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terça-feira, 8 de junho de 2010

Cartões eletrônicos para ingresso no Porto de Vitória

A partir de 1º de julho, o acesso das transportadoras de carga e de motoristas autônomos nos portões de entrada de veículos do Cais de Vitória e do Cais de Capuaba somente será permitido por meio de cartões eletrônicos do tipo PVC Smart Card 1k de Memória (86X54 mm), fornecidos pelas empresas operadoras de carga e cadastrados no sistema de registro e controle da Companhia Docas do Espírito Santo (Codesa).



“O Smart Card está sendo cobrado das operadoras de carga para credenciamento de motoristas autônomos e de empresas de transportes que operam no Porto”, ressalta o coordenador de Segurança Portuária do Porto de Vitória, Ruy Cabral de Paula. Segundo ele, o sistema de ingresso para as operações de carga e descarga já está valendo, mas será efetivado a partir de 1º de julho, quando não será mais permitido o acesso sem os cartões eletrônicos fornecidos pela empresas portuárias.



“Já as pessoas que ingressam a pé nas portarias do Porto de Vitória, o procedimento não vai mudar, ou seja, receberão o crachá de identificação como visitante fornecido pela Codesa”, acrescenta Ruy Cabral.



Com a medida, a Codesa segue as diretrizes determinadas no Código Internacional para Proteção de Navios e Instalações Portuárias (ISPS Code) e as orientações das resoluções da Comissão Nacional de Segurança nos Portos, Terminais e Vias Navegáveis (Conportos). “A Codesa estabeleceu o seu Plano de Segurança Pública Portuária, o PSPP do Porto organizado, que consolida os planos de segurança localizados na área do porto organizado”, completa o coordenador de Segurança.



Finalizando, ele sublinha que o usuário deve manter o crachá e a credencial do veículo com os prazos de validade atualizados, pois serão exigidos para verificação.





Com informações: Assessoria de Comunicação Social do Porto de Vitória

Secretaria de Portos recebe selo verde do PAC

Com 70,7% de investimentos executados, totalizando o valor de R$ 463,9 bilhões, número que aumenta significativamente a cada balanço, o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), em seu 10º balanço, confirmou a retomada do planejamento e da execução de obras de infraestrutura que acontecem simultaneamente, em todo o País. A Secretaria de Portos (SEP), informou a Assessoria de Imprensa da pasta, recebeu novamente o selo verde por adequação em todas as obras realizadas no setor portuário.

O balanço, realizado no dia 2 último, com a presença da ministra-chefe da Casa Civil, Erenice Guerra, destacou os investimentos das estatais, do setor privado e do Governo, além de detalhar todas as obras em andamento e já concluídas do Programa.

Na área portuária, foram apresentados os seguintes resultados das obras realizadas com os recursos do PAC:

- Quatro obras foram concluídas: a Repotencialização do Terminal Salineiro de Areia Branca, em Rio Grande do Norte; a Construção da Rampa Roll-On-Off, em Vila do Conde, no Pará; a primeira fase da dragagem de aprofundamento do Porto de Itaguaí, no Rio de Janeiro, e a dragagem do Porto de Recife, em Pernambuco, primeira obra concluída no âmbito do Programa Nacional de Dragagem (PND).

- 13 obras estão em andamento: construção da Avenida Perimetral em Santos, trechos 1 e 2; ampliação dos molhes em Rio Grande, no Rio Grande do Sul; dos berços 201 e 101 em São Francisco do Sul, em Santa Catarina; do cais para contêineres, em Maceió, em Fortaleza; ampliação do píer em Vila do Conde, no Pará; ampliação e adequação do Terminal Salineiro de Areia Branca, além das obras de dragagem que estão acontecendo nos portos de Rio Grande, Santos, Rio de Janeiro, Suape (em Pernambuco), Angra dos Reis (no Rio de Janeiro) e Natal (no Rio Grande do Norte), iniciada na última semana.

- Dentro do Programa Nacional de Dragagem da SEP, que dispõe de R$ 1,6 bilhões, para aprofundar os principais portos do Brasil, 12 contratos já foram assinados e 15 editais de licitação já foram publicados.

Fonte: portogente

Senador da Paraíba fala em apagão e defende investimento privado nos portos

Definitivamente, os portos brasileiros saíram do ostracismo e estão entre os temas mais debatidos em Brasília. Prova disso é que o senador Roberto Cavalcanti (PRB-PB) criticou as autoridades do setor e defendeu o investimento privado nos portos nacionais sob o argumento de que o Brasil está prestes a viver um apagão logístico. A base para suas críticas foi o estudo “Portos Brasileiros: Diagnóstico, Políticas e Perspectivas”, divulgado recentemente pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).

“Existem problemas que só podem ser resolvidos com mais investimentos no setor. Não apenas investimentos públicos, que têm se mostrado insuficientes, mas com a atração de uma quantidade maior de investimentos do setor privado. Enquanto isso, as oportunidades para que investimentos privados aconteçam são tolhidas por um marco legal que não parece estar dando conta do recado”.

O parlamentar também disse que o Brasil perde tempo ao discutir regras para a abertura de novos portos. “Enquanto debatemos se é uma concorrência desleal ou não autorizar o particular a entrar nesse mercado, o estrangulamento dos portos continua a inviabilizar o crescimento econômico de que tanto precisamos. Os portos mais importantes para nossa economia estão trabalhando perigosamente perto do limite operacional”.

Quando questionado sobre a possibilidade de portos privativos tirarem as cargas e a renda de portos públicos como Santos (em São Paulo) e Paranaguá (no Paraná), por exemplo, Roberto Cavalcanti não se dá por vencido. “Duvido que a liberação dessas autorizações para a construção de novos portos cause qualquer tipo de redução do fluxo de caixa dos portos públicos operados em regime de concessão, a não ser a necessária sacudida que o sistema como um todo vai levar pelo aumento da concorrência”.

Reportagwm: Bruno Rios site portogente