expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Portuários estão mobilizados e em estado de alerta


Em Plenária nacional de dirigentes, portuários decidiram que entrarão em greve caso o governo federal apresente medidas para os portos, sem considerar propostas apresentadas pelos trabalhadores. A categoria já está em estado de greve.

A Plenária foi realizada, nesta quarta-feira (19), pela Federação Nacional dos Portuários (FNP), Federação Nacional dos Estivadores (FNE) e Federação dos Conferentes, Consertadores, Vigias e Trabalhadores de Bloco (Fenccovib).

Os temas debatidos hoje foram registrados na carta dos portuários que será encaminhada a Casa Civil. No documento os trabalhadores pedem que as medidas do governo para os portos considerem, o cumprimento da Convenção 137 da OIT, a profissionalização da gestão portuária, a regulamentação da guarda portuária, mais autonomia para as Autoridades Portuárias, solução para a dívida das patrocinadoras com o Portus, previdência complementar dos portuários.

A categoria é contra a privatização da administração portuária. Os portuários reivindicam a participação, de representantes dos trabalhadores, nos debates do governo para os portos.

O presidente da Federação Nacional dos Portuários (FNP), Eduardo Guterra, destacou a importância do controle estatal na gestão dos portos. “A atividade portuária tem tendência ao monopólio, devido à quantidade de investimentos que exige, por isso, o governo deve cumprir seu papel de administrar e não deixar esse setor prioritário para economia nas mãos do capital” disse.

Além de sindicalista de todo o Brasil, estiveram presentes na Plenária o deputado federal Mauro Mariani do PMDB (SC), o deputado federal Lelo Coimbra PMDB (ES) e o deputado estadual Volnei Marastoni, (Itajaí SC). Os parlamentares declaram apoio à categoria.

Ao participar da mesa de abertura Mariani defendeu a inclusão dos trabalhadores nos debates feitos pelo governo. “Se os empresários estão lá, os trabalhadores também devem estar”, disse ele.

Caso, as decisões do governo para o setor prejudiquem os trabalhadores, os portuários estão unidos e haverá greve conjunta das categorias filiadas as três federações – FNP, FNE, Fenccovib.


                                           Categoria aprova estado de greve. 

Fonte: Assessoria de Comunicação da FNP