expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Categoria lamenta a morte de Elias José, portuário com mais de 50 anos de experiência sindical


A Federação Nacional dos Portuários (FNP) lamenta a morte do portuário e dirigente sindical, Elias José da Silva, diretor da Fenccovib – Federação Nacional dos Avulsos – e companheiro de luta. Aos 84 anos, ele foi encontrado morto nesta sexta-feira (18), em um hotel em Brasília, onde estava por causa de suas tarefas como diretor da Fenccovib. Elias enfrentava problemas de saúde, mas as causas da morte ainda não foram divulgadas.

O portuário tinha mais de 50 anos de atuação no movimento sindical. Nascido em Pernambuco, em 20 de agosto de 1928, mudou-se com a família para Santos ainda na infância. Na juventude começou a trabalhar como consertador no Porto de Santos. Em 1963 foi presidente do Sindicato dos Consertadores de Santos.

Posteriormente, passaria a morar no Rio de Janeiro para exercer a função de diretor da Federação Nacional dos Portuários (FNP). Em 1988 é criada a Federação Nacional dos Avulsos – Fenccovib  com sede em Brasília, Elias passa a integrar a diretoria da instituição e a dividir o tempo entre a capital e o Rio de Janeiro, onde residia com a família.

Ao falar do companheiro, o presidente da Fenccovib, Mário Teixeira, o recorda como um trabalhador responsável e intolerante com os próprios equívocos. Para ele além de amigo generoso e solidário, seu Elias – como era conhecido pelos portuários– tinha o dom da fala e da escrita, embora viesse de origem muito humilde e com pouco estudo.

O presidente da Federação Nacional dos Portuários, Eduardo Guterra, destacou o conhecimento e experiência de Elias no setor portuário, que são frutos de muitos anos dedicados à causa.

Elias José deixa saudades e um exemplo entre os trabalhadores, em e-mail encaminhado a Federação Nacional dos Portuários, Rui Johnson, presidente do Sindporto/AM, sindicato filiado à FNP, definiu companheiro assim: “ele era o verdadeiro símbolo da história portuária. Os trabalhadores portuários como um todo perderam um dos ícones de sua história”

Elias José que completaria 50 anos de casado no próximo domingo (27) deixa esposa, filho e netos. Elias foi velado em Santos,  no sábado (19), no Memorial Ecumênica, Bairro Marape e foi cremado no domingo (20).

Por Adriana de Araújo, assessora de comunicação da FNP


Foto: à esquerda- Elias José da Silva, Eduardo Guterra – FNP, Carlos João de Lima, Mário Teixeira (Fenccovib).