expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Federação Nacional dos Portuários e sindicatos filiados se reúnem para debater impacto das concessões no setor

A Federação Nacional dos Portuários (FNP) realiza reunião com representantes da categoria de vários estados, em Brasília, nos dias 21 e 22 de agosto (terça e quarta-feira). O encontro é para debater sobre como os portuários vão se mobilizar diante das medidas do governo federal para os portos públicos.

Divulga-se para o final deste mês o lançamento do pacote para os portos que pode resultar em concessão de portos públicos a iniciativa privada.

A Federação, enquanto entidade representante dos trabalhadores portuários, tentou diversas vezes audiências com o governo, a fim de obter esclarecimentos sobre os reflexos de tal política para a gestão dos portos e trabalhadores portuários, no entanto, a categoria não foi ouvida pelo governo.

Além das políticas governamentais para o setor portuário, será pauta do encontro a data-base 2012/2013 e 2011/2012, esta última se encerrou no último dia 1º de junho, sem que as negociações fossem concluídas, provocando perdas salariais para os trabalhadores.

O Portus, previdência complementar dos portuários, também fará parte do debate. O Portus tem dificuldades para pagar os benefícios dos participantes devido à inadimplência das empresas patrocinadoras [companhias Docas]. No total, o fundo é credor de dívida de aproximadamente R$ 4 bilhões, sendo R$ 1,2 bilhão devido pela União, referente à retirada de patrocínio da extinta Portobrás.

No último dia 13, a Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc) prorrogou por mais 105 dias a intervenção no Portus, a contar a partir do próximo dia 18, as prorrogações anteriores foram de 180 dias.

A reunião será na sede da Federação Nacional dos Portuários (FNP) a partir de 9h30min no endereço SDS-Venâncio IV salas 210/212.

Assessoria de Comunicação da FNP