expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

ELEIÇÃO FEDERAÇÃO NACIONAL DOS PORTUÁRIOS

No último dia 31 encerramos estatutáriamente, o processo eleitoral que elegeu a direção da FNP para o mandato de 2012/2014. A eleição ocorreu no dia 25/10 e contou com os Sindicatos da nossa base de representação que responderam presencialmente e participativamente ao processo de construção da Chapa “Avançar Com Unidade Para Fortalecer A Luta” liderada pelo companheiro reeleito Eduardo Guterra.

É importante ressaltar a composição da mesma, que, de Manaus a Rio Grande se fizeram representar, e que também, passamos a ter na direção 16 Presidentes de Sindicatos, representando a importância da homogeneidade de nossa categoria.

Outra questão relevante, apesar do número ainda pequeno, é a participação das companheiras portuárias, com três representantes nessa composição, pois, temos a Diretoria para Assuntos da Mulher Portuária, o que significa a necessidade de organizamos uma agenda especifica para o tema e por que não, a realização do 1º Primeiro Encontro Nacional das Mulheres Portuárias?

A posse vai ser no dia 06 de Janeiro. Como sede, concorre, Vitória, Rio de Janeiro e Rio Grande. Já estamos agendados com o DIEESE, para a realização do Planejamento da Direção para 2012, nos dias 05 e 06, culminando com a cerimônia de posse.

O resultado deste processo significa a confiança e a transparência com que a direção vem atuando na defesa do interesse da nossa classe social.

Para a nova Gestão; elencamos abaixo, os pontos principais que serão indicadores fortalecidos nessa nova atuação:


• Informatização da prestação de contas da FNP. Cada sindicato terá uma Senha, poderão acessar a página da empresa contábil que nos assessora, e acompanhar o cumprimento da nossa proposta orçamentária, inclusive com balancetes mensais.

• Criamos a Diretoria para Assuntos dos (as) Trabalhadores (as) Portuários (as) com vínculo nos Operadores Portuários e Terminais Privados. A idéia é unificar a luta por melhores condições de trabalho e acompanhar o desempenho dessas empresas, cobrando contrapartidas sociais.

• Com Subseção Portuária Nacional do DIEESE atuando permanentemente dentro da FNP, diga-se de passagem, a primeira no Brasil, daremos mais subsídios e qualificação na nossa agenda sindical. Projeto de acompanhamento e propostas para a profissionalização, da Gestão das Cias Docas e, Administrações de Portos Delegados á Estados e a Município, e o enfrentamentos das tentativas de privatização, já estão traçados e, em pleno andamento. Também, junto á Diretoria para Assuntos relacionados com o Trabalho Avulso, estaremos monitorando o trabalho portuário, propondo estratégias para enfrentar as tentativas de sua precarização, enfrentado os gananciosos.

• Fortalecer as nossas assessorias realizando seminários específicos sobre as peculiaridades da nossa categoria. Especificamente, ainda no mês de novembro estaremos realizando um encontro com todos os Sindicatos, Associações e a Unnaportus, com o objetivo de traçar uma estratégia nacional para o enfrentamento da questão PORTUS, que está sobre Intervenção, quando definiremos uma agenda de atuação em Brasília, mobilização das bases e, se necessário, paralisações em nível nacional.

Além desses desafios, cumpriremos o nosso papel de diálogo com o setor empresarial, com o Executivo e principalmente, manter a vigilância permanente junto com a CNTT/CUT, nas duas casas do Legislativo para que sejam aprovadas matérias do interesse dos trabalhadores, bem como, o combate àquelas que por ventura sejam prejudiciais aos trabalhadores brasileiros.

Esses são os deveres que definimos como estratégicos e prioritários, independente de tantos outros que com certeza surgirão. Na verdade, esta entidade nova, de somente 58 anos (25/09/53), com sede em Brasília, tem muito que lutar, com inteligência e força, articulada com um movimento sindical legítimo e consciente do seu verdadeiro papel na construção de uma sociedade mais igual e também, de um modelo portuário com mais justiça social.


A Direção