gente vai acomodando a situação, mas vamos receber peças que não poderão ficar ao ar livre e O novo presidente da Sociedade de Portos e Hidrovia de Rondônia (Soph) que administra o Porto de Porto Velho, Mateus Santos, encontrou uma série de problemas no órgão e disse que precisará fazer “uma revolução” para sanar as deficiências de operação e administração, que incluem uma dívida de R$ 2 milhões, falta de pessoal e de infraestrutura e até mesmo a limpeza no local. “Temos muitos problemas, mas nada que não se possa resolver com uma boa administração”, explica o presidente. Ele aguarda para fevereiro a abertura do processo de licitação para as obras de reforma, ampliação e modernização do porto. Os recursos, provenientes do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), estão incluídos no orçamento do Dnit e, embora reduzidos pela metade (dos 26milhões previstos, sobraram R$ 13 milhões) são fundamentais para que o porto se prepare para receber os equipamentos pesados destinados às usinas do Madeira. Recentemente, para o descarregamento de seis transformadores, o consórcio encarregado pela obra do Jirau precisou construir uma rampa especial e providenciar outros melhoramentos.


Os problemas da Soph começam com a falta de pessoal. O órgão simplesmente não conta com um quadro de servidores. Com exceção de cinco funcionários que pertenciam à antiga Portobras os demais são contratados de forma emergencial, por seis meses, prorrogáveis. “Vamos fazer um plano, submeter ao legislativo e providenciar um concurso público para as contratações”, explica Mateus Santos. A expectativa é de admitir cerca de 30 funcionários para as áreas administrativa e operacional.

A falta de infraestrutura do porto é visível. O único armazém é pequeno, tacanho e totalmente inadequado, a começar pela altura e largura da porta, que dificultam a entrada de mercadorias, principalmente os grandes equipamentos das usinas. “Por enquanto a por isso há urgência para melhorar as instalações”, diz o presidente. No pátio do porto estão depositados cargas de madeira e outros produtos.
Fonte:Diário da Amazonas

Greve Em Tecon - Salvador-BA

Depois de muitas tentativas sem sucesso, os trabalhadores e trabalhadoras do TECON-Salvador decidem entrar em greve, por tempo indeterminado, a partir desta quinta-feira, dia 10 de fevereiro de 2011, às 6h. A decisão foi tomada por ainda não ter se chegado a um acordo referente às negociações da data-base da categoria de 1º de novembro de 2010.
O principal ponto a ser tratado durante a greve será o reajuste salarial. O TECON-Salvador oferece INPC de novembro de 2010 + 1% de ganho real, resultando em média 6,39%. Os trabalhadores e trabalhadoras da empresa esperam que a proposta seja melhorada, chegando a 10% de reajuste.

Contatos:
Ulisses Junior
Presidente SUPORT-BA
Telefone: (71) 3242-1874 ou (71) 9989-4286

Celi Carvalho
Assessoria de Comunicação SUPORT-BA
imprensa@suport-ba.org.br
www.suport-ba.org.br

Greve Wilson Sons

Os acionistas da Wilson, Sons estão preocupados com os rumos das negociações salariais com os empregados da empresa. O presidente do Sindicato dos Portuários da Bahia, Ulisses Junior, informa que os trabalhadores vão parar o Terminal de Contêineres de Salvador a partir desta quinta-feira (10). E por tempo indeterminado.

Mais-valia

O sindicato explica que depois de muitas tentativas frustradas de negociação com a empresa, a categoria decidiu pela paralisação. O imbróglio todo é porque a Wilson, Sons oferece 6,39% de reajuste de salário, e os trabalhadores querem 10%.
Fonte:Portogente

TRT marca para março nova audiência de conciliação entre SINDAPORT e Sopesp

No próximo dia 02 de março, o SINDAPORT (Sindicato dos Empregados na Administração Portuária) voltará a se reunir com o Sopesp (Sindicato dos Operadores Portuários do Estado de São Paulo) no Tribunal Regional do Trabalho, em São Paulo, para discutir o dissídio coletivo de 2009 dos Encarregados de Turma de Capatazia, única categoria avulsa representada pelo SINDICATO.

Na audiência de conciliação realizada no último dia 02 de fevereiro, convocada pelo juiz relator Celso Peel, o magistrado ressaltou que todos os anos têm sido instaurados dissídios coletivos entre as mesmas partes e que o Tribunal Regional tem decidido praticamente no mesmo sentido.

O presidente do SINDAPORT, Everandy Cirino dos Santos, ressaltou que o juiz lembrou que o TST (Tribunal Superioo Trabalho), em grau de recurso, tem produzido poucas alterações em relação ao entendimento do TRT. Por isso, o magistrado indicou como melhor caminho a negociação.

“A convocação da audiência nessa fase processual, em que o processo já se
encontra para julgamento, foge ao procedimento rotineiro do dissídio coletivo”, analisou o advogado do SINDAPORT, Eraldo Aurélio Franzese.

Everandy Cirino expôs na audiência que o SINDAPORT tem sempre buscado a negociação coletiva, chegando a ter convenção coletiva com o SOPESP, mas, depois não houve mais nenhum acordo por parte da entidade patronal.

Os representantes do Sopesp informaram na audiência que não estavam autorizados a negociar naquela audiência e solicitaram um prazo para que a diretoria da entidade analise a possibilidade de acordo. Por essa razão, uma nova audiência de conciliação foi marcada para março.

“Como representante dos trabalhadores, o SINDAPORT elogiou o procedimento do juiz em priorizar a negociação. Nós, trabalhadores, instauramos os dissídios coletivos justamente pela recusa do Sopesp em negociar”.

Mais informações:
Gisele de Oliveira - mtb 28.641
Assessora de Comunicação SINDAPORT
Contato: 9119-1387

Ministro garante que Porto do Rio estará preparado para a Copa 2014

Ministro Leônidas (à esq.) em reunião com o
governador Sergio Cabral (ao centro) e prefeito Eduardo Paes

O ministro dos Portos, Leônidas Cristino, depois de visitar o Porto de Santos (SP) no dia 2 último, chegou ao Rio de Janeiro no dia 3. O ministro conheceu o Terminal de Passageiros do Porto do Rio de Janeiro e o Instituto Nacional de Pesquisas Hidroviárias (INPH). Anunciou também no Rio R$ 7 milhões que serão utilizados em alguns portos para medidas na área de Meio Ambiente e que as obras do novo píer do terminal de cruzeiros da cidade deverão ser iniciadas em um prazo de três a quatro meses.

Em visita ao Governador do Estado, Sérgio Cabral, onde também estava presente o Prefeito Eduardo Paes, Leônidas informou que o novo píer, em formato de Y, será perpendicular ao cais principal do Porto do Rio, terá capacidade para seis navios e melhorará a operação do terminal de cruzeiros da cidade. A obra visa modernizar o porto para a Copa de 2014 e os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016.

A viagem do titular da SEP terminou na sexta-feira (4) com um sobrevoo aos portos de Itaguaí e Angra dos Reis, ambos totalmente dragados pela Secretaria de Portos.
Fonte:Portogente

Licença ambiental para a construção do estaleiro em Alagoas está mais próxima

Depois de várias reuniões entre o Governo de Alagoas, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e o empresário German Efromovich, CEO do Grupo Synergy – responsável pelo Estaleiro Eisa, a licença ambiental necessária para a instalação do estaleiro no litoral alagoano está mais próxima.

O Ibama liberou, na semana passada, um Termo de Referência para que a empresa Eisa, responsável pelo estaleiro que será construído no município de Coruripe, litoral Sul de Alagoas, cumpra os itens propostos pelo Instituto com a finalidade da emissão da licença prévia ao início da construção.
Segundo o secretário de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico, Luiz Otavio Gomes, a primeira licença deve ser liberada em aproximadamente 90 dias. Já a definitiva, possivelmente, será autorizada em pouco mais de um mês após a primeira.

“Depois que obtivermos a licença definitiva será dado início às obras do tão sonhado e esperado estaleiro”, disse Luiz Otavio. Para ele, o governador Teotonio Vilela Filho e o empresário German Efromovich nunca deixaram de acreditar na instalação do estaleiro em Alagoas.

Quanto à questão judicial, o secretário Luiz Otavio acredita que, a partir do momento em que o Ibama liberar as licenças necessárias, “não haverá mais motivos para que a Justiça Federal não dê ‘ganho de causa’ sobre as questões que julgavam negativas para a instalação do estaleiro”.

O secretário Luiz Otavio Gomes estará reunido em São Paulo, amanhã, quinta-feira (10), com o empresário German Efromovich, para tratar dos detalhes da vinda da empresa para Alagoas.

Entre todas as atividades previstas para serem desempenhadas no Estaleiro Eisa Alagoas pode-se destacar a fabricação e reparos de máquinas, equipamentos, estruturas de aço, peças, partes e componentes de uso naval; fabricação de máquinas e equipamentos de uso industrial; exportação e importação de serviços de engenharia; projetos de montagens industriais; desmontagem de embarcação e armação em Coruripe. A estimativa é de que sejam gerados cerca de 10 mil empregos diretos e indiretos na região com a implantação do estaleiro.

Fonte:Aqui Acontece

Porto do Mucuripe terá mais investimentos

Os investimentos de R$ 105 milhões inicialmente projetados para o terminal de passageiros do Porto do Mucuripe serão ultrapassados. A expectativa é de que o porto opere com utilização em trânsito

Porto deverá operar em sistema port-of-call, com utilização em trânsito e não somente para embarque (EDMAR SOARES) Porto deverá operar em sistema port-of-call, com utilização em trânsito e não somente para embarque (EDMAR SOARES)

Com o projeto básico praticamente concluído, as obras do terminal de passageiros do porto do Mucuripe deverão ser iniciadas até o final do ano. Além do investimento de R$ 105 milhões previstos para as obras, a Secretaria Especial de Portos (SEP) deverá disponibilizar recursos extras para que o porto de Fortaleza opere em sistema port-of-call, ou seja, com utilização em trânsito e não somente para embarque.

Além da construção do terminal, a intenção é edificar uma área do porto organizada com as áreas hoteleira, aeroporto e estádio do Castelão. As novas áreas “atenderão em 100% a demanda para os próximos eventos”.

Segundo a assessoria de imprensa da SEP, o objetivo é utilizar “a área que será de 140 mil metros quadrados, com serviços de lazer, atrelando eventos de moda, exposições, espetáculos, diferentes gastronomias, e, assim, consolidar a imagem turística da cidade em baixa temporada”. O sistema é implementado em grandes portos como o Píer Mauá, localizado no Rio de Janeiro.

Ontem, o titular da SEP, Leônidas Cristino, reuniu-se com o presidente da Companhia Docas do Ceará (CDC), Paulo André Holanda, para definir os pontos do projeto básico. Caso seja aprovado, o projeto executivo será iniciado ainda este mês. A previsão é de que a licitação aconteça em agosto e que as obras comecem em dezembro. A conclusão está prevista para 2013.

O fim da dragagem do Porto deverá ser anunciada entre o fim de fevereiro e início de março. Nos próximos dias, um equipamento virá de Natal para o Ceará auxiliar esta última etapa.

Cruzeiros
Os investimentos deverão reverter a queda nas temporadas de cruzeiristas partindo da capital cearense, “mudando o turismo na região”.

A Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos (Abremar ) prevê que pelo menos doze mil cruzeiristas partirão de Fortaleza na temporada 2010/2011 que começou em outubro. O número é inferior à temporada 2009/2010, quando 29 viagens levaram 40,2 mil cruzeiristas. Deverão ser 11 viagens em três navios da CVC Cruzeiros e Costa Cruzeiros.

Na temporada de setembro de 2010 a abril de 2011, a expectativa é de que sejam recebidas 25 atracações de navios de passageiros, segundo informações da Companhia Docas, administradora do Porto do Mucuripe.

E agora
ENTENDA A NOTÍCIA

Sem uma área de passageiros específica, os cruzeiristas precisam esperar pelo embarque na sede da Companhia Docas. Com o terminal, a expectativa é ter uma área de compras como a de aeroportos

Fonte: O POVO

Polícia Portuária apreende US$ 10 milhões em produtos roubados e falsificados

A polícia portuária de Los Angeles apreendeu mais de US$ 10 milhões em produtos eletrônicos falsificados, mercadorias roubadas e recibos bancários.

A mercadoria recuperada inclui falsificações de produtos da Apple, como iPhones e iPods, além de outros produtos eletrônicos, brinquedos e cobertores.

A maioria dos eletrônicos falsos era importada da Ásia. Os produtos foram encontrados em Los Angeles e em municípios vizinhos.

Além da polícia portuária de LA também participaram da operação as autoridades federal, estadual e municipal. Dois irmãos foram presos e indiciados por venda de bens falsificados
Fonte:Jornal A tribuna

Deputadas cobram de ministro ações para Areia Branca

Ministro dos portos recebeu Sandra, Larissa e Layrinho

A deputada federal Sandra Rosado (PSB), acompanhada da deputada estadual Larissa Rosado (PSB) e do vereador de Mossoró, Lahyre Rosado Neto (PSB), participou nesta terça-feira de audiências nos ministérios da Integração Nacional, dos Portos e da Previdência Social para cobrar ações em favor do Rio Grande do Norte. Na Secretaria Nacional dos Portos, Sandra Rosado cobrou do ministro José Leônidas Cristino, a ampliação do Porto Ilha de Areia Branca. Como autora da Indicação 7659 de 2006, a deputada justificou a ampliação do Porto de Areia Branca como forma de beneficiar a exportação de frutas da região, hoje escoada pelo porto do Pecém no Ceará. Construir um terminal de embarque de frutas frescas, com câmaras frigoríficas e demais equipamentos necessários vai representar competitividade no mercado internacional, já que com a curta distância entre a zona de produção e o porto, o frete será barateado e os frutos permanecerão em melhor estado de conservação”, justificou Sandra Rosado.Ao ouvir as consid erações das deputadas e do vereador Lahyre Rosado Neto, o ministro comprometeu-se em fazer um estudo de viabilidade econômica e assim dá encaminhamento ao projeto de Indicação da deputada Sandra Rosado.

Fonte:Portal Costa Branca

Centronave estima investimentos de R$ 40 bilhões para modernizar os portos brasileiros

A julgar pelos números do Centro Nacional de Navegação (Centronave), o ministro dos Portos Leônidas Cristino terá muito trabalho pela frente. A entidade aponta que o índice de cancelamento de escalas de navios em portos brasileiros foi alarmante em 2010, com taxa de 10% no Porto de Santos, o maior do Brasil, e percentual superior a isso em terminais do Sul do País.

* Segunda parte da entrevista: Dragagem representa avanço, mas Governo Federal deve fazer mais pelos portos
* Primeira parte da entrevista: Diretor do Centronave pede para ministro eliminar gargalos logísticos nos portos

Para o diretor-executivo do Centronave, Elias Gedeon, os números mostram de forma incontestável o gargalo portuário. Por conta disso, amparado em dados do Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas (Ipea) e em estimativas do mercado, o Centro de Navegação calcula em R$ 40 bilhões a quantidade de dinheiro necessária para modernização dos portos e eliminação dos problemas mais sérios.

“Enquanto a economia brasileira está crescendo a taxas próximas de 7,5% ao ano, a movimentação de contêineres cresce num ritmo muito mais rápido, gerando um imenso congestionamento nos portos, com impacto no chamado Custo Brasil. No segmento de contêineres, por exemplo, o volume de importação teve aumento de 47% somente no último ano”.

Empresas de navegação registraram cancelamentos de Norte a Sul do País
Gedeon cita como exemplo clássico do congestionamento nos terminais um dado de Santos: nos últimos 10 anos, o volume de contêineres movimentados aumentou 215%, ante um aumento de apenas 6% no comprimento acostável nos berços de atracação e 49% na área alfandegada dedicada. “Os pátios estão congestionados, comprometendo as operações.”

O diretor do Centronave explica que o mais grave é o efeito-dominó gerado a partir do gargalo logístico. “Quando uma embarcação aguarda tempo excessivo para atracar e realizar os embarques e desembarques, é quase certo que deixe de fazer outra escala. Por isso o aumento da espera e dos atrasos nos embarques e desembarques gerou o aumento nos cancelamentos de escalas.”

NÚMEROS

Cancelamentos de escalas de navios no Brasil
Em 2010: 741
Em 2009: 457
Variação: 62,14%

Escalas de navios efetivadas no Brasil
Em 2010: 4.237
Em 2009: 4.664
Variação: - 9,16%

Escalas no terminal Santos Brasil, no Porto de Santos
2010: 705
2009: 803
Variação: -12,20%

Horas de espera no terminal Santos Brasil, no Porto de Santos
2010: 14.163
2009: 11.599
Variação: 22,10%

Cancelamentos de escalas de navios no Porto de Paranaguá
2010: 220
2009: 68
Variação: 220%

Custos estimados do atraso
R$ 161 milhões em 2010
R$ 124,10 por contêiner cheio
8%: percentual do frete destinado a cobrir os prejuízos dos atrasos

Fonte:Portogente

A evolução do sistema portuário brasileiro em 2010

As informações, a seguir apresentadas, foram extraídas de várias matérias publicas neste site e mostram com números a evolução do sistema portuário brasileiro.

a) Porto de Santos (São Paulo)

Após encerrar 2010 estabelecendo marcas recordes para todos os meses do ano, o Porto de Santos totalizou a expressiva movimentação de 96 milhões de toneladas de carga, o que significou um incremento de 15,4% sobre o total registrado em 2009 (83,1 milhões).

Esse volume está 9,5% acima do estimado pela Autoridade Portuária (87,6 milhões), que havia projetado, no início de 2010, índices conservadores de crescimento por conta do período pós-recessão na economia mundial.

Em 2011, o porto de Santos, o maior da América Latina, prevê superar a marca dos 100 milhões de toneladas de carga movimentada. Estimativa da administração indica que o porto deverá movimentar 101 milhões de toneladas, crescimento de 5,2% sobre este ano, (96 milhões de toneladas), volume alçado por força das commodities agrícolas.

A Codesp (Cia. Docas de São Paulo) afirma que Santos suporta até 120 milhões de toneladas, mas o porto ainda tem limites de acesso por mar e por terra.

b) Portos do Paraná (Paraná)

A receita cambial gerada pelas exportações realizadas entre janeiro e novembro de 2010, via Portos do Paraná, somou US$ 13,3 bilhões e representa recorde histórico para o período.

Os terminais portuários do Paraná registraram também altas na importação e na navegação de cabotagem, feita pela costa brasileira. Ao todo, foram comercializadas 35,5 milhões de toneladas de mercadorias entre janeiro e novembro de 2010. O valor já supera em 22% o total movimentado em 2009, quando foram comercializadas cerca de 31,2 milhões de toneladas de produtos.

c) Complexo portuário de Itajaí (Santa Catarina)

De janeiro a dezembro do ano passado, o complexo portuário do Itajaí, em Santa Catarina, movimentou 954,38 mil TEU (unidade internacional equivalente a um contêiner de 20 pés). Este volume supera em 154,38 mil TEU a meta fixada no decorrer do ano, de 800 mil TEU.

O resultado representa um avanço de 61% em relação a 2009. Além disso é 37,6% maior que o recorde anterior registrado em 2008 (9,8 milhões de toneladas).

d) Portos do Espírito Santo

Nos primeiros onze meses deste ano, um quarto de toda a movimentação de mercadorias nos portos brasileiros passou pelos terminais do Espírito Santo, destaca a Companhia Docas do Espírito Santo (Codesa) com base em dados do Sistema Alice do Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC).

De janeiro a novembro, os portos capixabas movimentaram 25,5% da corrente de comércio (exportação/importação) do país, num total de 143,4 milhões de toneladas de produtos (saíram 128,8 milhões e entraram 14,5 milhões).

e) Porto do Rio Grande (RS)

Segundo as estatísticas do site do Porto do Rio Grande, a movimentação total de cargas, em 2010, foi 15,9% superior a de 2009, com os seguintes números:

2010: 27,7 milhões de toneladas

2009: 23,9 milhões de toneladas

f) Porto de São Francisco do Sul (Santa Catarina)

O Porto de São Francisco do Sul encerrou o ano de 2010 com a movimentação de 9.618.055 toneladas de mercadorias. Um aumento de 27% se comparado ao ano anterior, em que foram movimentadas 7.554.114 toneladas.

g) Porto de Suape (Pernambuco)

O Complexo Industrial Portuário de Suape, em 2010, registrou salto de 16,34% em relação ao ano anterior. O volume de carga em contêiner subiu 28,9% (em toneladas). Com o resultado, Suape chegou a superar Santos (o maior porto do País) em crescimento no volume de cargas. O líder nacional do setor cresceu 15,4%.

h) Portos de Salvador, Aratu e Ilhéus (Bahia)

Os portos públicos de Salvador, Aratu e Ilhéus, administrados pela Companhia Docas do Estado da Bahia (Codeba), movimentaram 9 milhões 274 mil toneladas de carga geral em 2010, o que representa 8,7% superior a 2009.

O Porto de Salvador apresentou o segundo melhor desempenho na movimentação de carga em toda sua história, totalizando 3,4 milhões de toneladas, com crescimento de 13% em relação ao ano de 2009.

Como se constata, pelos números apresentados, o sistema portuário brasileiro continua obtendo bons resultados, demonstrando que ainda não são obstáculos ao crescimento da economia brasileira e do comércio exterior.

É claro que o desempenho será melhor tão logo sejam concluídas as obras de dragagem e evoluam os projetos de expansão dos portos públicos, que já estão em mãos da SEP e da Antaq.

José Augusto Valente - Diretor Técnico da Agência T1