expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

sexta-feira, 4 de março de 2011

Porto de Salvador receberá mais de 23 mil turistas no Carnaval


De A Tribuna On-line

Mais de 23 mil turistas chegarão de navios no Porto de Salvador, para curtir os últimos dias do Carnaval na capital baiana. Entre os três dias serão nove transatlânticos, sendo que na terça estarão atracados, simultaneamente, sete navios, ocupando a capacidade total do porto, que tem sete berços com profundidade variando de 8 a 15 metros. Em 2010, foram seis navios atracados no Porto de Salvador, com cerca de 20 mil foliões. Cabe destacar também a presença dos tripulantes que, nas suas folgas, aproveitam a estadia em Salvador.


“A Codeba – Companhia das Docas do Estado da Bahia já providenciou, com o apoio dos órgãos públicos competentes, toda a infraestrutura de serviços dentro e fora do porto, que vão desde a segurança, limpeza, transportes, disciplina do trânsito e ambulantes”, disse o diretor presidente da Codeba, José Muniz Rebouças. “Nosso objetivo é atender aos turistas que aqui chegam com a qualidade que um grande destino turístico requer”, acrescentou. Dentre os órgãos envolvidos estão a Secretaria do Turismo do Estado (Setur), a Prefeitura de Salvador, a Deltur, o 16ª. Batalhão da Política Militar, Limpurb, Transalvador, GTaxi, Polícia Federal, Samu e o Sindicato das Empresas de Turismo (Sindetur), que administra o Terminal de Passageiros do Porto.
Com a chegada dos turistas em Salvador só na terça-feira de Carnaval serão injetados mais de dez milhões de reais na economia baiana, destacou José Rebouças. Segundo a Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos (Abremar), Salvador é a cidade que mais lucra com cruzeiros de Carnaval.


Fonte: Assessoria de Imprensa do Porto de Salvador

Ministro dos Portos recebe bancada do PSB

Da SEP

Para apresentar as atribuições da Secretaria de Portos (SEP), bem como as ações, projetos e obras realizadas por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), o ministro dos Portos, Leônidas Cristino, convidou para um encontro toda a Bancada Federal do Partido Socialista Brasileiro (PSB). Para os deputados e senadores presentes, foram destacados o Programa Nacional de Dragagem (PND), que está sendo realizado em 17 portos nacionais, e obras de infraestrutura portuária, que compreendem acessos, reconstrução de berços e cais, além dos projetos que visam a tecnologia da informação do sistema, a exemplo do Porto Sem Papel e Carga Inteligente.

Leônidas enfatizou o avanço na exportação e frisou que esse resultado só foi alcançado diante das inúmeras obras de melhorias portuárias que estão sendo realizadas desde a criação deste órgão, em 2007.

Sobre o encontro, o Ministro disse que o apoio da Bancada Federal é extremamente importante. “Temos a oportunidade de contribuir efetivamente para o crescimento do país, e a união de líderes e representantes governamentais deve ser evidenciada para, assim, realizarmos melhorias para o nosso Brasil”, acrescentou.

A deputada federal e líder do partido na Câmara, Ana Arraes, e o senador Antônio Carlos Valadares, líder no Senado Federal, elogiaram a iniciativa e se colocaram à disposição para toda e qualquer contribuição. Segundo eles, a SEP é um órgão estratégico da maior importância para o desenvolvimento econômico.

O ministro finalizou a reunião dizendo que, além das obras do PAC, a SEP irá realizar investimentos em sete portos, cujas cidades irão sediar a Copa de 2014 e que, tão importante como estes, a capacitação profissional deverá ser revista e priorizada.
Participaram do encontro 17 parlamentares.


Fotos: www.flickr.com/secretariadeportos