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sexta-feira, 20 de maio de 2011

Discurso Graf SINTAC camara vereadores

O Presidente do SINTAC de Santa Catarina, o companheiro Luiz Eduardo Graf debateu na Câmara dos vereadores de Itajaí, a redução dos Postos de Trabalho da Guarda Portuária” Sessão Extraordinária realizado no dia 19 de maio de 2011.

Acordo é fechado e greve no TVV é suspensa

A greve dos cerca de 400 trabalhadores que atuam no Terminal Portuário do TVV, em Vila Velha, que estava prevista para este sábado, dia 21 de maio, foi suspensa. O acordo foi fechado após entendimento entre o sindicato que representa a categoria, o Sindicato Unificado da Orla Portuária (Suport-ES), e a direção da empresa.

O novo acordo já está valendo e será retroativo a 1º de março. O Suport-ES considera que o acordo representa um grande avanço para a categoria, principalmente em relação à incorporação da cláusula do adicional de risco, que vai servir de base para os demais cálculos previstos como hora-extra, adicional noturno.

As Principais Conquistas:


Reajuste salarial
Reajuste salarial 6,36% sobre o salário-base de fevereiro, retroativo a 1º de março, que será pago em junho e incide sobre as demais cláusulas econômicas.


Ganho real
Ganho real de 1,65%, a partir de 1º de setembro, com base no salário vigente de 31 de agosto de 2011.


Piso salarial
Piso salarial da empresa passa de R$ 788,89 para R$ 1.150,00 para todos os trabalhadores do TVV, o que equivale a um ganho real de 10%.
A categoria de auxiliar de serviços gerais obteve reajuste de 6,36%, mais o ganho real de 10%, com integração do adicional de risco, o que elevou o valor para R$ 1.150,00.


Cartão-alimentação

Cartão-alimentação de R$ 250,00, um reajuste de 14%.

Em dezembro, o tíquete terá um valor de R$ 600,00, relativo ao 13º.


Empréstimo de férias
Empréstimo de férias foi corrigido. Quem recebe até R$ 3.700,00 pode retirar 40% deste valor. Para quem recebe mais, pode retirar 20%.


Adicional de risco
Adicional de risco de 15% e 25% será integrado ao salário, a partir de 1º junho, das funções que já recebem adicional. O percentual vai servir de base para os demais cálculos de adicionais, como hora-extra e adicional noturno. Auxílio uniforme e material escolar
Passa de R$ 220,00 para R$ 253,99, um ganho de 15,45%.


Plano de saúde
Salário-base Limite para desconto da mensalidade (% sobre o salário-base)
Até 1.595,00 1%
De 1.595,00 até R$ 3.324,00 2%
Acima de R$ 3.324,00 5%
Reembolso para lentes corretivas e armação de óculos
De R$ 180,00 para R$ 200,00


Auxílio funeral
Passa a fazer parte da apólice de seguro de vida.
Reembolso do auxílio-creche
O empregado que tem filho até o 36º mês de vida terá 100% do reembolso, no valor de até

R$ 744,52.


O empregado que tem filho do 37º ao 72º mês de vida que utilizar o benefício terá reembolso reajustado de R$ 180,00 para R$ 250,00, um reajuste de 39%.


Despesas educacionais
Reembolso de 70%, sendo o valor máximo de R$ 450,00, independente do salário.
O benefício abrange até 12% do quadro de empregados da empresa.

Contatos:
Cristiane Brandão - assessoria de Comunicação do Suport-ES: (27) 9923-0520
Roberto Hernandes - presidente do Suport-ES: (27) 8135-7032

Câmaras setoriais discutem infraestrutura para a agropecuária

Brasília - Representantes das 33 câmaras setoriais e temáticas do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento se reuniram, para o Seminário de Infraestrutura e Logística do Agronegócio. O objetivo do encontro é debater a infraestrutura e a logística necessárias para o desenvolvimento das cadeias produtivas do agronegócio brasileiro e levantar os problemas e dificuldades encontradas. A reunião também pretende criar uma agenda estratégica com prioridades anuais de investimentos.

"Precisamos identificar as prioridades de cada uma dessas cadeias, consolidar e apresentar as necessidades e particularidades de cada um dos setores", destaca o coordenador-geral de Apoio às Câmaras Setoriais e Temáticas, Aguinaldo Lima. O encontro busca, ainda, identificar maneiras de melhorar o sistema de transporte das cadeias que mais dependem de um rápido escoamento da produção, como as carnes, grãos, produtos florestais e o setor sucroalcooleiro. "As rodovias, ferrovias e portos são o principal gargalo do agronegócio", analisou Aguinaldo Lima.

O setor portuário é o modal mais importante para o agronegócio brasileiro. Hoje, cerca de 95% de todos os produtos agropecuários exportados pelo País passam pelos portos. "A fruticultura da Região Nordeste, o café produzido no sudeste e o fumo do sul são exemplos de cadeias produtivas que dependem do uso de contêineres para armazenagem em portos brasileiros até a exportação", explica o consultor para Logística e Infraestrutura da Confederação Nacional de Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Luiz Fayet, que também é membro da Câmara Setorial de Infraestrutura e Logística do Ministério da Agricultura.

O consultor afirma que é necessário aprimorar os portos para igualar o Brasil aos padrões internacionais portuários. A deficiência no sistema de contêineres nos portos, o excesso de tributação e as taxações inadequadas são citadas pelo especialista como pontos que merecem atenção.

Ao término do seminário o grupo pretende elaborar um documento com as principais demandas e sugestões de cada um dos setores produtivos com representação nas câmaras setoriais e temáticas do Ministério da Agricultura. Na próxima reunião de Infraestrutura e Logística, o documento será apresentado e avaliado pelos membros da câmara.

Fonte: DCI

CAP pedirá à Câmara apoio para expansão de atividades logísticas




O Conselho de Autoridade Portuária (CAP) de Santos irá enviar à Câmara dos Vereadores de Santos um pedido oficial de apoio à expansão das atividades logísticas na região. Os conselheiros defendem o aumento da retroárea na Área Continental da Cidade.

Para o conselho, o ideal é que a região depois da Rodovia Cônego Domênico Rangoni e atrás da região de Barnabé-Bagres seja inteiramente reservada para atividades logísticas e retroportuárias.

O presidente do CAP, Sérgio Aquino, explicou que o motivo do pedido é evitar que aconteçam na Área Continental problemas semelhantes aos que acontecem na área insular. “A Codesp destacou a importância estratégica da Área Continental para a expansão portuária e retroportuária e a necessidade que temos de evitar conflitos entre a atividade portuária, regiões urbanas e moradias”.

Leia a matéria completa na edição desta sexta-feira, em A Tribuna
Reportagem: Fernanda Balbino
Foto: Carlos Nogueira

Produção baiana é transportada sem escalas do Porto de Salvador para a Ásia