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quarta-feira, 18 de maio de 2011

Audiência pública trata do Corredor do Mercosul até o Porto do Rio Grande



O superintendente do Porto do Rio Grande, Dirceu Lopes, participou, na tarde desta segunda-feira, de uma audiência pública realizada pela Comissão do Mercosul e Assuntos Internacionais da Assembleia Legislativa, em São Luiz Gonzaga. A temática da audiência foi “Debater sobre a possibilidade de implantação do porto seco, em São Luiz Gonzaga, com a consequente criação do corredor do Mercosul em direção ao Porto do Rio Grande”.


A abertura da audiência foi realizada pelo presidente da comissão, deputado estadual Mano Changes, que agradeceu a presença do superintendente do porto por entender a importância deste debate que visa melhorar a logística do RS. “Hoje nós temos um grande investimento no nosso porto, que está sendo preparado para ser um dos melhores do mundo”, disse o deputado.
Dirceu Lopes destacou em sua fala que as melhorias no porto por parte do governo federal fazem com que o porto tenha que prestar serviço para o sul do estado, mas também para o Brasil e o Mercosul.


O superintendente ressaltou ainda que é necessário que os modais se complementem. “É preciso qualificar os modais, mas não no ponto de vista da substituição, e sim da complementaridade”, afirmou.

Estiveram presentes também na audiência pública, alguns deputados, prefeitos dos municípios da região das Missões e o presidente da Câmara de Vereadores de São Luiz Gonzaga.


Fonte: A Tribuna On Line

Foto: Divulgação



Porto do Itaqui bate recorde em movimentação de fertilizantes



Mais um recorde de produtividade foi contabilizado no Porto do Itaqui. A movimentação do granel sólido fertilizante superou a média praticada no porto maranhense até então, subindo de 4,1 mil toneladas por dia para 8,1 mil t por dia.

O produto foi descarregado do navio Gloriosa, de bandeira panamenha, que atracou dia 2 de maio no berço 102. O recorde foi registrado pela Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap) no último relatório de Movimentação de Cargas e Navios.


O documento, elaborado pela Diretoria de Operações (DOP) da empresa portuária, destaca os números, apesar do período chuvoso. “O fertilizante é uma carga que não pode ser operada na chuva. Mesmo com 20% de mau tempo no total de horas de atracação do navio, conseguimos realizar uma operação eficiente. O comprometimento dos clientes e operadores portuários foi fundamental para concluir o descarregamento com sucesso”, explicou Rafael Souza de Vasconcelos, responsável na Emap pelo gerenciamento operacional na área primária. Para o gestor, esse tipo de recorde só é possível quando existe congruência entre cliente, operador portuário, espaço disponível para a carga e condições de transporte.


O descarregamento foi realizado pelos operadores portuários Brazil Marítima, Costa Norte e Companhia Operadora Portuária do Itaqui (Copi), com a utilização de guindastes, grabs, funis, balanças da Emap e caminhões para o transporte do produto.


“Não é a primeira vez que alcançamos bons números com fertilizante. O trabalho dos agentes que atuam na área operacional do Porto do Itaqui de otimização da logística portuária para potencializar a produtividade dos berços é diário”, frisou Rafael Vasconcelos.


De janeiro a abril deste ano, 192,58 mil toneladas de fertilizantes foram movimentadas no Itaqui. Se comparado ao mesmo período do ano passado, quando foram descarregadas 82,83 mil toneladas, o crescimento das operações com esse tipo de granel sólido cresceu 132%, 109 mil t a mais que no primeiro quadrimestre de 2010. No total das operações, 669,13 mil toneladas foram movimentadas nos berços do Porto do Itaqui no ano passado.