expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

quinta-feira, 29 de março de 2012

Pedro Brito: Falta autonomia à gestão portuária no Brasil



A falta de autonomia da gestão portuária brasileira prejudica o desenvolvimento do setor portuário, defendeu Pedro Brito, diretor da Agência Nacional de Transporte Aquaviário (Antaq), ao participar nesta quinta-feira (28/3) do “II Encontro Nacional de Trabalhadores dos Portos Delegados a Estados e Municípios” em Rio Grande (RS).


Segundo Brito, a centralização das decisões deixa as companhias Docas dependentes e dificulta investimentos em infraestrutura e logística, afetando assim a competitividade dos portos brasileiros.


Para o diretor da Antaq, a falta de autonomia dessas empresas é um empecilho à negociação entre empresas e trabalhadores. Atualmente, as decisões sobre aumento salarial, acordo coletivo, política de cargos e outras que afetam a categoria, devem ser submetidas ao Ministério do Planejamento.


Ao participar do evento, o presidente da Federação Nacional dos Portuários, Eduardo Guterra, ressaltou a importância dos portos delegados para a economia do país. De acordo com Dado da Antaq de 2010 a 2011 a movimentação de cargas nesses portos cresceu 11, 76%.


Guterra acredita que seja necessária a uniformização da gestão desses portos e das condições de trabalho para que se adequem a Lei de Modernização. Hoje os 18 portos vinculados a estado e municípios são concedidos, autorizados ou delegados.


O secretário de Infraestrutura e Logística do Rio Grande do Sul, Beto Albuquerque, ressaltou a importância do porto de Rio Grande para economia do estado. Mas criticou o sistema de rodovias do município pelo excesso de pedágios que encarecem o transporte e conseqüente a mercadoria final. Ele disse ainda que o governo local vai investir em hidrovias e portos internos a fim de promover o desenvolvimento do setor.


O II Encontro Nacional de Trabalhadores dos Portos Delegados a Estados e Municípios, iniciado nesta quinta-feira (29/3) vai até sexta-feira (30/3). Participam do evento trabalhadores portuários de todo o país.


A Federação Nacional dos Portuários (FNP) e o Sindicato dos Trabalhadores nos Serviços Portuários de Rio Grande (Sindiporg/RS) promovem o encontro com objetivo de discutir temas relevantes à categoria e ao setor como: gestão portuária, segurança pública nos portos delegados, investimento público em infraestrutura e logística e relações de trabalho.


Assessoria de Comunicação da Federação Nacional dos Portuários