A partir de 1º de julho, o acesso das transportadoras de carga e de motoristas autônomos nos portões de entrada de veículos do Cais de Vitória e do Cais de Capuaba somente será permitido por meio de cartões eletrônicos do tipo PVC Smart Card 1k de Memória (86X54 mm), fornecidos pelas empresas operadoras de carga e cadastrados no sistema de registro e controle da Companhia Docas do Espírito Santo (Codesa).
“O Smart Card está sendo cobrado das operadoras de carga para credenciamento de motoristas autônomos e de empresas de transportes que operam no Porto”, ressalta o coordenador de Segurança Portuária do Porto de Vitória, Ruy Cabral de Paula. Segundo ele, o sistema de ingresso para as operações de carga e descarga já está valendo, mas será efetivado a partir de 1º de julho, quando não será mais permitido o acesso sem os cartões eletrônicos fornecidos pela empresas portuárias.
“Já as pessoas que ingressam a pé nas portarias do Porto de Vitória, o procedimento não vai mudar, ou seja, receberão o crachá de identificação como visitante fornecido pela Codesa”, acrescenta Ruy Cabral.
Com a medida, a Codesa segue as diretrizes determinadas no Código Internacional para Proteção de Navios e Instalações Portuárias (ISPS Code) e as orientações das resoluções da Comissão Nacional de Segurança nos Portos, Terminais e Vias Navegáveis (Conportos). “A Codesa estabeleceu o seu Plano de Segurança Pública Portuária, o PSPP do Porto organizado, que consolida os planos de segurança localizados na área do porto organizado”, completa o coordenador de Segurança.
Finalizando, ele sublinha que o usuário deve manter o crachá e a credencial do veículo com os prazos de validade atualizados, pois serão exigidos para verificação.
Com informações: Assessoria de Comunicação Social do Porto de Vitória
0 comentários:
Postar um comentário