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quinta-feira, 22 de julho de 2010

Recursos para o Portus

Foto: Divulgação
Companheiros e Companheiras,


Como é do conhecimento de todas e todos,a Federação Nacional dos Portuários, juntamente com sindicatos filiados que tem interesse no PORTUS, tem trabalhado incansavelmente para resolver a questão financeira do Fundo de Pensão. Ontem, recebemos mensagem do Ministro Pedro Brito, dando ciência de que o mesmo, tinha se reunido com o Presidente LULA, e o Presidente da República vai se reunir no dia de hoje (22/julho), para agilizar o repasse dos R$ 160.000.000,00, os quais já foram aprovados pelo Congresso Nacional, e, pelo Decreto n.º 7.155, de 9 de abril de 2010, com publicação no Diário Oficial da União, no dia 12 de abril de 2010. Entretanto, temos encontrado muita resistência por parte de algumas Patrocinadoras, no que diz respeito à colaboração para o saldamento do atual plano de benefício, pois como todos também sabem, há um déficit superior a um bilhão de reais, que não são no todo, de responsabilidade dos Assistidos e Participantes, visto que a Paridade teve inicio no ano de 2000, e, sim, das Patrocinadoras e, por tabela, do governo federal.

Diretoria FNP

Governo quer lançar edital para licitar obras dos portos do Rio e Santos

O porto da cidade do Rio de Janeiro deve receber R$ 314 milhões e o de Santos R$ 119 milhões

Brasília – O ministro da Secretaria Especial de Portos, Pedro Brito, afirmou há pouco que o governo pretende lançar, neste ano, o edital de licitação para as obras de ampliação dos portos do Rio de Janeiro e de Santos. Os portos passarão por reformas visando a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016.

A ideia, segundo Brito, é que as duas obras tenham início no primeiro semestre do ano que vem. O porto da cidade do Rio de Janeiro deve receber R$ 314 milhões e o de Santos R$ 119 milhões, dos R$ 740 milhões anunciados no começo da semana para os sete portos de cidades-sede da Copa do Mundo.

"Nos casos do Rio e de Santos, que são as obras maiores, queremos lançar as licitações ainda este ano para as obras começarem no primeiro semestres de 2011 e estarem concluídas até meados de 2013, quando vai haver a Copa das Confederações", afirmou o ministro, após reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Segundo o ministro, no porto do Rio de Janeiro, serão construídos três novas unidades de píer de atracação, que duplicarão a capacidade de recebimento de turistas.

Brito afirmou ainda que os investimentos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) no setor visam a ampliar o transporte fluvial no Brasil nos próximos 15 anos de 13% para 29%. O crescimento deve proporcionar, segundo o ministro, a redução no frete no país.

Por: Ivan Richard, AGÊNCIA BRASIL

Ministro da Secretaria de Portos pede para Serra ‘avaliar melhor’ o sistema

PAC portuário
G1

O ministro da Secretaria de Portos, Pedro Brito, apresentou ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva nesta quarta-feira um balanço das obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) portuário. Durante o evento, ele aproveitou para rebater as críticas do candidato do PSDB à Presidência da República, José Serra, sobre a utilidade de sua pasta. Para Brito, o tucano deveria “avaliar melhor” o sistema portuário antes de fazer eventuais avaliações negativas.

“Acho que cabe ao candidato avaliar melhor o sistema portuário brasileiro. É preciso que se entenda que, à medida que o país cresce, é necessário investir mais na área de portos”, argumentou Brito.

Em abril, ao defender a criação o Ministério da Segurança e uma pasta para Pessoas Portadoras de Deficiência, Serra afirmou que poderia extinguir a Secretaria de Portos e a Secretaria de Assuntos Estratégicos.

Reunião

Sobre o andamento das obras no setor portuário, Brito disse que estão em andamento 19 projetos de dragagem no país. Os empreendimentos devem ser concluídos até o final do primeiro semestre de 2011 e, segundo Brito, irão ampliar em 30% a capacidade de movimentação de carga nos portos. Há ainda 22 obras de ampliação de cais e modernização portuária que devem totalizar, junto com os projetos de dragagem, R$ 3,5 bilhões.

“Vai dar condição para que se reduza o frete no Brasil, porque vamos receber navios maiores e vai incentivar a cabotagem – transporte de carga por barcos – a reduzia dependência do modal rodoviário”, argumentou Brito.

Copa

Sobre os investimentos federais na melhoria e ampliação de portos para o Mundial de 2014, Brito relatou que o Rio de Janeiro será a cidade que irá receber a maior fatia de recursos. Dos R$ 740 milhões liberados, R$ 314 milhões serão investidos na construção de três novos pontos de atracação na capital fluminense. O porto de Santos irá receber R$ 119 milhões e Fortaleza, R$ 105 milhões. O restante dos recursos será aplicado nos demais projetos.

Matéria divulgada no site: A tribuna On Line

Projeto destaca papel histórico do Porto

A importância histórica do Porto de Santos poderá ser conhecida por alunos dos ensinos Fundamental e Médio a partir desta quinta-feira, com o lançamento do projeto O Porto de Santos e a História do Brasil. Desenvolvido pela operadora Santos Brasil, em parceria com a Neotropica Editora Multimídia, ele será apresentado às18h30, no Teatro Guarany, no Centro da Cidade.

Composto por um documentário de 26 minutos, um manual para professores (orientando-os sobre o uso do material em sala de aula) e um mapa com referências históricas, o programa foi desenvolvido durante 14 meses por historiadores, educadores e pesquisadores.

“A nossa proposta foi levantar informações novas. Queríamos muito mostrar os arquivos iconográficos e mesmo os documentais que não são divulgados normalmente no Brasil. O documentário ficou fartamente ilustrado”, disse a coordenadora da pesquisa histórica do projeto, Ana Luisa Howard.

Segundo ela, o levantamento das informações teve início em maiode2008, mas foi em janeiro de 2009 que começou a ser focado no roteiro do documentário. Entre as instituições que colaboraram com dados, estão a Fundação Arquivo e Memória de Santos, a Sociedade Humanitária, o Museu do Porto e a Pinacoteca Benedito Calixto.

“Imaginamos inicialmente que o Porto está muito relacionado ao Estado de São Paulo, mas a pesquisa concluiu que o porto é e foi importante desde o século XIX para o Brasil. Isso é fácil perceber quando a gente começa a estruturar as rotas que vão desde Rondônia e Roraima e chegam aqui, até o Porto. É de uma importância muito maior do que imaginávamos e, somente por meio da pesquisa, conseguimos concluir e provar isso”, destacou a pesquisadora.

Diante deste cenário e da certeza de que toda a Baixada Santista foi estruturada em função do Porto, a ideia do projeto foi levar aos estudantes a relevância do complexo. “Vamos disponibilizar para a área de Educação dos municípios um material para uso na sala de aula e que vai mostrar aos alunos a devida importância do Porto. Eles aprendem muita coisa da história, sem saber que essa história está noquintal deles”, disse o coordenador do projeto, Sérgio Pompéia.

O aspecto educativo do projeto foi o que atraiu o grupo portuário Santos Brasil, afirmou a gerente de Comunicação Corporativa da companhia, Raquel Ogando. “Recebemos a proposta, sobre o resgate da história do Porto, e vimos seu potencial, que está alinhado com nossos projetos culturais”, destacou.

O envio do documentário para as escolas públicas será feito em parceria com as secretarias de Educação de Santos, Guarujá, São Vicente, Cubatão e Bertioga. O projeto prevê ainda treinamento para os professores da região.

Os demais interessados poderão adquirir o DVD em livrarias e lojas especializadas da Baixada Santista e da Região Metropolitana de São Paulo ou pelo site do projeto– www.navegandopelahistoria.com.br.

por: Lyne Santos - De A tribuna On Line