expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

quarta-feira, 23 de março de 2011

Projeto do Senai vai modernizar e profissionalizar gestão de portos

Um projeto-piloto realizado na Companhia Docas do Rio Grande do Norte (Codern) vai fazer o diagnóstico da gestão, revisar os custos, profissionalizar as ações e estruturar o planejamento dos portos de Natal, Maceió e terminal salineiro de Areia Branca, todos ligados à Codern.

O trabalho é resultado de uma parceria firmada pela Secretaria de Portos (SEP) com o Senai de Santa Catarina para atender às novas políticas para o setor portuário e ao decreto presidencial N° 6.413, que determina a gestão por resultado das Companhias Docas (administradoras dos portos públicos, vinculadas à Secretaria de Portos).

A parceria tem como foco principal promover a reorganização estratégica de gestão e de processos internos de 18 portos marítimos administrados pela SEP. A expectativa é que dentro dos próximos anos as melhorias já sejam percebidas em pontos como valores de tarifas e melhoria da movimentação das cargas.

O coordenador geral de avaliação de desempenho da Secretaria dos Portos, Jorge Ernesto Sanchéz Ruiz, explica que o governo federal entende que existem áreas-chave que devem ser aprimoradas, dentre elas a política de cargos e salários de funcionários e as tarifas praticadas pelos portos.

"O sistema de cobranças tarifárias tem sido reajustado por inércia ao longo do tempo, mas sem vincular os custos de uma atividade ao que se cobra das empresas. Com a revisão dos valores, teremos tarifas baseadas em custos mais razoáveis e eficientes", destaca.


Fonte: http://www.economiasc.com.br

0 comentários:

Postar um comentário