expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

quinta-feira, 22 de abril de 2010

Gigante inédito- Complexo portuário

Nunca um navio de 281 metros havia atracado em Itajaí. Para receber mais visitas deste porte, é necessária a dragagem

ITAJAÍ - Um gigante de 281 metros e mais de 6 mil toneladas, de origem alemã, chegou ontem ao Complexo Portuário do Rio Itajaí-Açu. O Santa Rafaela, do armador CSAV, é o maior navio em comprimento já atracado no Porto de Itajaí. Ele chegou ao largo da barra do rio às 9h e atracou no terminal do Teconvi duas horas depois.

Vindo do Porto de Rio Grande (RS), o Santa Rafaela tem a saída prevista para hoje, às 10h, com destino ao Porto de Paranaguá. O navio ainda percorrerá outros portos brasileiros até partir rumo à Ásia.

Alexandre Gonçalves da Rocha, da Itajaí Práticos, um dos responsáveis pelas manobras da embarcação no canal de acesso ao complexo portuário, explica que navios de maior porte requerem cuidados diferentes:

– O cuidado é maior nas curvas e no giro na bacia de manobras. Além disso, controlamos a velocidade do navio com os rebocadores, pois quanto maior a velocidade, mais difíceis ficam as manobras.

Conforme Rocha, será cada vez mais frequente a vinda de navios maiores para os portos de Itajaí e Navegantes (Portonave). Mas para isso, as obras de dragagem de aprofundamento do calado do canal de acesso e da bacia de evolução do complexo de 11 para 14 metros precisam ser concluídas.

– Em breve, os principais portos brasileiros operarão com navios de maior capacidade de contêineres, e isso requer uma profundidade maior do canal. Navios de 300 metros de comprimento e 40 metros de largura, por exemplo, operam com calado de 13 metros e, por isso, hoje não entram no Complexo Portuário do Rio Itajaí-Açu – completa Rocha.

Obras de dragagem devem iniciar em setembro, com conclusão em 2011

O edital de licitação para a seleção e contratação da empresa que vai fazer a dragagem de aprofundamento foi publicado no Diário Oficial da União dia 18 de março. O diretor-comercial do Porto de Itajaí, Robert Grantham, acredita que as obras sejam concluídas em 2011.

– A gente conta com a dragagem pronta no ano que vem. Os envelopes serão abertos no início de maio e, considerando todos os trâmites possíveis, as obras devem começar no máximo em setembro – avalia Grantham.

O superintendente do Porto de Itajaí, Antônio Ayres dos Santos Jr, afirma que o aprofundamento do canal é fundamental para o futuro econômico dos portos de Itajaí e Navegantes.

– Todos os principais portos brasileiros, se já não possuem, estão aprofundando os calados para 14 metros. Ficaríamos fora dessa competição se não seguíssemos o mesmo caminho – ressalta.

Com informações fernando.arruda@santa.com.br

Jornal de Santa Catatrina- versão on line -http://www.clicrbs.com.br/jsc/


Comunicação FNP
61-3322-3146