expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Canal de navegação do Porto já conta com 14,3 metros de profundidade

O canal de navegação do Porto de Santos já conta com 14,3 metros de profundidade em aproximadamente 65% de toda a sua extensão, segundo a Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp). Da entrada do complexo até a Torre Grande, foram quase 16 quilômetros dragados, com a retirada de 5 milhões de metros cúbicos de sedimentos.

A expectativa da estatal é que o serviço seja concluído até 31 de março do próximo ano. Ao final do trabalho, com a retirada de 13,8 milhões de metros cúbicos, o canal passará a ter 15 metros de profundidade. As obras permitirão que o cais santista passe a operar navios pós-panamax em toda a sua capacidade, além da navegação em mão dupla em razão na nova calha, de 220 metros de largura.

Com a dragagem, diversos corpos metálicos enterrados no leito do canal foram detectados, recentemente. “Apesar de ser uma situação prevista, a exata localização deste material só foi possível após o início dos trabalhos – o que demandou um prazo maior para concluir a dragagem, em função dos serviços de mergulho necessários à remoção destes obstáculos”, explica o diretor de Infraestrutura e Execução de Obras, Paulino Vicente.

Para que os objetos fossem removidos, a Codesp precisou interditar o canal, impedindo a passagem de navios em diferentes datas.

Com informações: A tribuna On line

Operários e correligionários emocionam Lula em Itajaí


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se emocionou na manhã desta quarta-feira (27) em Itajaí, no norte de Santa Catarina, quando correligionários e funcionários do porto cantaram "parabéns" pelos seus 65 anos de idade completados hoje.

Lula chegou ao terminal de Itajaí por volta das 10h e foi recepcionado pela senadora Ideli Salvatti e pelo deputado federal Cláudio Vignatti, ambos do PT. Ao iniciar solenidade de entrega das obras de recuperação do porto, o mestre de cerimônias foi interrompido pelo público que começou a cantar "parabéns" ao presidente. "Lula eu te amo", chegaram a cantar os operários e cabos eleitorais presentes ao evento.

É a segunda vez em 45 dias que Lula inaugura obras de recuperação no porto de Itajaí, destruído parcialmente após as enchentes de novembro de 2008. A primeira ocorreu no dia 13 de setembro: na ocasião, em meio a um polêmico discurso recheado de ataques ao DEM e à família Bornhausen, o petista garantiu que retornaria à cidade em menos de dois meses para entregar a segunda fase da recuperação. No total, foram investidos R$ 350 milhões na dragagem de aprofundamento do rio Itajaí Açu e na reconstrução dos berços 1 e 2. A recuperação, segundo a prefeitura local, possibilitará a entrada de navios de até 105 mil toneladas com uma capacidade de movimentação superior a 84 contêineres por hora.

O Complexo Portuário de Itajaí, que congrega o terminal municipal e outros privados, entre eles o Portonave, de Navegantes, deve fechar o mês de outubro com um recorde histórico. A maior movimentação, registrada em 2008, foi de 693 mil TEUs por ano. De janeiro a setembro deste ano, foram 684,6 mil TEUs e a expectativa é que a movimentação acumulada até outubro atinja 785 mil TEUs.

Fotos e Texto: Fabrício Escandiuzzi- Direto de Itajaí

luizinho taj mahal

Homenagem ao Companheiro Portuário cantor e ex-funcionário da Companhia Docas do Espírito Santo (Codesa), Luizinho Taj Mahal. Pessoa querida e de relevantes serviços prestados à empresa, a diretoria e os funcionários da Codesa.

Grande cantor de MPB, Luizinho tinha voz poderosa e muito suingue. Foi intérprete da MUG e da Unidos da Piedade em diversos carnavais. Nascido e criado em Vitória, era filho e irmão de músicos. Com apenas 12 anos já atuava na noite capixaba. Ainda criança começou a trabalhar na manutenção da estrutura da Ponte Florentino Avidos (Cinco Pontes) e, por 36 anos, trabalhou no Porto de Vitória. Faleceu na última quinta-feira (21), aos 61 anos, após passar dois meses tentando se recuperar de um AVC, devido a um aneurisma.

Assista a um vídeo/show de Luizinho Taj Mahal feito no Armazém 5 da Codesa, durante apresentação na Estação Porto: