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quinta-feira, 15 de julho de 2010

Assembléias para o X CONPORT começam hoje (15)


Hoje (15), começam as assembléias que escolherão os delegados para o X Congresso Nacional dos Trabalhadores Portuários, em Brasília, que acontecerá de 19 a 22 de agosto, na Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura – CONTAG - Núcleo Badeirante/DF. Os avisos com as datas foram fixados nos murais dos locais de trabalho nos portos de Salvador e Aratu.


O início dos encontros foi na Internacional, hoje, 15 de julho, às 8h, no pátio de entrada da empresa. Mais tarde, às 12h30, foi a vez dos trabalhadores e trabalhadoras da CODEBA se reunirem, no auditório da Cia. De Docas da Bahia.
Atenção para os locais e horários diferentes, de acordo com a empresa que cada associado trabalha.

Os encontros continuam amanhã, como segue:
Aposentados: 16 de julho, às 9h, na Sede do SUPORT-BA;
Avulsos: 19 de julho, às 9h, na Sede do SUPORT-BA;
TECON: 19 de julho, às 6h30 e às 14h30, na portaria principal da empresa.

Com informações: Suport Bahia- http://www.suport-ba.org.br

Porto do Recife passa a usar armazém inflável

Com seus dois armazéns com condições operacionais (os de número 5 e 6) abarrotados de produtos, o Porto do Recife precisou improvisar.

Para receber hoje de manhã o navio chinês Geirange, carregado com 10,5 mil toneladas de fertilizantes, o ancoradouro alugou uma estrutura de armazenamento inflável. Feita de lona, com 12 metros de altura e 100 de comprimento, a peça foi instalada em uma área externa, mais especificamente no pátio 2, e inflada por grandes ventiladores. Sua função é proteger a carga de chuvas. Foi a primeira vez que uma estrutura desse tipo foi instalada no Porto do Recife.

“Alugar esse armazém inflável foi a maneira que encontramos de garantir que a carga fosse desembaraçada pelo Porto e que a empresa importadora da mercadoria não tivesse problemas. Esse armazém pode estocar a mercadoria por até quatro meses”, explicou o presidente do Porto do Recife, Sileno Guedes.

Os dois espaços operacionais do ancoradouro da capital estão cheios. Juntos, estão guardando 28 toneladas de fertilizantes. O improviso poderia ser dispensado caso outros armazéns tivessem condições de funcionar, como o 3 e o 4, por exemplo.

O primeiro está passando por uma reforma que visa retirar dele material de escritório. “Até então ele vinha funcionando como parte do centro administrativo. Mas estamos próximos de lançar uma concorrência pública para contratar uma empresa que construa um local específico para esse fim e fazer a transferência desses materiais”, afirma Guedes. Já o armazém 4 encontra-se atualmente arrendado para a empresa Agemar Transportes.

O curioso é que fertilizantes não são uma carga nova para o Porto. “É um momento diferenciado em termos de demanda por esse produto pelas empresas pernambucanas. Um momento sazonal. É uma carga consolidada nas operações do Porto do Recife, mas está com um volume bem maior que o normal. E que nós não poderíamos deixar de atender”, comenta o presidente do ancoradouro.

O navio Geirange trará o produto para a indústria Yara. Os fertilizantes não podem ficar expostos a nenhum tipo de umidade, sob o risco de estragarem em poucos dias. O armazém inflável, além de montado rapidamente e de dispensar elaboração de um projeto para sua instalação (haja vista se tratar de uma medida emergencial), suporta ventos com velocidade de até 120 quilômetros por hora e tem um sistema próprio de ventilação, acionado a cada 15 minutos para impedir a proliferação de fungos e bactérias.

CONTÊINERES

O presidente do Porto do Recife, Sileno Guedes, informou que com a reforma nos dois pátios de contêineres do ancoradouro (que juntos possuem 70 mil metros quadrados de extensão) já há a previsão de voltar a receber esse tipo de carga.

“Queremos receber mercadorias importadas pelos comerciantes do Centro do Recife, prática que era comum em anos anteriores. Essa era uma clientela tradicional. A opção pelo Porto do Recife é bem mais cômoda, em virtude da proximidade”, acrescentou.

Segundo Guedes, a Receita Federal do Brasil já autorizou o funcionamento do pátio de número 5.

Fonte: Jornal do Commercio

Por Porto Gente

SEP abre licitação de derrocagem

DA REDAÇÃO

A Secretaria de Portos (SEP) abriu uma nova licitação para a contratação das obras de derrocamento do Porto de Santos, conforme edital publicado no Diário Oficial da União (DOU) de ontem. Segundo o texto, podem participar da concorrência empresas brasileiras, estrangeiras ou consórcios de firmas, que atendam as condições do edital. O recebimento da documentação e das propostas está marcado para esta sexta-feira, às 11 horas, na sede da Secretaria, em Brasília. O endereço é Setor Comercial Norte (SCN), Quadra 04, Bloco B, Centro Empresarial VARIG, Pétala C, 1º Andar, Sala 103. A licitação é do tipo menor preço. O valor estimado para a retirada de rochas do leito do canal de navegação do Porto é de R$ 29.129.345,26, não sendo admitidas propostas com valor total superior a este.

A Tribuna - 14/7/2010 - Porto e Mar - Página C6

Açúcar provoca fila de navios nos portos de Santos e Paranaguá

A forte demanda por açúcar no mercado internacional segue impulsionando as exportações brasileiras do produto e provocando filas de navios nos portos de Santos e Paranaguá (PR). A Codesp, administradora do cais santista, comunicou que 35 embarcações esperam umajanela (vaga) de atracação para movimentar a carga, de um total de 51 fundeadas na Barra de Santos. Sete já recebiam a commodity, ontem, nos terminais da região.

No complexo paranaense, o segundo maior do País no embarque da mercadoria, 13 navios aguardavam para carregar. Nesta quarta-feira, as chuvas paralisaram totalmente as operações nos dois portos.

A fila é encarada com normalidade pelo mercado, dada a alta da safra e a infraestrutura atual de carregamento dos terminais marítimos. Santos possui sete berços exclusivos para operação com açúcar. Sem chuva, o embarque demora um dia nos cargueiros com 40 mil toneladas de capacidade e um dia e meio naqueles que embarcam até 60 mil toneladas.

Leia a matéria completa na edição impressa desta quinta-feira de A Tribuna