expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

terça-feira, 29 de março de 2011

Infraestrutura Iniciada a dragagem de aprofundamento no Complexo Portuário do Itajaí

De A Tribuna On-line

A draga Charles Darwin, de propriedade da empresa belga Jan de Nul, iniciou da tarde desta sexta-feira os serviços de dragagem de aprofundamento dos canais de acesso e bacia de evolução do Complexo Portuário do Itajaí, de 11 para 14 metros. Com 223 metros de comprimento, 40 metros de boca e capacidade de 30,5 mil metros cúbicos, a draga é a maior em operação em águas brasileiras. Além da Charles Darwin, a Jan De Nul trouxe para Itajaí uma segunda draga, de menor porte, para executar os trabalhos nas laterais do rio e em outros pontos onde o equipamento de grande porte não reta acesso.

O prazo para a execução dos serviços é de 180 dias. Porém, devido às características do equipamento, estima-se que a conclusão ocorra bem antes dos prazos previstos inicialmente. O superintende do Porto de Itajaí, Antonio Ayres dos Santos Júnior, destaca a importância dessa dragagem, que possibilitará operações de navios maiores e mais modernos.

Segundo o engenheiro, cada centímetro a mais de profundidade nos canais possibilita um aumento de 60 toneladas na movimentação nominal de cargas por navio. “Os três metros que serão aumentados representarão a possibilidade de cada embarcação ampliar em 18 mil toneladas suas operações no Complexo, o que representa cerca de 600 contêineres por navio”, diz Ayres.

O investimentoda União na obra, em recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), integrando o Programa Nacional de Dragagem (PND), soma R$ 55 milhões.

Dilma e Lula visitam Portugal; ex-presidente será homenageado

Dilma e Lula visitam Portugal; ex-presidente será homenageado


A presidenta Dilma Rousseff desembarcará, nesta terça-feira (29), em Portugal para uma viagem de dois dias ao país. Ela chega a Lisboa no momento em que os portugueses tentam contornar a crise interna política e econômica.

Dilma tem reuniões com o presidente português, Aníbal Cavaco Silva, e o primeiro-ministro demissionário, José Sócrates, que renunciou ao cargo no último dia 23.

Porém, a visita de Dilma a Portugal registra uma situação especial, que é o fato de ela estar acompanhada do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que será homenageado por três entidades portuguesas. No entanto, a presidenta também tratará de questões políticas na visita a Portugal, que vive um momento delicado.

Em meio a severas dificuldades econômicas, o Parlamento português rejeitou de forma unânime um pacote de medidas de austeridade. A decisão contrariou o primeiro-ministro, que apresentou sua renúncia ao cargo, na última semana. Porém, o presidente português decidiu que até a escolha do sucessor, ele será mantido com plenos poderes.

Independentemente do impasse político em Portugal, Lula deve ser homenageado em solo português. Em Coimbra, o ex-presidente receberá o título de doutor honoris causa pela Universidade de Coimbra - uma das mais antigas do mundo, criada no século 13.


Lula também será homenageado pela Confraria do Vinho do Porto, uma organização criada em 1982, que premia aqueles que atuam em favor da difusão, promoção e consolidação da bebida. Também deverá receber um prêmio do Centro Norte-Sul do Conselho da Europa, uma instituição acadêmica que premia os defensores dos direitos humanos e que trabalham pela cooperação entre os povos.

A viagem de Dilma a Portugal será a segunda ao exterior da presidenta. No final de janeiro, ela esteve na Argentina. Nos próximos dias 12 a 15 de abril, Dilma irá à China para uma série de atividades cujas discussões serão dominadas pelas questões econômicas e comerciais.
www.ptnacamara.org.br

SEP reafirma parceria com alemães

Da Assessoria da SEP

O Assessor Internacional de Secretaria de Portos (SEP), José Newton Gama, irá representar o Ministro dos Portos, Leônidas Cristino, em recepção que acontecerá nesta terça-feira (29), no Porto de Santos, com autoridades alemãs. O encontro servirá para melhor debater as atividades desenvolvidas entre a SEP e o Governo Alemão, a fim de estudar e identificar alternativas de maior acessibilidade ao porto santista.

A comitiva formada pelo Ministro e pelo Secretário do Transporte, Construção e Desenvolvimento Urbano da Alemanha, Peter Ramsauer e Rainer Bomba e pelo Embaixador da Alemanha no Brasil, Wilfried Grolig. O primeiro encontro ocorrerá na Prefeitura de Santos, na presença do Prefeito João Paulo Tavares Papa e do Presidente da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), José Roberto Correia Serra.

Valer ressaltar que no ano de 2008, a SEP e o então Governo firmaram o “Protocolo de Intenções de Cooperação Bilateral nas Áreas de Portos Marítimos e Logística”, que foi posteriormente prorrogado por mais quatro anos. Em 31 de maio de 2010, em Munique, a SEP assinou a Carta de Intenções com a Autoridade Portuária de Duisport visando à otimização do sistema de transporte e logística nos diversos portos brasileiros, em particular no Porto de Santos.

Em 17 de março de 2011, em Berlim, a Secretaria de Portos concluiu e assinou a negociação do Termo de Referência para o Programa Corredor Logístico Santos-São Paulo, o qual deverá ser financiado com recursos do Banco KFW, do Governo Alemão. Foi estabelecido no Protocolo de 2008 a elaboração de um Plano de Trabalho visando consubstanciar a sua implementação. Nesse sentido, o Ministro Leônidas Cristino assinará juntamente com o Ministro do Transporte, Construção e Desenvolvimento Urbano da Alemanha, Peter Hamsauer, na próxima quinta-feira (31/04), em Brasília, o Plano de Trabalho para intensificar a cooperação nas áreas cientifica e tecnológicas nos projetos: Carga Inteligente, Desenvolvimento de Sistema de Monotrilho para Contêineres e O sistema Informatizado de Gerenciamento de Tráfego de Caminhões.

A visita à Santos tem como objetivo principal verificar “in loco” as dificuldades logísticas e acessos do Porto na busca de possíveis alternativas e soluções para o melhor desempenho do Porto.

Portos da Bahia vão receber cerca de 1 bilhão de reais em investimentos até 2014

Portos da Bahia vão receber cerca de 1 bilhão de reais em investimentos até 2014


Até 2014, os Portos de Aratu, Salvador e Ilhéus, administrados pela Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba), vão receber aproximadamente 1 bilhão de reais em investimentos compartilhados entre Governo Federal, iniciativa privada e recursos próprios da Companhia. Os projetos de modernização e ampliação dos três portos são os destaques da presença da Codeba na Intermodal South America 2011, que acontece 5 a 7 de abril, em São Paulo. É a primeira vez que a Companhia participa da feira, a mais importante do setor de logística na América Latina.


De acordo com o diretor-presidente da Codeba, José Muniz Rebouças, os portos baianos registraram em 2010 o melhor resultado da série histórica: R$ 97 milhões em faturamento e 9,27 milhões de toneladas de movimentação total. "Os investimentos programados alimentam nossas expectativas de crescimento futuro, pois vão aprimorar ainda mais os serviços disponibilizados e atrair novos armadores e outros clientes potenciais", afirma.

Entre as melhorias estão a ampliação do terminal de contêineres do Porto de Salvador, as obras da Via Expressa Baía de Todos os Santos, a implantação de moderno terminal de passageiros no Porto de Salvador, a modernização do terminal de granéis sólidos do Porto de Aratu, a ampliação do píer e tanques do terminal de granéis líquidos, a dragagem e modernização do Porto de Ilhéus.

Além do detalhamento dos investimentos, a participação na feira tem objetivo de mostrar as potencialidades e diferencias dos portos públicos da Bahia. "Os portos possuem localização geográfica privilegiada, estando na metade do caminho entre a ligação Sul/Norte da costa leste das Américas, bem como a curta distância de África e Europa", afirma José Muniz Rebouças. "Somado a isso estão as águas abrigadas e profundas da Baía de Todos os Santos, condição ideal para atividade portuária", acrescenta o executivo.
Fonte:Portal Agrosoft

Fentac/CUT elege e empossa nova diretoria


O presidente do Sindicato dos Aeroviários de Porto Alegre, Celso Klafke, atual presidente da Fentac/CUT, foi reeleito



A Fentac/CUT elegeu sua diretoria para o triênio 2011/2014, em assembleia ordinária realizada na última quarta dia 23, no Rio de Janeiro. O presidente do Sindicato dos Aeroviários de Porto Alegre, Celso Klafke, atual presidente da Fentac/CUT, foi reeleito, assim como a secretária geral, Selma Balbino (presidente do Sindicato Nacional dos Aeroviários); o secretário de Finanças, Orisson Melo (presidente do Sindicato dos Aeroviários de Guarulhos); e o secretário de Formação e Saúde, Luiz Pedro Lucena (presidente do Sindicato dos Aeroviários de Pernambuco).O presidente do Sindicato Nacional dos Aeroportuários, Francisco Lemos, assumiu a Secretaria de Relações Internacionais; e a diretora do Sindicato Nacional dos Aeronautas Graziella Baggio assumiu a Secretaria de Comunicação.


O presidente da CUT-RJ, Darby Igayara, empossou os dirigentes da nova gestão, em cerimônia realizada à noite, no Clube dos Advogados, no Rio.A escolha da nova gestão se deu por unanimidade dos sindicatos que compõe a Federação.


Na avaliação dos sindicalistas, a reeleição de vários dirigentes, incluindo o presidente da entidade, é uma demonstração de que a entidade vem cumprindo com sua missão de unir os sindicatos dos trabalhadores do transporte aéreo e apoiá-los em suas ações e lutas.Na última campanha salarial, a Fentac/CUT e os sindicatos cutistas conseguiram inclusive garantir a unidade das entidades cutistas com as ligadas a outras Centrais, ao longo de todo o processo de negociação com as empresas.


A unidade dos sindicatos possibilitou o enfrentamento às empresas, que não queriam garantir aumento real nos salários, e superar a decisão da Justiça de impedir a greve dos trabalhadores. Ao final, a campanha foi vitoriosa e garantiu o maior aumento real conquistado nos últimos anos.Os desafios da Fentac/CUT e sindicatos filiados é enorme e cresce a cada dia, diante da possibilidade de abertura dos céus brasileiros e outras iniciativas neoliberais da Anac, como a privatização dos aeroportos da rede Infraero, assim como a precarização das condições de trabalho, o excesso de terceirizações, as mudanças na infraestrutura necessárias ao país para sediar a Copa do Mundo e as Olimpíadas, as fusões entre as companhias TAM e LAN nos diversos países onde atua.


"A Fentac/CUT é uma federação em construção, mas que já tem em sua trajetória várias conquistas e lutas e vem trilhando um caminho muito bom ao lado dos sindicatos e dos trabalhadores", afirma Celso Klafke, presidente da entidade, que será anfitriã, junto com a ITF (Federação Internacional dos Trabalhadores em Transportes), do próximo encontro do Projeto Latam, que reúne trabalhadores da Lan e da TAM para o enfrentamento das políticas antissindicais das companhias diante de uma possível fusão.


Outro desafio da Fentac/CUT será lutar para que a nova Secretaria de Aviação Civil, ligada à Presidência da República, atenda aos anseios dos trabalhadores, corrigindo as distorções nas políticas promovidas nos últimos anos.Também prestigiaram o evento dirigentes da ITF, Sindicato dos Advogados, Simarj (Sindicato dos Aeroviários do Rio de Janeiro), FNTTA (Federação Nacional dos Trabalhadores em Transporte Aéreo), SNEA (Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias), Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos), CNTT/CUT (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transportes) e Sindicato dos Rodoviários da Bahia.


Com informações da Federação Nacional dos Trabalhadores em Aviação Civil/CUT Transportando CNTT-CUT Secretário Nacional de Comunicação: Célio Barros Assessoria de Comunicação: Mídia Consulte


Foto: Divulgação