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quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Fechamento de Mercados

APAGÃO NOS PORTOSO

Brasil sofre um apagão portuário e pode ter que reduzir o seu crescimento. "Precisamos investir mais de US$ 30 bilhões para resolver este problema, mas não temos este dinheiro", diz Luiz Antonio Fayet, consultor de logística da Confederação da Agricultura e da Pecuária do Brasil (CNA).


NA LANTERNINHA

Entre 134 países, o Brasil ocupa hoje a 123ª posição no ranking mundial de qualidade dos portos. A avaliação é do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), órgão ligado ao próprio governo.


POUCA GRANA

As obras portuárias incluídas nos Programas de Aceleração do Crescimento (PAC) 1 e 2, segundo levantamento do IPEA, são insuficientes para a melhoria dos portos brasileiros.


QUESTÃO PROFUNDA

Para os técnicos do Instituto, seriam necessários investimentos de R$ 42 bilhões para 265 obras importantes, mas os PAC representam apenas R$ 15 bilhões. O problema maior, segundo o IPEA, é o de dragagem, para aumentar a profundidade dos canais de acesso.

PLANO NACIONAL

Embora com bastante atraso, o Plano Nacional de Dragagem, que prevê licitações internacionais, já começou a funcionar, e a previsão é que apresente os primeiros resultados entre o final deste ano e 2011.


FUSÕES & AQUISIÇÕES

As lideranças rurais estão preocupadas com a temporada de fusões e aquisições de empresas do agronegócio. Em encontro com o presidente do CADE (Conselho Administrativo de Defesa Econômica, a Sociedade Rural Brasileira (SRB) declarou que estes negócios aceleram a concentração e levam à cartelização da agroindústria.



CONCENTRAÇÃO

A SRB aponta como setores mais críticos o de fertilizantes, citros, etanol e açúcar e carnes, onde o produtor hoje estaria em desvantagem diante da indústria.


GLOBALIZAÇÃO



Para Arthur Badin, a fusão de Perdigão e Sadia (Brasil Foods) justifica-se pela necessidade de internacionalização e de fortalecimento das exportações. “Temos que enxergar os mercados globais. Mas isso não pode predicar o consumidor e nem o produtor”, disse

ADUBO VERDE-AMARELO


"A criação de uma estatal não é a melhor a solução para a área de fertilizantes, mas sim a reforma do atual Código Mineral Brasileiro. “A dependência internacional é inaceitável. Temos jazidas ainda inexploradas em nosso território”, disse Badin.

VALOR BRUTO

O Valor Bruto da Produção (VBP) das 20 principais lavouras em 2010 foi estimado em R$ 161,1 bilhões, R$ 500 milhões a menos do que o do ano passado. O levantamento é do Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento).


PARANÁ E SANTA CATARINA
Os Estados do Paraná e Santa Catarina lideram o VBP da região Sul, que obteve aumento real de 8,79%. O Sudeste mantém os níveis do ano passado; Norte e Nordeste tiveram perdas. No Centro-Oeste, devido à queda dos preços de milho e de soja, o Valor Bruto da Produção deve cair quase 17% nesta temporada.

TUCURA EM EXTINÇÃO

O tucura, bovino criado no Pantanal até a década de 50, está em risco de extinção. Há hoje apenas 500 cabeças em dois criatórios. A raça é pouco comercial, porque tem menor peso ao abate. Mas, segundo os pesquisadores da Embrapa, tem boa qualidade de carne e carcaça.

FERRUGEM

Pesquisadores reunidos na 31ª Reunião de Pesquisa de Soja da Região Central do Brasil, em Brasília (DF), apontaram a ferrugem asiática como seu grande desafio. Mato Grosso, Paraná, Goiás, São Paulo, Minas, Rondônia e Mato Grosso do Sul têm sérios prejuízos com a doença.

MAIS FUNGICIDA

A ferrugem exige dos produtores mais aplicações de fungicidas, o que eleva o custo da soja. Pesquisadores goianos e paranaenses citaram as condições climáticas favoráveis ao fungo, mas denunciaram também a falta de respeito ao vazio sanitário, pouco fiscalizado.

SOJA LOUCA II

A soja Louca II, anomalia cuja causa ainda não é desconhecida, afetou nesta safra lavouras de Mato Grosso, Pará, Maranhão, Piauí, Tocantins e Roraima.

EM CHICAGO

Os contratos futuros da soja fecharam hoje com queda de 6,50 cents na bolsa de Chicago no vencimento novembro, o mais líquido, que caiu para US$ 10,15 o bushel. Por aqui, na BM&FBOVESPA, a saca de soja fechou estável, a US$ 23,19 no vencimento maio 11.

MILHO AVANÇA

Já o milho, com alta de 2 cents, fechou o pregão na bolsa americana a US$ 4,11 o bushel para entrega em dezembro. Na BM&FBOVESPA, o milho encerrou a sessão desta quarta-feira com ganho de 23 centavos, a R$ 20,80 a saca.

BAIXA DO AÇÚCAR

Os preços futuros do açúcar demerara para entrega em outubro caíram 1,62% hoje em Nova York, para 18,26 cents por libra-peso.

DÓLAR A R$ 1,77

O dólar no balcão reagiu hoje, subindo 0,63%, para R$ 1,77.


CAFÉ SOBE

Em Nova York, o café arábica fechou a sessão desta quarta-feira a 172,35 cents por libra-peso, com valorização de 1,05 cent no vencimento dezembro. Na bolsa de Londres, o robusta ganhou R$ 2 e subiu a US$ 1.734 a tonelada para entrega em novembro. Na BM&FBOVESPA, a saca do arábica para dezembro ganhou US$ 1,15 e fechou a sessão a US$ 198,50.


BOI ESTÁVELA

arroba do boi fechou praticamente estável na BM&FBOVEPA, com o vencimento agosto a R$ 87,81. Para outubro, a cotação da arroba é R$ 88,75.

FECHA ASPAS

"A incerteza e o mistério são as energias da vida. Não as tema, pois elas afastam o tédio e convidam à criatividade" - R. I. Fitzhenry


BRUNO BLECHER, da Agência Mercados, com informações da BM&FBOVESPA.

APOSENTADOS QUE RECEBEM COMPLEMENTAÇÃO DE APOSENTADORIA DA CODESP PODEM RECORRER À JUSTIÇA PARA TER SEUS GANHOS REAJUSTADOS

Portuários aposentados, associados do SINDAPORT, que recebem complementação de aposentadoria da CODESP, podem ingressar na Justiça para ter seus ganhos reajustados.

São duas as ações cabíveis, segundo Everandy Cirino dos Santos – Presidente do Sindicato dos Empregados na Administração Portuária.

A primeira refere-se ao não enquadramento, por parte da CODESP, no Novo Plano de Cargos e Salários, dos aposentados que recebem complementação - fato que motivou o achatamento dos vencimentos dos ex-empregados.

A segunda diz respeito aos aposentados que ganharam judicialmente a incorporação dos valores da URV (Unidade Real de Valores) mas que não tiveram a inclusão desses valores na complementação da aposentadoria. Para o pessoal da ativa, a Companhia já incorporou os valores devidos nos salários de cada um.

Diante da grande procura de portuários aposentados interessados em ingressar com a primeira ação para que suas complementações de aposentadoria possam ser reajustadas, o SINDAPORT decidiu atuar como SUBSTITUTO PROCESSUAL e a ação será COLETIVA. A substituição processual abrangerá os portuários aposentados do SINDAPORT, do SINTRAPORT, do SINDOGEESP e do SINDICATO DOS RODOVIÁRIOS.

NÃO há necessidade da apresentação de documentos no SINDAPORT para participar da AÇÃO COLETIVA. Já para a ação da URV (SÓ TÊM DIREITO OS EMPREGADOS QUE ESTAVAM NA ATIVA APÓS 1º DE MARÇO DE 1994), o rol de documentos necessários para participar da ação está à disposição no Departamento Jurídico do SINDAPORT. Esta ação será INDIVIDUAL.

Os associados que NÃO pertençam ao SINDAPORT, ao SINTRAPORT, ao SINDOGEESP e ao Sindicato dos Rodoviários deverão procurar o Deptº Jurídico de seu Sindicato. Já quem não é filiado a nenhum Sindicato deve procurar o advogado de seu interesse.

Para outras informações procurar o Deptº Jurídico do SINDAPORT, na Rua Júlio Conceição nº 91, ou ligar para (13) 4009.0300.

Com Informações: www.apportus.com.br