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quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

A evolução do sistema portuário brasileiro em 2010

As informações, a seguir apresentadas, foram extraídas de várias matérias publicas neste site e mostram com números a evolução do sistema portuário brasileiro.

a) Porto de Santos (São Paulo)

Após encerrar 2010 estabelecendo marcas recordes para todos os meses do ano, o Porto de Santos totalizou a expressiva movimentação de 96 milhões de toneladas de carga, o que significou um incremento de 15,4% sobre o total registrado em 2009 (83,1 milhões).

Esse volume está 9,5% acima do estimado pela Autoridade Portuária (87,6 milhões), que havia projetado, no início de 2010, índices conservadores de crescimento por conta do período pós-recessão na economia mundial.

Em 2011, o porto de Santos, o maior da América Latina, prevê superar a marca dos 100 milhões de toneladas de carga movimentada. Estimativa da administração indica que o porto deverá movimentar 101 milhões de toneladas, crescimento de 5,2% sobre este ano, (96 milhões de toneladas), volume alçado por força das commodities agrícolas.

A Codesp (Cia. Docas de São Paulo) afirma que Santos suporta até 120 milhões de toneladas, mas o porto ainda tem limites de acesso por mar e por terra.

b) Portos do Paraná (Paraná)

A receita cambial gerada pelas exportações realizadas entre janeiro e novembro de 2010, via Portos do Paraná, somou US$ 13,3 bilhões e representa recorde histórico para o período.

Os terminais portuários do Paraná registraram também altas na importação e na navegação de cabotagem, feita pela costa brasileira. Ao todo, foram comercializadas 35,5 milhões de toneladas de mercadorias entre janeiro e novembro de 2010. O valor já supera em 22% o total movimentado em 2009, quando foram comercializadas cerca de 31,2 milhões de toneladas de produtos.

c) Complexo portuário de Itajaí (Santa Catarina)

De janeiro a dezembro do ano passado, o complexo portuário do Itajaí, em Santa Catarina, movimentou 954,38 mil TEU (unidade internacional equivalente a um contêiner de 20 pés). Este volume supera em 154,38 mil TEU a meta fixada no decorrer do ano, de 800 mil TEU.

O resultado representa um avanço de 61% em relação a 2009. Além disso é 37,6% maior que o recorde anterior registrado em 2008 (9,8 milhões de toneladas).

d) Portos do Espírito Santo

Nos primeiros onze meses deste ano, um quarto de toda a movimentação de mercadorias nos portos brasileiros passou pelos terminais do Espírito Santo, destaca a Companhia Docas do Espírito Santo (Codesa) com base em dados do Sistema Alice do Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC).

De janeiro a novembro, os portos capixabas movimentaram 25,5% da corrente de comércio (exportação/importação) do país, num total de 143,4 milhões de toneladas de produtos (saíram 128,8 milhões e entraram 14,5 milhões).

e) Porto do Rio Grande (RS)

Segundo as estatísticas do site do Porto do Rio Grande, a movimentação total de cargas, em 2010, foi 15,9% superior a de 2009, com os seguintes números:

2010: 27,7 milhões de toneladas

2009: 23,9 milhões de toneladas

f) Porto de São Francisco do Sul (Santa Catarina)

O Porto de São Francisco do Sul encerrou o ano de 2010 com a movimentação de 9.618.055 toneladas de mercadorias. Um aumento de 27% se comparado ao ano anterior, em que foram movimentadas 7.554.114 toneladas.

g) Porto de Suape (Pernambuco)

O Complexo Industrial Portuário de Suape, em 2010, registrou salto de 16,34% em relação ao ano anterior. O volume de carga em contêiner subiu 28,9% (em toneladas). Com o resultado, Suape chegou a superar Santos (o maior porto do País) em crescimento no volume de cargas. O líder nacional do setor cresceu 15,4%.

h) Portos de Salvador, Aratu e Ilhéus (Bahia)

Os portos públicos de Salvador, Aratu e Ilhéus, administrados pela Companhia Docas do Estado da Bahia (Codeba), movimentaram 9 milhões 274 mil toneladas de carga geral em 2010, o que representa 8,7% superior a 2009.

O Porto de Salvador apresentou o segundo melhor desempenho na movimentação de carga em toda sua história, totalizando 3,4 milhões de toneladas, com crescimento de 13% em relação ao ano de 2009.

Como se constata, pelos números apresentados, o sistema portuário brasileiro continua obtendo bons resultados, demonstrando que ainda não são obstáculos ao crescimento da economia brasileira e do comércio exterior.

É claro que o desempenho será melhor tão logo sejam concluídas as obras de dragagem e evoluam os projetos de expansão dos portos públicos, que já estão em mãos da SEP e da Antaq.

José Augusto Valente - Diretor Técnico da Agência T1

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