expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

terça-feira, 22 de maio de 2012

Seminário discute os desafios da indústria brasileira

Quatro comissões da Câmara realizam hoje (22) e amanhã (23) o seminário "Desafios da Indústria Brasileira Frente à Competitividade Internacional".

Confirmaram presença na abertura do evento, entre outras autoridades e especialistas, o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel; o secretário-executivo do Ministério da Fazenda, Nelson Barbosa; e o vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), José Ricardo Roriz Coelho.

Hoje serão discutidos os seguintes temas:
- Os desafios, a competitividade e o futuro da indústria brasileira;
- A competitividade da indústria manufatureira nacional e o comércio internacional.

Desindustrialização
O presidente da Comissão de Desenvolvimento Econômico, deputado Márcio Reinaldo Moreira (PP-MG), considera o tema um dos mais importantes para o País. Ele destaca que a desindustrialização no Brasil é notória e que as estatísticas da participação da indústria no PIB nacional voltaram a níveis da década de 50. O seminário desta semana, segundo o deputado, deve sugerir soluções para o problema.

"Alguns culpam a política de câmbio, outros culpam a política de juros, outros culpam a política de recursos humanos, outros dizem que a saída é a valorização do que é brasileiro em relação ao que é chinês ou americano. Então, eu acho que é um elenco muito significativo, que tem que resultar até em mudanças no comportamento individual e coletivo da sociedade", disse.

Já o presidente da Comissão de Finanças e Tributação, deputado Antônio Andrade (PMDB-MG), aponta o custo Brasil como a principal desvantagem da indústria nacional.

"Eu acredito que dentro do Congresso, após esse seminário, nós teremos algumas posições a serem tomadas. A energia elétrica brasileira é uma das mais caras do mundo. Acho que devemos desonerar o preço da energia elétrica, que é um insumo usado por toda indústria e pesa muito. A própria folha de pagamento, os juros, acho que daqui desse seminário vamos tirar algumas conclusões a respeito dessa queda do sistema industrial brasileiro", afirmou.

O seminário é uma iniciativa das comissões de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio; de Trabalho, Administração e Serviço Público; de Finanças e Tributação; e de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática.

O seminário será realizado às 9 horas, no auditório Petrônio Portella, no Senado.

Fonte: Agência Câmara de Notícias

Veja programação completa