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terça-feira, 17 de maio de 2011

Portuários do TVV vão entrar em greve



Os cerca de 400 trabalhadores que atuam no Terminal Portuário do TVV, em Vila Velha, devem entrar em greve a partir deste sábado, dia 21, às 7 horas, por tempo indeterminado.

O Sindicato Unificado da Orla Portuária (Suport-ES), que representa a categoria, vai se reunir em assembleia com os trabalhadores para definir os rumos da paralisação nesta quarta-feira, dia 18, às 18 horas, no auditório do sindicato, no centro de Vitória.

A categoria já havia marcado uma greve para o último sábado, dia 14, mas suspendeu o movimento depois que a empresa e o sindicato aprovaram o Acordo Coletivo de Trabalho.

No entanto, no momento de fechar a redação da cláusula que iria incorporar o adicional de risco de 25%, conforme discutido e aprovado em assembleia, o TVV voltou atrás e se negou a aceitar a cláusula.

O TVV quer que o sindicato aceite total quitação do adicional, fato que o sindicato é contra e sempre deixou claro em todas as negociações, como também nas assembleias com os trabalhadores.

Haverá ainda uma reunião nesta quarta-feira com a empresa, na expectativa de que haja avanços na negociação.


Contatos:
Cristiane Brandão
Assessoria de Comunicação do Suport-ES: (27) 9923-0520

Roberto Hernandes
Presidente do Suport-ES: (27) 8135-7032

Porto de Salvador realiza operação inédita para a Ásia

Nesta quarta-feira, 18, o Terminal de Contêineres do Porto de Salvador opera o primeiro navio de contêineres que sairá da capital baiana diretamente para a Ásia, sem escalas. O feito é inédito, uma vez que o porto baiano até então não reunia condições para uma operação desse porte.

O navio é o CMA CGM Jade, de bandeira das Ilhas Marshall, com capacidade para transportar 4.250 TEUs, onde cada unidade equivale a um contêiner de 20 pés. Ele possui 261 metros de cumprimento e 32 metros de largura.

A embarcação, que estreia o serviço conjunto dos armadores CMA GGM, CSAV e China Shipping, chegou ao Porto de Salvador na terça. O CMA CGM Jade traz produtos químicos, como carga de importação, e para exportação transporta celulose, couro, sisal e suco congelado.

Com as obras de ampliação em andamento, o Terminal de Contêineres de Salvador conta com berço de 377 metros, contra os 210m de antes, e calado na bacia de evolução de 15 metros de profundidade. Antes eram 12m. Após assinatura de aditivo com a Codeba em 2010, o Tecon ampliou sua área em 60% passando para os atuais 118 m2.

Fonte: Consulado Social

Nova revitalização para o Porto de Manaus

Com o lançamento de um novo Projeto de Revitalização do Porto de Manaus, que pretende abranger toda a área do local, entre armazéns, trecho da Manaus Moderna e outros setores do entorno, o presidente da Associação Comercial do Amazonas (ACA), Gaitano Laertes Pereira Antonaccio e o diretor Álvaro Liberal de Assis, se reuniram na Capitania dos Portos, no final da semana passada a fim de tomarem conhecimento da nova empreitada.


Convidados pelo superintendente da Administração das Hidrovias da Amazônia Ocidental (Ahimoc), do Ministério dos Transportes no Amazonas, Sebastião Reis e pelo coordenador geral de Hidrovias e Portos Interiores do Ministério dos Transportes, comandante Wilson Isidório Cruz.


“Esta atitude é da maior importância para atender o crescimento e o desenvolvimento empresarial do amazonense nas suas mais diversas demandas”, destacou o presidente da ACA.
Na ocasião, ficou definido que nesta quarta (18), na sede da ACA, o superintendente Sebastião Reis e Wilson Cruz, participam da reunião de diretoria onde apresentarão os detalhes do projeto e vários assuntos sobre a área portuária de Manaus serão discutidos.

Fonte: A Crítica

Portos capixabas movimentaram 28% da tonelagem total de cargas marítimas de janeiro a abril




De A Tribuna On-line

Nos primeiros quatro meses deste ano, o complexo portuário do Espírito Santo movimentou US$ 12,7 bilhões. As exportações somaram US$ 9,2 bilhões e as importações US$ 3,5 bilhões.

Em termos financeiros, a movimentação portuária nacional foi de US$ 137,7 bilhões. As exportações nacionais somaram US$ 71,4 bilhões e as importações foram de US$ 66,3 bilhões.

Nesse contexto, considerando apenas o transporte marítimo, a corrente comercial capixaba mantém a média de 9 % de toda movimentação financeira brasileira.
No mesmo período, os portos capixabas movimentaram cerca de 50 milhões de toneladas diante dos 202 milhões operados em portos nacionais. Os números mantêm o Espírito Santo como estado responsável por mais de um quarto da carga portuária movimentada no país.

Os dados são do Sistema Alice do Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC).




Foto: Divulgação

Superporto Sudeste já está em execução

DO RIO - Empregos, geração de renda, novos negócios de um lado. Risco de aumento da violência, favelização e poluição de outro. Moradores da pacata ilha da Madeira, em Itaguaí, a 70 quilômetros do Rio, se mostram divididos sobre o futuro que está sendo imposto à região.Na ilha estão sendo erguidos empreendimentos de grande porte, como o Superporto Sudeste, do empresário Eike Batista, e o estaleiro da Marinha para a fabricação de submarinos nucleares. Ambos deverão estar operando em até três anos.



A Usiminas já acena com um novo projeto no terreno da antiga mineradora Ingá, e a Petrobras avalia montar ali uma base logística para operações na camada pré-sal.



Juntos, todos os investimentos devem ultrapassar R$ 5 bilhões.Silêncio e tranquilidade foram substituídos pelo barulho de máquinas, explosões e poeira. O temor agora é que a violência chegue na esteira do progresso. "Deixávamos nossas casas abertas, mas já não fazemos isso mais. Tem muita gente estranha circulando aqui", diz o pescador Valter Marinho, 52.


O empreendimento de Eike, o de maior porte, está em execução. Apesar de pagar valores acima dos estimados para os imóveis, encontra resistência de moradores.



"As pessoas deveriam ficar. Ninguém é obrigado a sair. Estão pagando bem, mas não é o preço da minha liberdade, de viver no meu lugar", afirma o comerciante Marco Antônio da Silva Rocha, 46.Batizada em homenagem à ilha homônima, em Portugal, a ilha da Madeira tem na pesca o motor de sua economia. Às margens da baía de Sepetiba, sua atividade pesqueira teve queda significativa nos últimos anos por conta da entrada de indústrias, como a CSA (Companhia Siderúrgica do Atlântico).



Presidente da Associação de pescadores da ilha da Madeira, Sérgio Hiroshi não é desfavorável à chegada de empresas na região, mas questiona se não seria prudente limitar seu número.

Fonte: Folha de São Paulo/CIRILO JUNIOR