O canal de navegação do Porto de Santos já conta com 14,3 metros de profundidade em aproximadamente 65% de toda a sua extensão, segundo a Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp). Da entrada do complexo até a Torre Grande, foram quase 16 quilômetros dragados, com a retirada de 5 milhões de metros cúbicos de sedimentos.
A expectativa da estatal é que o serviço seja concluído até 31 de março do próximo ano. Ao final do trabalho, com a retirada de 13,8 milhões de metros cúbicos, o canal passará a ter 15 metros de profundidade. As obras permitirão que o cais santista passe a operar navios pós-panamax em toda a sua capacidade, além da navegação em mão dupla em razão na nova calha, de 220 metros de largura.
Com a dragagem, diversos corpos metálicos enterrados no leito do canal foram detectados, recentemente. “Apesar de ser uma situação prevista, a exata localização deste material só foi possível após o início dos trabalhos – o que demandou um prazo maior para concluir a dragagem, em função dos serviços de mergulho necessários à remoção destes obstáculos”, explica o diretor de Infraestrutura e Execução de Obras, Paulino Vicente.
Para que os objetos fossem removidos, a Codesp precisou interditar o canal, impedindo a passagem de navios em diferentes datas.
Com informações: A tribuna On line
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