expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Fotos da Assembléia em Belém do Pará

Federação Nacional dos Portuários e Sindiporto realizaram assembléia para Filiação a CUT , na cidade de Belém ( PA) no dia 16 de setembro.






Fotos: Divulgação Sindiporto- PA.



Lula quer atingir 6 mil km da ferrovia Norte-Sul até 2013

Agência Estado

Depois de visitar uma fábrica de dormentes da Ferrovia Norte-Sul e percorrer 14 quilômetros na estrada de ferro a bordo de uma locomotiva, na divisa de Goiás com Tocantins, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou que no dia 20 de dezembro quer inaugurar o trecho que chega até a cidade de Anápolis em Goiás. "Queremos terminar até 2012 ou 2013 seis mil quilômetros de ferrovia", anunciou Lula em discurso, em meio a aplausos.

Lula prometeu ainda que no dia 30 de outubro anunciará a sequência da Norte-Sul até o município paulista de Estrela do Norte. "Queremos ligar o porto de Itaqui (Maranhão) ao porto de Santos (SP)", declarou Lula, acrescentando que vai estender a ferrovia até Belém. O presidente também anunciou que estará na Bahia na próxima semana para lançar a ferrovia Leste-Oeste, ligando Ilhéus a Figueirópolis, em Tocantins. "Quero fazer como uma espinha de peixe, com ligações para vários Estados", prosseguiu Lula, lembrando que esta obra, que ele mesmo muitas vezes disse que "ligava nada a lugar nenhum", foi lançada em 1987, pelo então presidente José Sarney.

Fonte: Agencia Estado

Os portos públicos e terminais de uso privativo brasileiros movimentaram 182 milhões de toneladas de carga no segundo trimestre de 2010, volume 9,6% s

Os portos públicos e terminais de uso privativo brasileiros movimentaram 182 milhões de toneladas de carga no segundo trimestre de 2010, volume 9,6% superior ao verificado no mesmo período de 2009. Com isso, no primeiro semestre do ano, os portos brasileiros transportaram 344 milhões de toneladas de carga, superando em 11,7% a movimentação verificada nos primeiros seis meses do ano passado. Do total, dois terços do volume movimentado neste ano ocorreu em portos privativos.

Os dados foram divulgados pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq). A Agência estima que a movimentação total de cargas em 2010 deverá atingir a marca de 760 milhões de toneladas, com o crescimento de 3,8% com relação a 2009, quando os portos lidaram com 732 milhões de toneladas de cargas.

A própria agência ressalta, entretanto, que, mesmo com o crescimento, a atividade dos portos deverá ainda ficar aquém das 768,3 milhões de toneladas transportadas em 2008. Foi em setembro daquele ano que a crise internacional ficou mais aguda, com a quebra do banco americano Lehman Brothers.

O balanço da Antaq leva em conta os principais portos marítimos brasileiros e alguns portos fluviais de maior movimentação como o de Manaus (AM).

Fonte: Agência Estado