expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Suport-ES completa 20 anos no Dia dos Portuários

 O Sindicato Unificado da Orla Portuária do Espírito Santo (Suport-ES), único sindicato que representa mais de uma categoria de portuários no Estado, está completando 20 anos de unificação no dia 28 de janeiro, mesmo dia em que é comemorado o Dia do Trabalhador Portuário.

Para celebrar a data, dois dias de palestras e debates com a categoria, parlamentares e sociedade civil estão marcados para a discussão de alguns assuntos da área em destaque atualmente.

O presidente da Federação Nacional dos Portuários, Eduardo Guterra, o secretário-geral, Sérgio Giannetto e o diretor de administração e finanças, José Renato de Rosa, estarão presentes no evento. Na oportunidade, Guterra participará da mesa de debate que vai discutir a Medida Provisória 595/12 que cria um novo regulamento para os portos.

A expectativa do presidente do Suport-ES, Ernani Pereira Pinto, é que a comemoração da data faça com que os trabalhadores e outras entidades sindicais reflitam sobre a importância de consolidar as categorias em uma entidade única. “Precisamos estar cada vez mais unidos e somente a unificação poderá tornar os trabalhadores mais fortes para garantir o mercado de trabalho”, destacou Ernani.

Um dos assuntos em debate no evento é o mercado de trabalho portuário com as mudanças previstas na Medida Provisória 595/12, que prevê diversas alterações para o trabalhador. “Tememos o esvaziamento da movimentação nos portos públicos. Mas estamos nos mobilizando para, mais uma vez, lutar no Congresso Nacional em defesa do direito ao trabalho, garantias sociais e pela valorização e investimento nos portos públicos. Encaminhamos diversas emendas ao Congresso e queremos que o trabalhador tenha espaço neste debate”.

O evento vai acontecer no auditório do sindicato, que fica na rua Duque de Caxias, nº 121, edifício Juel, sala 404, Centro, Vitória-ES.

Representação
O Suport-ES representa atualmente cerca de mil trabalhadores, entre aposentados, avulsos e vinculados que atuam na Codesa, em Portocel, no Terminal de Vila Velha (TVV), Peiú e Sotecplast. Uma unificação com todos os trabalhadores do porto poderia passar de cinco mil trabalhadores.

História
A unificação aconteceu em 1993, quando os sindicatos do Bloco, dos Guindasteiros e dos Portuários se reuniram em assembleia e votaram a favor da unificação. O incentivo foi a criação da Lei dos Portos (nº 8630/93), que normatizou procedimentos e operações da área.

Na época, a união entre os outros sete sindicatos da orla portuária só não aconteceu por questões ligadas à divisão patrimonial dos sindicatos. Mas isso não fez com que o Suport-ES desistisse de seguir em frente e representar as categorias.

A iniciativa do sindicato serviu de exemplo para que outros portuários do Brasil também se consolidassem em uma entidade única. Dois anos depois, foi unificado o Suport-BA e os portuários conferentes de Santos também se unificaram em 1998.

Programação dos 20 anos do Suport-ES

28 de janeiro (segunda-feira)
- 8 horas - Café da manhã
- 9 horas - Abertura: 20 anos do Suport-ES e suas lutas
- 10h30 - A mulher portuária
Mesa: Iriny Lopes, deputada federal e ex-ministra da Secretaria de Políticas para Mulheres; Luzia Toledo, deputada estadual, Maria Margaret Belmiro Lima, secretária estadual da CUT sobre a Mulher Trabalhadora, e Martha Cavalcanti, diretora de Comunicação do Suport-ES e da CUT-ES
- 12 horas – Intervalo para almoço
- 14 horas – Palestra: Lei 8.630/93 x Medida Provisória 595/12 – Novo marco regulatório dos portos
Mesa: Eduardo Guterra, presidente da Federação Nacional dos Portuários (FNP), e André Moreira, advogado trabalhista e assessor jurídico do Suport-ES
- 15h30 – A Codesa e os desafios do porto público
Mesa: Clovis Lascosque, diretor-presidente da Codesa e Fábio Falce, diretor da Secretaria de Administração e Finanças do Suport-ES
- 17h30 – Ato público em defesa dos portos públicos

29 de janeiro (terça-feira)
- 9 horas – Palestra: Desafios da classe trabalhadora
Mesa: José Carlos Nunes, presidente da CUT-ES
- 10h15 – O trabalhador e o parlamento
Mesa: José Nilton Oliveira Santos, vereador de Vila Velha e secretário-geral da CUT-ES
- 12 horas – Intervalo para almoço
- 14h30 – Unificação sindical
Mesa: Ernani Pereira Pinto, presidente do Suport-ES, e Jairo Silva, diretor do Suport-ES
- 16 horas – Encerramento


Fonte: Suport-ES, com edição da FNP