expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

quarta-feira, 30 de março de 2011

SEP assinará acordo de cooperação técnica com a Autoridade Portuária da Antuérpia na Intermodal South America

Texto publicado em 29 de Março de 2011 - 16h05 A Secretaria de Portos (SEP) assina no próximo dia 05 de abril, às 16h30, na Intermodal South America 2011, no Transamérica Expor Center, em São Paulo-SP, um acordo de cooperação técnica entre a União, no ato representada pela Secretaria, e a Autoridade Portuária de Antuérpia e o Centro de Treinamento da Antuérpia/Flandres, a fim de promover a troca de dados sobre capacitação e informação portuária. Kris Peeters, ministro presidente da região de Flandres (Bélgica) está confirmado para o evento e assinará o acordo na presença do assessor internacional da SEP, José Newton, que representará o ministro Leônidas Cristino, que participará da feira no dia 06, quarta-feira.
Fonte: Assessoria da Intermodal

Terminal Portuário de Navegantes participa da 17ª Intermodal

O Terminal Portuário de Navegantes (Portonave S/A) vai participar mais uma vez da Intermodal South América, a maior e mais importante feira de logística, comércio exterior e transporte mundial da América Latina. O evento será realizado nos dias 5, 6 e 7 de abril em São Paulo.


A empresa montou um stand integrado com a o Terminal Frigorífico de Navegantes (Iceport) que atua como ponto de armazenamento, manuseio e escoamento de carne de aves, suínos e bovinos.

O terminal de Navegantes é um dos principais movimentadores de contêineres no Estado de Santa Catarina.

Certificação

Em 2010, a Portonave recebeu a certificação da ISO 14.001, que reconhece a preocupação com a gestão de impactos ambientais, e garantiu a manutenção do certificado de qualidade ISO 9001, conquistado em 2009.

Exportações

No primeiro bimestre de 2011 as exportações cresceram 21%, em relação ao mesmo período do ano passado. Desde 21 de outubro de 2007 até fevereiro de deste ano o terminal já movimentou 1.329.565 TEUs*.

* (TEU - unidade de medida de quantidade de contêineres equivalente a um contêiner de vinte pés ou 6 metros de comprimento)
Fonte: http://www.economiasc.com.br

Guardas Portuários são credenciados para o monitorar o trânsito no Porto

De A Tribuna On-line

Será realizado nesta quarta-feira, às 11 horas, na Prefeitura de Santos, o credenciamento de 20 Guardas Portuários, para a ficalização e monitoramento do trânsito nas vias internas do Porto. Estarão presentes o prefeito João Paulo Tavares Papa e o presidente da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), José Roberto Correia Serra.

Os guardas passaram por um treinamento de 80 horas/aula, resultado de um convênio entre a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) e a Codesp. Foram ministradas aulas sobre o Código de Trânsito Brasileiro, técnicas de operação do sistema viário e conhecimentos básicos de sinalização semafórica.

Ainda não há uma data prevista para que o restante do efetivo da Guarda faça o curso de capacitação.Segundo a Codesp, os guardas poderão trabalhar no monitoramento do trânsito assim que o credenciamento for efetivado.

Simulador portuário criado no Brasil começa a ser exportado

Caverna digital


A empresa Virtualy, da Incubadora de empresas da Coppe, acaba de inaugurar o primeiro Centro de Simulação de Guindastes Portuários e Offshore do país, com tecnologia 100% nacional. Equipado com dois simuladores com projeção em caverna digital e duas estações de mesa para operação a partir de monitores interligados, o Centro funcionará como ambiente de treinamento para operações em guindastes de bordo, portainer, ponte rolante e caminhões.

A tecnologia do Centro foi desenvolvida no Laboratório de Métodos Computacionais em Engenharia (Lamce) da Coppe e já está sendo utilizada para treinamentos em portos italianos. Por meio de um convênio entre a Coppe e a Universidade de Genova, na Itália, a Virtualy comercializou um simulador de portainer que opera no Porto de Cagliari, na Sardenha, e um simulador de caminhão de operações portuárias para treinamento, no Porto de Gênova.

Simulador portuário

Os simuladores funcionam a partir de uma réplica da cabine com todos os comandos ativos integrados a um sistema de visualização avançado. O cenário virtual em 3-D, que pode ser projetado em uma caverna digital ou em monitores interligados, simula sons e condições meteorológicas em tempo real.

Os cenários são reproduções do ambiente de portos brasileiros, entre eles o porto de Santos e do Rio de Janeiro, e o Portocel, no Espírito Santo. A técnica pode ser adaptada para a construção de simuladores que possam atender a demandas de outros setores, como construção civil, mineração e aviação.

Manipulação de cargas

O pesquisador da Coppe e sócio da Virtualy, Gerson Cunha, explica que os simuladores proporcionam situações que podem ser vivenciadas durante o exercício da função, como procedimentos padrões de manipulação da carga, abastecimento e descarga de navios, e condicionamento em situações de emergência e situações adversas de clima, entre outros. Segundo Gerson, o equipamento foi desenvolvido levando em conta até mesmo as propriedades mecânicas e elásticas do material a ser manipulado.

"Construímos uma forma de reproduzir o cenário real dos profissionais que atuam no ambiente portuário e offshore, o que é muito importante para a capacitação de pessoas. Agora temos condições de garantir segurança e agilidade nas operações, reduzir custos e aumentar a produção, já que os treinamentos não precisam mais ser feitos no próprio equipamento ou, em alguns casos, até mesmo fora do Brasil, como ocorre atualmente", explica o pesquisador da Coppe.

Treinamento

O diretor comercial da Sampling Planejamento, Ivan Pereira, destaca a importância do Centro no treinamento e na qualificação de profissionais para a operação de guindastes. Segundo Ivan, a Sampling capacita, por mês, entre 1.500 e 1.800 técnicos para operar, com segurança, equipamentos no ambiente offshore.

"Até o momento, todo o treinamento é oferecido no próprio local de operação, o que demanda mais tempo e é bastante oneroso. A partir de janeiro de 2011, nossos treinamentos passarão a ser realizados no Centro de Simulação da Virtualy", afirma o diretor comercial da Sampling, primeira empresa a contar com as inovações do Centro.

O Órgão do Gestor de Mão-de-Obra (OGMO) do Estado do Rio de Janeiro, responsável pela gestão de profissionais e técnicos do setor portuário que atuam nos portos de Sepetiba, Niterói, Forno e Rio de Janeiro, também pretende utilizar as técnicas do Centro para capacitação de profissionais.

Fonte: Planeta Coppe

José Alencar: O homem que não desistiu


Texto publicado em 30 de Março de 2011 - 05h56

São Paulo e Brasília - A luta de 13 anos contra o câncer terminou ontem para o ex-vice-presidente José Alencar. Aos 79 anos, ele morreu por falência múltipla de órgãos em São Paulo. Alencar será velado hoje no Palácio do Planalto e receberá honras de chefe de Estado, o que não ocorre desde o falecimento do ex-presidente Tancredo Neves, em 1985. O governos federal decretou luto oficial de sete dias. A presidente Dilma Rousseff, em visita a Portugal, antecipou o retorno ao Brasil. O corpo do ex-vice-presidente chegará à Base Aérea em Brasília às 9h15 e será saudado com honras militares. Estarão presentes o presidente em exercício, Michel Temer, além dos titulares do Senado, José Sarney (PMDB); da Câmara, Marco Maia (PT); e do Supremo Tribunal Federal, Cezar Peluso. Depois, ele seguirá em cortejo até o Palácio do Planalto em carro aberto do Corpo de Bombeiros e escoltado pelas Forças Armadas. A comitiva passa pelo Eixão Sul, que será fechado ao trânsito durante a passagem do cortejo, e pela Esplanada dos Ministérios.

A chegada no Palácio do Planalto está prevista para as 10h e a visitação pública deverá ter início às 10h30. Militares carregarão o caixão pela rampa do Planalto, enquanto as Forças Armadas fazem salva de tiros como homenagem. Dragões da Independência acompanharão a subida da rampa. Antes da abertura à visitação pública, ministros, ex-ministros do governo Lula e lideranças regionais receberão o corpo, juntamente com a família de Alencar.

A presidente Dilma, acompanhada do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, chega a Brasília no início da noite de hoje. A honra de chefe de Estado foi garantida graças aos 489 dias em que Alencar assumiu a Presidência da República no lugar de Lula. O salão do Palácio do Planalto foi organizado durante a noite de ontem por militares. A família, as autoridades e a imprensa terão local reservado. Os cidadãos que quiserem visitar também subirão a rampa do Planalto e passarão por detectores de metal.

As pessoas passarão pelocaixão, isolado por cordas, em fila única, a uma distância de cerca de um metro e não poderão parar. O cerimonial pretende encerrar a visitação por volta das 23h. O horário pode ser estendido se houver fila muito grande. Uma cerimônia religiosa está prevista, mas será fechada à família e às autoridades. Caberá aos parentes indicar o religioso que comandará o ato. Todas as informações são da assessoria de imprensa da Presidência da República.

O corpo de José Alencar segue para Belo Horizonte amanhã pela manhã. Na capital mineira, será velado no Palácio da Liberdade. A presidente Dilma Rousseff acompanhará o velório. O desejo de Alencar era ser cremado, mas a família não havia decidido, até o início da noite de ontem, entre a cremação e o sepultamento.

Oclusão

José Alencar morreu às 14h41 no Hospital Sírio-Libanês, ao lado de familiares, depois de dar entrada no dia anterior com um quadro de oclusão intestinal. Desde 1997, quando descobriu o primeiro foco do câncer, o ex-vice-presidente e ex-senador da República passou 117 dias internado. Foram 17 cirurgias.

Sempre esperançosos, os médicos mudaram o tom nas primeiras horas de ontem ao dizer que o quadro era irreversível. Fragilizado pela idade avançada e pelo excesso de intervenções, Alencar não resistiria a mais uma operação para tentar conter o sangramento no intestino. Como o tratamento contra o câncer não surtia mais efeitos, a medicação pesada já havia sido suspensa desde o ano passado e o tumor agressivo ganhou força e volume.

Na noite de segunda-feira, os médicos avisaram aos familiares que ele precisaria ser sedado para suportar as dores. O único rim do paciente (ele retirou o outro em uma cirurgia por causa do câncer) parou de funcionar por volta das 10h. Durante todo o tratamento, Alencar chamou a atenção do país ao tratar o assunto com bom humor, transparência e demonstrando força de vontade que surpreendia até a equipe médica. Ele costumava entrar no hospital dizendo que só iria morrer quando ´Deus quisesse`.

Disciplinado, Alencar era também curiosoe gostava de ser informado sobre a função de cada injeção ou pílula que tomava. Exigia que os médicos fossem 100% transparentes quanto às perspectivas de cada fase do tratamento e continuou demonstrando otimismo até quando foi desenganado.

José Alencar chegou a se submeter até a um tratamento experimental nos Estados Unidos, mas teve de suspendê-lo por não surtir o efeito desejado. Aos médicos, o político dizia que não temia morrer.

Fonte: Diário de Pernambuco

Foto:arymoura.wordpress.com