expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

terça-feira, 26 de junho de 2012

Após greve, acordo é fechado com o TVV

Os mais de 400 portuários que atuam no Terminal de Vila Velha (TVV), administrado pela Log-In Vale, aprovaram o fechamento do acordo coletivo de trabalho da categoria, após movimento de greve na manhã desta terça-feira, dia 26.

Às 8h30, em assembleia em frente à portaria da empresa com a diretoria do Sindicato Unificado da Orla Portuária (Suport-ES), que representa os trabalhadores do terminal, os portuários aprovaram a proposta conquistada após várias rodadas de negociações: reajuste salarial de 5.5%, auxílio-creche 5.5%, auxílio-material escolar 5.5%, tíquete-alimentação de R$ 300, tíquete-alimentação de R$ 700 em dezembro e renovação das demais cláusulas do acordo anterior.

Na noite desta segunda-feira, dia 25, os portuários confirmaram em assembleia a estratégia do movimento de greve por 48 horas, que já havia sido definido em assembleias anteriores, caso não fosse aprovada a proposta.

Última paralisação
A primeira paralisação para fechamento do acordo aconteceu no dia 4 de junho e durou 24 horas. A posição da empresa de obrigar os trabalhadores a embarcar em lanchas para atravessar de forma irregular de Vitória para o TVV é inaceitável por parte do sindicato e da categoria portuária.

Trabalhadores ficaram desesperados e estavam apreensivos com o fato de embarcar sem segurança e atravessar a baía de Vitória.

Assim que tomou conhecimento, houve uma ação imediata da Polícia Federal, que agiu a fim de cumprir as normas internacionais de segurança (ISPC Code) e proteger os trabalhadores e trabalhadoras de possíveis incidentes.

O Suport-ES flagrou a irregularidade, com fotos e filmagens. O departamento jurídico do sindicato já foi acionado e vai tomar as medidas cabíveis pelo desrespeito ao direito de greve e também à falta de liberdade imposta aos trabalhadores pela empresa, coagindo os companheiros a terem que ir para o trabalho de qualquer forma.

Fonte: Assessoria de Comunicação Suport- ES