expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Porto de Imbituba divulga números de movimentação do inicio do ano


O Porto de Imbituba divulgou os números de movimentação do primeiro quadrimestre do ano. Nos meses de janeiro a abril de 2011, o Porto movimentou 799, 290 toneladas, um incremento de 33,58% em relação ao mesmo período do ano passado quando passaram pela fronteira 598,356 toneladas de carga.


Já no mês de abril foram movimentadas 182,819 toneladas, atingindo a média mensal de 199, 823 t, a maior média do período desde 1989. Além dos granéis sólidos (35,26%), nos quatro primeiros meses do ano, destacaram-se os grãos agrícolas (16,92% ) e contêineres (13,67%), sal (4,82%), hulha betuminosa (6,48%) e barrilha (5,87%). As cargas foram provenientes de 68 navios, com a média de 17 atracações por mês.


"O crescimento do Porto é constante e vai ao encontro do que almejamos para Imbituba e região. Enquanto preparamos a estrutura necessária para atender navios com mais de 6.500 TEUs, temos a certeza que logo após a conclusão das obras que estão em andamento, o Porto terá um grande salto a partir do segundo semestre de 2011. Os investimentos para o novo cais, dragagem de aprofundamento e melhoria de acesso ao Porto tendem a atrair ainda mais empresas interessadas em operar por Imbituba.", declarou o Administrador do Porto de Imbituba, Jeziel Pamato de Souza.


Atualmente, enquanto alcança recordes históricos e consolida um novo posicionamento junto ao mercado portuário brasileiro, o Porto de Imbituba também passa por uma fase de investimentos da iniciativa privada e do Governo Federal. A empresa arrendatária do Terminal de Contêineres, Santos Brasil, injeta R$283 milhões para ampliação do cais, reforma de armazéns e aquisição de equipamentos, em cumprimento às obrigações assumidas no Contrato de Arrendamento.


Além disso, está prevista para este ano a dragagem de aprofundamento para 15 metros, com recursos da União.Com a finalização das obras de ampliação do Porto de Imbituba, a chegada dos portêineres Super Post Panamax e o aprofundamento do calado, a fronteira do Sul de Santa Catarina será capaz de receber navios de 5ª geração, que operam as principais rotas da navegação internacional.


A previsão é de que o Porto de Imbituba esteja apto para a atracação desta classe de navios com mais de 6.500 contêineres já no segundo semestre de 2011, beneficiando diretamente toda a indústria da Região Sul do país e a cadeia logística do Mercosul.


Fonte:Portal da ILha

Maranhão quer expandir Itaquí, mas precisa pensar em infraestrutura

Texto publicado em 09 de Maio de 2011


Bruno Rios
reportagem

O Governo do Maranhão comemora a notícia de que o Porto do Itaqui terá dentro de alguns anos um novo terminal de grãos. Contudo, ao mesmo tempo reconhece que precisa planejar rapidamente ações logísticas que permitam acompanhar o desenvolvimento estimado para o complexo portuário local. Tudo para evitar um apagão no setor de transportes.


O vice-governador do Maranhão, Washington Luiz de Oliveira, falou sobre o tema. Lembrou que o terminal de grãos autorizado pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) é uma antiga reivindicação do setor agrícola. A obra tem investimento estimado em R$ 245,9 milhões e deve ficar pronta em 2013.


A expectativa é de que o terminal movimente, já a partir de 2013, 5 milhões de toneladas de grãos por ano, com destaque para a soja produzida no Centro-Oeste e em outras áreas de fronteira agrícola. Esse volume deve dobrar até 2024 e atingir 10 milhões de toneladas.







Fonte: PortoGente- Portos Do Brasil