expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Operários e correligionários emocionam Lula em Itajaí


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se emocionou na manhã desta quarta-feira (27) em Itajaí, no norte de Santa Catarina, quando correligionários e funcionários do porto cantaram "parabéns" pelos seus 65 anos de idade completados hoje.

Lula chegou ao terminal de Itajaí por volta das 10h e foi recepcionado pela senadora Ideli Salvatti e pelo deputado federal Cláudio Vignatti, ambos do PT. Ao iniciar solenidade de entrega das obras de recuperação do porto, o mestre de cerimônias foi interrompido pelo público que começou a cantar "parabéns" ao presidente. "Lula eu te amo", chegaram a cantar os operários e cabos eleitorais presentes ao evento.

É a segunda vez em 45 dias que Lula inaugura obras de recuperação no porto de Itajaí, destruído parcialmente após as enchentes de novembro de 2008. A primeira ocorreu no dia 13 de setembro: na ocasião, em meio a um polêmico discurso recheado de ataques ao DEM e à família Bornhausen, o petista garantiu que retornaria à cidade em menos de dois meses para entregar a segunda fase da recuperação. No total, foram investidos R$ 350 milhões na dragagem de aprofundamento do rio Itajaí Açu e na reconstrução dos berços 1 e 2. A recuperação, segundo a prefeitura local, possibilitará a entrada de navios de até 105 mil toneladas com uma capacidade de movimentação superior a 84 contêineres por hora.

O Complexo Portuário de Itajaí, que congrega o terminal municipal e outros privados, entre eles o Portonave, de Navegantes, deve fechar o mês de outubro com um recorde histórico. A maior movimentação, registrada em 2008, foi de 693 mil TEUs por ano. De janeiro a setembro deste ano, foram 684,6 mil TEUs e a expectativa é que a movimentação acumulada até outubro atinja 785 mil TEUs.

Fotos e Texto: Fabrício Escandiuzzi- Direto de Itajaí

0 comentários:

Postar um comentário