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terça-feira, 22 de março de 2011

Principal gargalo está na falta de acesso aos portos

Segundo o ex-ministro dos Portos, Pedro Brito, a falta de acesso aos portos brasileiros é o principal gargalo para se alavancar as exportações. Ele falou a empresários cearenses durante encontro da Câmara Brasil Angola, que avaliou a logística para países da África.

O ex-ministro da Secretaria Especial dos Portos, Pedro Brito, voltou a afirmar durante encontro da Câmara Brasil Angola que o maior problema portuário hoje no País é o acesso. Ele deu como exemplo o Porto do Mucuripe, que está com 90% da drenagem concluída e vai contar com o caldo de 14 metros a partir do final de abril.

“Mesmo com esse aumento da capacidade, as vias de acesso continuam do mesmo jeito, com algumas pioras, como é a obra numa das avenidas que levam ao Porto do Mucuripe, que está em obra há três meses, obrigando caminhões a passarem pela avenida Beira-mar”, criticou Pedro Brito.

Roberto Marinho, presidente da Câmara Brasil Angola no Ceará e vice-presidente da Câmara Brasil Portugal no Ceará, que realizou o evento, apresentou ainda um estudo de logística entre o Nordeste do Brasil e a África.

O estudo apresentou detalhes da estrutura dos portos do Nordeste e também da Costa Oeste da África, além dos dados que mostram como está a relação comercial desses países com o Brasil. De acordo com o trabalho, apesar do cenário apresentar problemas nas infraestruturas, tanto no Brasil como nos países africanos, há uma grande oportunidade do Brasil se fazer protagonista no atendimento às necessidades básicas da África.

“Observamos, por exemplo, uma possibilidade em determinados setores como móveis, já que o Ceará tem um polo moveleiro e a demanda nos países africanos é muito grande”, explica.
“Hoje os gargalos dos portos não estão dentro dos portos”, frisou Pedro Brito. Ele deu como exemplo o Porto de Santos, responsável pela maior movimentação do Brasil, cerca de três milhões de contêineres ao ano, que tem hoje os mesmos equipamentos e sistema operacional que o porto de Rotterdam, na Holanda, um dos maiores do mundo. “Mas como podemos pensar em uma circulação de 15 mil caminhões por dia, que vai aumentar até 2014 para 45 mil caminhões ao dia?”, questiona. Ele aponta como única solução viável a melhoria dos modais ferroviário e hidroviário.

O quê
ENTENDA A NOTÍCIA
A Ceará Trade Brasil foi contratada pela Associação Brasileira dos SEBRAE Estaduais (Abase) por meio do SEBRAE/CE para preparar o estudo sobre Logística do Nordeste Brasileiro para África. Roberto Marinho, que é presidente da Câmara Brasil Angola no Ceará apresentou o material durante almoço para empresários interessados na exportação para os países de língua portuguesa.

Fonte: O Povo Online(CE)/Henriette de Salvi

Porto de Paranaguá estuda implantar cobertura para navios

A Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) estuda a implantação de um projeto inédito de cobertura para navios. O objetivo é ter uma estrutura que permita o embarque de navios graneleiros mesmo com chuva, o que hoje não acontece e é a causa principal no atraso nos embarques de granéis.

O projeto foi apresentado recentemente ao ministro dos Portos, Leônidas Cristino, pelo superintendente dos portos de Paranaguá e Antonina, Airton Vidal Maron. "Nenhum porto brasileiro e poucos no mundo trabalham com uma tecnologia deste tipo. O ministro ficou bastante interessado e estamos estudando a possibilidade de implantar esta tecnologia em Paranaguá", afirmou o superintendente.

A cobertura é colocada em toda a extensão do navio, com hastes metálicas e cobertura de lona retrátil. Ela permitiria a operação de navios graneleiros com chuva e ventos, a um ângulo máximo de 45 graus. A Appa está analisando projetos de diferentes empresas que oferecem este tipo de tecnologia e ainda não há previsão de custos para a implantação do sistema.
A cobertura dos navios está sendo estudada para integrar o projeto de modernização do corredor de exportação do Porto de Paranaguá. Hoje, o corredor permite que três navios atraquem simultaneamente. Cada navio é abastecido por dois shiploaders, cada um com capacidade nominal de 1,5 mil toneladas por hora. Isso significa que o Corredor de Exportação do Porto de Paranaguá tem uma capacidade nominal de embarque, por hora, de nove mil toneladas. Em dias sem chuva, o Porto de Paranaguá consegue embarcar até 100 mil toneladas de granéis.

O projeto de modernização do Corredor de Exportação prevê a construção de píers em forma de T, paralelos ao cais existente, O que possibilitará a atracação de quatro navios simultaneamente. Cada um dos berços terá dois shiploaders, com capacidade nominal de 2 mil toneladas por hora cada um, permitindo que o porto amplie a capacidade nominal de embarque do corredor de exportação das atuais 9 mil toneladas/hora para 16 mil toneladas hora.

Além disso, o novo corredor permitirá que o Porto de Paranaguá receba navios de grande porte, chamados de "cape size" e que embarcam cerca de 110 mil toneladas de grãos. Os demais três berços serão feitos para receber navios "Post Panamax", que embarcam cerca de 75 mil toneladas de granéis. Hoje, o Porto recebe graneleiros que embarcam, no máximo, 70 mil toneladas de granéis.

O projeto de modernização do Corredor de Exportação está em fase final e integra o Plano de Modernização dos Portos de Paranaguá e Antonina. O plano prevê a modernização e ampliação dos portos paranaenses, com obras a serem executadas em quatro anos e investimentos de R$ 1 bilhão. A obra do Corredor está orçada em R$ 175 milhões para a infraestrutura de acostagem.

Fonte: O Estado do Paraná/AE Notícias

Dilma programa viagem à China

BRASÍLIA – Em três semanas, a presidente Dilma Rousseff fará a mais longa de suas viagens ao exterior. Nos dias 12, 13, 14 e 15 de abril, ela irá a Pequim, Sanya e Boal, na China. A visita será basicamente econômica, embora a agenda inclua reuniões com o presidente chinês, Hu Jintao, e o primeiro-ministro, Wen Jiabao.
A pedido de empresários e em favor do equilíbrio da balança comercial, a presidente busca um acordo sobre o acesso de produtos brasileiros ao mercado chinês. Dilma participará de um seminário econômico da cúpula do Bric – bloco formado pelo Brasil, pela Rússia, Índia e China e formalmente, a partir de abril, pela África do Sul – e do fórum dos países asiáticos. No fórum, Dilma foi convidada pelo presidente chinês para discursar depois dele.

Atualmente, a China é o principal parceiro comercial do Brasil. Segundo a Câmara de Comércio Brasil-China, as relações comerciais entre os dois países cresceram nos últimos anos 47,5% (ao ano), tendência que se repete nas relações dos chineses com vários países de economia emergente.

O ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, disse que há um superávit de mais de US$ 5 bilhões em favor do Brasil nas relações com a China. No retorno para o Brasil, a presidente poderá passar pela Grécia, mas essa viagem ainda não está definida, segundo assessores. Na Grécia, ela deve se encontrar com o presidente, Károlos Papúlias, e o primeiro-ministro, Georgius Papandreu.

Antes de ir à China, Dilma vai a Portugal nos próximos dias 29 e 30. A presidente acompanhará o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva que será homenageado, no dia 30, com o título de doutor honoris causa pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra – uma das mais antigas do mundo, criada no século XIII.
Em Lisboa, Dilma deverá se reunir também com o presidente de Portugal, Aníbal Cavaco Silva, e o primeiro-ministro, José Sócrates. Portugal vive um momento político distinto porque Cavaco e Sócrates são de correntes políticas opostas.
ARGENTINA

O governo da Argentina vai convidar empresas brasileiras para participar da extração e da industrialização do lítio, metal que é utilizado principalmente para a produção de baterias de aparelhos eletrônicos. Segundo antecipou à reportagem Rodolfo Tecchi, diretor da Agência de Promoção Científica e Tecnológica do governo, serão convidadas companhias brasileiras das áreas de mineração, energia, tecnologia e pesquisa científica. A Argentina não tem empresas capazes de fazer essa extração e, mais importante, a industrialização do lítio, diz Tecchi.

O lítio é a matéria-prima utilizada em baterias de aparelhos eletrônicos, como celulares e notebooks, e para a produção de automóveis elétricos, o que tem despertado a atenção da indústria automobilística. O metal substitui o níquel nas baterias, tornando os produtos mais leves e ampliando o tempo útil de funcionamento.

Fonte: Jornal do Commercio

Slogan e Camisetas escolhidas durante reunião em Brasília

Representantes das entidades que estiveram presentes em Brasília escolheram o slogan da Campanha, as camisetas dos integrantes da comissão do evento e dos trabalhadores de base. Como mostram as imagens acima.

Federação Nacional do Portuários se reuniu na sede em Brasília, com os sindicatos filiados de Norte a Sul do País. . O encontro já pré agendado teve como pauta: a Campanha Salarial Unificada 2011, Gestão Portuária, Data-Base e diversos outros assuntos relevantes para a categoria.
Na ocasião estiveram presentes, o presidente da FNP Eduardo Guterra, o secretário geral, José Renato Inácio de Rosa, presidente do SINDPORTO/AM Rui Johnson, presidente do SUPORT/E.S. Roberto Hernandes, presidente do SUPORT-BA, Ulisses Souza, presidente do SINPORN, Márcio Gomes, diretor e segundo secretário do STSPPERJ, José Djalma Filh, o vice presidente do SINDIPORTO/PA, Paulo Damasceno e Rui da FonsecaMendes, presidente do SINDPORG/R.S.

Comunicação FNP
Janara Rodrigues