expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Porto de Itajaí apresenta obras de recuperação para ANTAQ

Autoridades do Porto de Itajaí apresentaram para representantes da ANTAQ, no dia 10, as obras de recuperação das instalações portuárias. Os trabalhos no local foram necessários depois que as enchentes de 2008 prejudicaram o porto.

O diretor-geral da ANTAQ, Fernando Fialho, o superintendente de Portos, Giovanni Paiva, e os gerentes de Portos Públicos e Terminais de Uso Privativo, Jair Galvão e Rivaldo Dantas, respectivamente, verificaram a conclusão das obras no píer 2 do Porto de Itajaí. Hoje (13), o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, inaugurará oficialmente o píer.

De acordo com o superintendente do Porto de Itajaí, Antônio Ayres, o píer 3 será concluído até o final do ano. Além disso, segundo Ayres, foram feitas obras de dragagem, que fizeram com que o canal e a bacia de evolução do porto ficassem com 11 metros de profundidade. Logo depois da enchente, a profundidade era de sete metros.

O Porto de Itajaí é um dos mais importantes do país. Cerca de 90% dos produtos movimentados são carga geral conteinerizada, com predominância para produtos frigorificados. Conforme Ayres, a expectativa do porto é movimentar 950 mil TEUs em 2010. Em 2011, esse número deve chegar a um milhão de TEUs. No ano anterior, o porto movimentou 593.359 TEUs, 14% menos do que em 2008. Essa redução aconteceu por causa das chuvas.

O superintendente informou, ainda, que ocorrem no porto 100 atracações por mês. “Há uma predominância de navios entre 200 e 250 metros”, disse.

Portonave

A comitiva da ANTAQ visitou também o Terminal de Uso Privativo (TUP) da Portonave em Navegantes (SC). Os representantes do terminal comunicaram que a Portonave contratará trabalhadores para as atividades portuárias prioritariamente junto ao Órgão Gestor de Mão-de-obra (OGMO), com preferência para os trabalhadores registrados sobre os cadastrados. Para a primeira contratação, foram ofertadas 50 vagas.

A ANTAQ ressaltou a importância da contratação. Em 2008, a Agência publicou um acórdão no Diário Oficial da União recomendando que a Portonave desse prioridade para trabalhadores do OGMO.

O Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região homologou o acordo em julho de 2010 entre a Portonave, a Intersindical dos Sindicatos dos Trabalhadores Avulsos da Orla Portuária de Itajaí, Navegantes, Florianópolis e Região do Estado de Santa Catarina, a Federação Nacional dos Conferentes e Consertadores de Carga e Descarga, Vigias Portuários, Trabalhadores de Bloco, Arrumadores e Amarradores de Navios nas Atividades Portuárias (FENCCOVIB) e Federação Nacional dos Estivadores (FNE).

Os trabalhadores, que começam a desempenhar suas atividades hoje (13) no terminal, terão vínculo empregatício com a Portonave por prazo indeterminado. Os funcionários terão salário (R$ 1700), adicional de periculosidade (30%), jornada de trabalho de 44 horas semanais, com escala de revezamento. Além disso, terão seguro de vida, plano de saúde, plano odontológico, entre outros benefícios.

Francisco Norberto de Souza, 49 anos, foi um dos trabalhadores beneficiados com o acordo. Natural de Joinville (SC), Francisco começou a trabalhar como estivador no Porto de Itajaí há 30 anos. O trabalhador portuário, que possui o segundo grau completo, acompanhou a Portonave ser construída e sempre quis trabalhar no terminal. “Era um sonho fazer parte disso aqui e agora consegui graças ao acordo firmado. Vou trabalhar para crescer na empresa e buscar novos horizontes”, afirmou Francisco.

Fernando Fialho elogiou o acordo entre a Portonave e os trabalhadores e afirmou, ainda, que os TUPs são uma ferramenta fundamental para o desenvolvimento do país. “Na ANTAQ, a diretoria sempre trabalha para que o Brasil atraia mais investimentos. Além disso, desempenhamos nossa função para que o setor tenha uma concorrência saudável e para que a sociedade tenha serviços de qualidade. Esse é o papel do regulador”, afirmou.

Poly Terminais

A delegação da ANTAQ visitou, ainda, as instalações do Poly Terminais. A Agência autorizou o TUP no primeiro semestre. O terminal deve começar suas atividades no mês que vem e movimentará predominantemente carga conteinerizada.

Assessoria de Comunicação Social/ANTAQ

Metade Presidente, metade cabo eleitoral

ITAJAÍ -

Uma agenda institucional, com inaugurações de parte das obras de duplicação da BR-101 Sul e de reconstrução Porto de Itajaí por conta das cheias de novembro de 2008, espera o presidente Lula na manhã e na tarde de hoje em Santa Catarina. Outra agenda, com Lula como cabo eleitoral, começa à noite em Joinville.

O dia do presidente em Santa Catarina começa às 10h30min, quando está previsto o desembarque no Sul do Estado. A partir das 11h, Lula inaugura o viaduto que liga a BR-101 ao acesso a Criciúma e assina a ordem de serviço para o início das obras do lote 29 – o mais atrasado na duplicação do trecho Sul da rodovia.

Das margens da rodovia em Criciúma, a comitiva do presidente vai para o Porto de Itajaí. Lula e o ministro Pedro Brito, da Secretaria Especial de Portos, devem cortar, às 15h, a faixa que declara pronto o Berço 1 de atracação do porto itajaiense, danificado com as cheias de novembro de 2008. A obra, que deveria ter sido concluída em seis meses, acabou levando um ano e meio para ficar pronta.

Com a entrega, o Porto de Itajaí passa a operar com três berços de atracação e aguarda o término das obras do outro berço atingido em 2008. No outro lado do rio, em Navegantes, outros três berços da Portonave completam a movimentação do Complexo Portuário do Itajaí.

As obras de recuperação de parte do Berço 2 do porto itajaiense, com reforço e alinhamento da estrutura existente, ainda estão em andamento e devem ser concluídas em outubro. O investimento emergencial total do governo federal foi de R$ 350 milhões para as obras de dragagem e reconstrução de dois berços de atracação.

Lula voará em helicóptero pago pela campanha de Dilma

Por volta das 17h30min, Lula deixa o Litoral e parte para Joinville na condição de cabo eleitoral da presidenciável Dilma Rousseff (PT) e da candidata ao governo estadual Ideli Salvatti (PT). Acompanhado pelas candidatas, o presidente participa de um comício na praça Dario Salles, ao lado do principal terminal de ônibus da cidade, a partir das 19h. A expectativa da campanha petista é reunir 10 mil pessoas no evento, que deve durar cerca de duas horas.

Para separar as atividades institucionais das de campanha eleitoral, o helicóptero que levará o presidente a Joinville será custeado pela campanha de Dilma. Enquanto isso, o avião presidencial deve permanecer no aeroporto de Navegantes, à espera de Lula. Pela agenda, o presidente volta a Brasília às 22h.

Apenas a equipe de segurança do presidente participa da agenda de campanha. Os demais assessores voltam para Brasília após o evento de Itajaí. A visita institucional do presidente a Santa Catarina deve durar sete horas.

Com Informações: Jornal de Santa Catarina