expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

terça-feira, 21 de setembro de 2010

Região Sul reforça estrutura portuária

Os portos dos outros dois Estados da região Sul também estão crescendo. O porto gaúcho de Rio Grande vai receber R$ 851,3 milhões em investimentos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) em cinco anos entre 2007 e meados de 2012. Quase 70% do pacote deverá ser concluído até o fim deste ano, incluindo o aprofundamento do canal de acesso - encerrado em julho - e a extensão dos molhes da barra, que ainda vai exigir mais dois a três meses de trabalho. Em contrapartida, o governo do Estado, que administra o terminal por concessão da União, vai aplicar outros R$ 150,2 milhões no período de 2009 a 2014.

O governo federal decidiu investir pesado no porto gaúcho depois que o Centro de Excelência em Engenharia de Transportes (Centran), formado pelo Exército e pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), o classificou como o segundo em importância para o comércio exterior brasileiro, atrás de Santos (SP). A movimentação de cargas cresceu 9% até agosto sobre igual período de 2009, para 19,1 milhões de toneladas.

Conforme o superintendente Jayme Ramis, a expectativa é que o movimento chegue ao recorde de 30 milhões de toneladas no acumulado do ano, ante 23,9 milhões em 2009. O maior volume já registrado até agora foi de 24,6 milhões de toneladas, em 2008. De janeiro a agosto, os embarques de cereais mantiveram-se estáveis em 7,2 milhões de toneladas, enquanto os desembarques subiram 11,3% sobre o mesmo período do ano passado, para 1,1 milhão de toneladas. A movimentação de contêineres avançou 5%, para 434,7 mil TEU's (medida equivalente a um contêiner de 20 pés).

Já o porto paranaense tenta resolver pendências ambientais do Porto de Paranaguá para obter licença do Ibama. Enquanto isso, o superintendente Mario Lobo Filho, que assumiu o cargo em maio, planeja dar início a obras que são prometidas há anos para o terminal paranaense. Ele diz que deve começar nas próximas semanas a construção de um silo agrícola para 107 mil toneladas, que quase vai duplicar a capacidade pública de armazenagem. Os investimentos previstos são de R$ 44,9 milhões e a obra deve demorar cerca de um ano.

Também está nos planos finalizar a remodelação do cais Leste, com o aprofundamento dos berços de atracação, e a ampliação do cais Oeste. A obra está orçada em R$ 100 milhões e deve ampliar de 16 para 20 os berços de atracação. Lobo Filho contou que está sendo concluída a reestruturação do pátio de triagem, que custará R$ 8,8 milhões. Um dos principais gargalos do porto, que é a dragagem, ainda depende de licença e a intenção do executivo é conseguir ao menos a liberação da dragagem dos berços e, na sequência, do canal. As obras do silo e do cais estão previstas com recursos próprios e, da dragagem, com recursos federais (R$ 50 milhões).

O Porto de Paranaguá bateu recorde de movimentação de cargas em agosto, com 4,1 milhões de toneladas, incluindo exportação, importação e cabotagem. A exportação de grãos foi responsável por 2,17 milhões de toneladas - de soja foram 609 mil toneladas e, de milho, 570 mil toneladas. Na importação, fertilizantes somaram 662 mil toneladas, e a movimentação de veículos quase dobrou, passando de 12 mil unidades em agosto de 2009 para 23,5 mil. De acordo com a administração, a quantidade de produtos que passaram pelo terminal em oito meses equivale a 81% do total movimentado no ano passado, quando 31,2 milhões de toneladas em mercadorias foram embarcadas ou desembarcadas.


Fonte: Valor Econômico/Sérgio Bueno e Marli Lima De Porto Alegre e Curitiba

DICA DE LEITURA

" Salário Mínimo, instrumento de combate à desigualdade"

Divulgado pelo DIEESE, o livro aborda a trajetória histórica dos 70 anos do salário mínimo no Brasil. No governo lula, o aumento real do mínimo foi de 53,67% , mediante sua implementação entre 2003 e 2010.Lançado durante a Conferência Nacional da Classe Trabalhadora, em 1º de junho, no Estádio do Pacaembu, o DIEESE trata nesta edição especial "do desafio de se manter a política de valorização do piso e garantir sua regulmentaão em lei.

Confira clicando na imagem do livro " Salário mínimo, instrumento de combate à desigualdade” que se encontra acima.

SEP estuda gestão privada no novo Porto de Manaus

A primeira experiência de gestão privada num porto brasileiro pode acontecer em Manaus, capital do estado de Amazonas. A notícia, divulgada pelo subsecretário Fabrizio Pierdomenico, no dia 19 de agosto, no I Seminário Portuário Público-Privado Latino-Americano, tem suscitado muitos encontros e negociações entre potenciais interessados, tanto no Brasil como em outros países. Nesse sentido, a Secretaria de Portos (SEP) recebe projetos da iniciativa privada para a construção de um novo porto público na capital amazonense.

A previsão, caso todo o processo de licitação seja encerrado ainda este semestre, é que as instalações do novo terminal sejam entregues nos próximos dois anos. A expectativa é que o novo porto aumente a capacidade de movimentação de cargas em Manaus, com uma proposta diferenciada ao que se pratica no País. Além da operação e compra de equipamentos, será dada autonomia para a gestão também.

Segundo exposição de Pierdomenico, no seminário de Brasília, o novo porto poderá incluir espaço para granéis sólidos líquidos, além da movimentação de contêineres. A concessão terá validade de 25 anos, renovável por mais 25, conforme prega a Lei 8.630. "O porto público existente continuará. Pode ser que o funcionamento seja repensado, mas ainda não há restrições do Ministério dos Transportes”.

Fonte: PortoGente

5ª edição do Fórum Brasil Comex começa nesta terça-feira

Começa nesta terça-feira, no Mendes Conventiona Center, o Fórum Brasil Comex, um dos maiores eventos de Comércio Exterior do Estado de São Paulo. A quinta edição, que acontece até esta quinta-feira, abordará os temas "O custo Brasil no comércio internacional", "Projetos de expansão da infraestrutura portuária" e "O papel das agências reguladoras". O evento é promovido pela TVB/SBT Campinas e Santos e organizado pela Nanquim Comunicação & Eventos.

Durante o Fórum será entregue o Prêmio Logística Brasil (PLB). A abertura será às 13 horas e contará com a presença do secretário de Transportes, Mauro Arce, o ex-Governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alkmin, o prefeito de Santos, João Paulo Tavares Papa, entre outras autoridades e empresários. No segundo dia, o destaque ficará para o ministro da Secretaria Especial de Portos (SEP), Pedro Brito, que participará do encerramento.

Na ocasião, haverá ainda a entrega do Prêmio Logística Brasil (PLB), que irá prestigiar as melhores empresas nas categorias NOVCC (Non Vessel Common Carrier - transportadora que não tem navio próprio e opera com navios de terceiro), Despachante Aduaneiro e Transportadores Rodoviários. Além da entrega do prêmio, durante o Fórum, haverá homenagens aos destaques empresarial e público do ano.

Fonte: A tribuna on line

Confira a programção no site: http://www.atribuna.com.br