expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

quinta-feira, 5 de maio de 2011

Federação Nacional dos Portuários e DIEESE definem a nova subseção


Reunião define a subseção do DIEESE na FNP. O objetivo da subseção, de acordo com o presidente,Eduardo Guterra, é “poder nos apropriamos das informações do setor portuário, por meio da criação de um banco de dados, usando estes elementos para facilitar nossas ações sindicais”. Além disso, segundo o presidente, “O Comercio exterior é uma atividade estratégia para a economia do nosso país, por isso é fundamental que o movimento sindical tenha o real conhecimento do desempenho do mesmo, até para debater e discutir propostas para a melhoria do setor portuário. O Dieese disponibilizará uma Economista que trabalhará na Federação oito horas, participará de seminários, elaborará documento e relatórios, bem como, acompanhará o Desempenho Portuário no Brasil”. A 1ª Subseção Nacional do Dieese no Setor Portuário significa um salto na qualidade dos nossos argumentos e nas nossas informações, tanto para o movimento sindical, como também para a sociedade civil.
Abaixo as atividades que esta subseção no Setor Portuário poderá desenvolver,:
· organização de bancos de dados sobre o sistema portuário brasileiro e sobre as Companhias Docas;
· estudo das políticas públicas relativas ao setor, em particular as direcionadas para a estrutura, investimentos no setor e das condição de trabalho nas cias. Docas;

· estudos sobre desempenho do setor portuário, evolução e características do emprego, condições de trabalho, remuneração, entre outros;

· estudos sobre outros temas de interesse sindical, tais como política econômica, orçamento de investimentos; orçamento das estatais, finanças das empresas, legislação do setor, modelo e práticas de gestão pública, entre outros;

· apoio ao desenvolvimento de pesquisas socioeconômicas, tais como sobre o perfil de categoria;
· desenvolvimento e execução de seminários de capacitação sobre negociação coletiva, poder aquisitivo dos salários, participação nos lucros ou resultados, planejamento de campanha salarial, entre outros; e


· preparação de subsídios técnicos para encontros, congressos e para a intervenção sindical em eventos.
Para mais informações: Os contatos deverão ser feitos com Clóvis, coordenador geral do DIEESE em Brasília, através do email ou do telefone abaixo:
Clovis@dieese.org.br
Telefone: 61- 8404- 7068


Comunicação FNP
Janara Rodrigues

Ex Ministro dos Portos, Pedro Brito, Será o Novo Diretor da ANTQ.

Por 16 votos a favor e um contra, a indicação seguirá para deliberação do Plenário.

Em audiência pública na comissão de Infraestrutura do Senado, em Brasília, o ex ministro dos portos, Pedro Brito, foi indicado pelo governo federal, para o cargo de diretor da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ). A Federação Nacional dos Portuários e sindicatos filiados de vários estados do país compareceram ao Senado na manhã de hoje para audiência pública.



Com um discurso feito com propriedade no assunto, Pedro Brito destacou pontos estratégicos do setor portuário, como infraestrutura,disse ainda que os portos como Alemanha, Holanda e Bélgica são líderes e se destacam na logística. Para Pedro Brito, dos dez maiores portos do mundo, 6 são chineses e isso não se via há anos atrás e que o Brasil precisa se preparar para as transformações mudanças do comércio global.
Um dos maiores problemas constatados no início de seu mandato como ministro, foi a ausência de planejamento, mas com a criação da SEP pelo governo Lula, esses questões já foram sanadas,entretanto, argumentou que a principais diferenças entre os portos do Brasil com outros portos do mundo são as questões de planejamento, gestão profissional escalas a descentralização administrativa e societária.
O Programa Nacional de Dragagem, segundo Pedro Brito, resolveu o problema de gargalo e calado no país, mas ainda existem burocracias, além da falta de capacidade financeira de alguns portos. Uma das soluções para as complicações enfrentadas hoje,de acordo com ex ministro, é a criação do banco de dados único para tornar mais eficiente o trabalho que é hoje desenvolvido no porto, este tipo de método já é usado em portos de outros países.
Fizeram parte da mesa durante audiência: A senadora, Lúcia Vânia, senador, Flecha Ribeiro e E O ex ministro dos portos, Pedro Brito.
Texto e fotos- Janara Rodrigues- Comunicação FNP