expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

quarta-feira, 16 de março de 2011

Codern estuda construção de complexo portuário

De A Tribuna On-line

A Companhia Docas do Rio Grande do Norte (Codern) está avaliando junto ao governo do estado a viabilidade de construir um complexo portuário em Natal, na margem esquerda do rio Potengi. O equipamento seria uma ampliação da atual estrutura do Porto, demandaria um investimento R$ 1,2 bilhão e ocuparia uma área de 8,5 quilômetros quadrados, em frente ao atual terminal portuário, administrado pela companhia. Há, porém, pendências a ser resolvidas para que o projeto possa sair do papel.

Proposta é montar o complexo em frente à atual estrutura do porto de Natal. Um dos grandes desafios a serem vencidos é convencer o poder público e a sociedade de que o local proposto é o único possível para abrigar a ampliação do Porto de Natal. Isso porque haverá degradação de uma área de mangue e a obra só será possível se a governadora do estado emitir um decreto, declarando que o local pretendido é um terreno de utilidade pública, para construção do porto por falta de alternativa de localização. Além disso, será necessário apresentar um projeto de compensação ambiental.

De acordo com o diretor técnico-comercial da Codern, Hanna Safieh, a área é cobiçada porque o rio Potengi apresenta condições raras para abrigar um porto, que não são vistas em nenhum outro terminal portuário brasileiro. “Temos uma condição extraordinária, de águas tranquilas, que permite embarque e desembarque ágeis. Isso é uma riqueza incalculável”, conta.

A ampliação do porto, utilizando a margem oposta a que abriga a administração da Codern tem a intenção de atender à atual demanda do Rio Grande do Norte, melhorando a logística de escoamento da produção, em particular, relativa a itens comercializados com outros países. Segundo Safieh, Não há previsões para que as obras tenham início e o documento que existe hoje é uma espécie de esboço, para que os debates em torno do projeto sejam possíveis.

Safieh ressalta considerar que os planos da Codern são muito bem fundamentados e devem contemplar um equipamento extremamente necessário para o desenvolvimento da economia potiguar. Para que o processo de execução corra de maneira tranquila, ele afirma ser preciso realizar um debate com a sociedade, para que fique clara a necessidade da ampliação. “Também queremos mostrar que a Codern não pretende tomar decisões e impor o que ficar estabelecido. Queremos um processo que seja socialmente justificável e economicamente útil, para melhorar a qualidade de vida norte-riograndense”, conta.

A intenção da Codern é erguer 600 metros de cais, uma retroárea com 300 metros de largura, realizar uma nova dragagem no canal do Potengi – para que a profundidade passe para 17 metros – e 400 quilômetros de ferrovias, além de estradas de acesso.

Entretanto, a ampliação não irá inviabilizar a atual estrutura, nem acabar com a necessidade de integrar a área ocupada pela comunidade do Maruim ao pátio, para que seja possível abrigar um maior volume de conteineres do que atualmente. “A obra que pretendemos fazer será suficiente para atender ao estado por mais 20 ou 30 anos”, prevê.

Histórico

A ideia da ampliação do Porto de Natal, construindo na margem esquerda, foi lançada em 2009 e vem ganhando força. Desde o início de 2011, foram realizadas duas reuniões com o intuito de discutir a viabilidade do projeto.

Portos capixabas movimentaram ¼ de toda carga portuária do país no 1º bimestre

Noticiário cotidiano - Portos e Logística
Qua, 16 de Março de 2011 07:38

Foram 95 milhões de toneladas totais contra 24 milhões de toneladas pelos portos capixabas

De janeiro a fevereiro deste ano, o complexo portuário do Espírito Santo movimentou US$ 6,1 bilhões. As exportações somaram US$ 4,3 bilhões e as importações US$ 1,7 bilhões. No mesmo período o país apresentou uma movimentação portuária de cerca de US$ 62,2 bilhões, sendo US$ 31,9 em exportações e US$ 30,3 em importações. Tais números revelam que, considerando o transporte marítimo, a corrente comercial capixaba foi responsável por 9,84% de toda movimentação financeira brasileira no período.

Em toneladas os portos do Espírito Santo movimentaram cerca de 24 milhões nos mesmos dois primeiros meses do ano. Somados, os portos brasileiros movimentaram cerca de 95 milhões de toneladas. Tais números indicam que, em toneladas, os portos do Estado foram responsáveis por ¼ (25,29%) de toda carga portuária operada no país entre janeiro e fevereiro de 2011.

Os dados são do Sistema Alice do Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC).
2011 / MOVIMENTAÇÃO FINANCEIRA (US$)
BRASIL - Janeiro a Fevereiro
Exportações: US$ 31.946.823.231
Importações: US$ 30.325.856.652
Total: US$ 62.272.679.883

ES - Janeiro a Fevereiro
Exportações: US$ 4.374.389.133
Importações: US$ 1.754.471.506
Total: US$ 6.128.860.639

2011 / MOVIMENTAÇÃO DE MERCADORIAS (t)
BRASIL - Janeiro a Fevereiro
Exportações: 73.804.465
Importações: 21.250.034
Total: 95.054.499

ES - Janeiro a Fevereiro
Exportações: 21.526.383
Importações: 2.513.499
Total: 24.039.882



Fonte: ES Hoje