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segunda-feira, 19 de julho de 2010

Santos Brasil lança projeto cultural 'O Porto de Santos e a História do Brasil'

De A Tribuna On-line



A operadora Santos Brasil lançará na próxima quinta-feira, às 18h30, o projeto cultural "O Porto de Santos e a História do Brasil" no Teatro Guarany, no Centro de Santos. A iniciativa tem como objetivo resgatar a importância histórica do complexo e valorizar o papel da Baixada no desenvolvimento do País. A empresa opera desde 1997 o maior terminal de contêineres do Brasil, no cais santista.

O projeto foi desenvolvido em parceria com a Netropica Editora Multimídia e é voltado para estudantes de mais de 300 instituições de ensino do Estuário de Santos. O programa é composto por um documentário, produzido pela Lei de Incentivo à Cultura, um manual para auxiliar o professor para utilização do filme em sala de aula, e um Guia de Referências Históricas, Turísticas e Culturais, que reúne os principais patrimônios e atrativos da região.

Com esta ação, a Santos Brasil espera contribuir com a educação de novas e futuras gerações.

Lula assina MP para facilitar obras nos aeroportos da Copa de 2014

Globoesporte.com




O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou nesta segunda-feira medida provisória para reduzir a burocracia e facilitar o financiamento de obras destinadas ao Mundial de 2014 e aos Jogos Olímpicos de 2016. O documento deve priorizar investimentos em sete portos, a um custo de R$ 740 milhões, e obras em 13 aeroportos, que devem consumir R$ 5,5 bilhões em recursos.

A MP flexibiliza limites de endividamento das cidades-sede da Copa e permite a liberação de recursos para obras de infraestrutura urbana com maior agilidade as governos envolvidos com os eventos. Ela também faz com que o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) trate como prioridade a análise e concessão de financiamentos aos empreendimentos vinculados aos jogos.

Além de Lula e do vice-presidente da República, José Alencar, participaram da assinatura da MP o presidente do Comitê Rio 2016, Carlos Arthur Nuzman, e o presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ricardo Teixeira. Representantes das cidades-sede do Mundial de 2014, governadores, e integrantes de áreas do governo envolvidas nos jogos também acompanharam a cerimônia realizada no Palácio do Itamaraty, em Brasília.

Primeiro a discursar, o ministro dos Esportes, Orlando Silva, fez questão de afirmar que as mudanças previstas na MP ampliam a capacidade de endividamento das cidades envolvidas nos jogos, mas não interferem nas regras previstas pela Lei de Responsabilidade Fiscal. “Antes que os desavisados digam alguma coisa, a medida provisória não muda a Lei de Responsabilidade Fiscal. Ela altera outra medida que vai significar mais investimentos em infraestrutura, mais capacidade de contratar financiamentos para os investimentos necessários que o nosso país vai precisar. É um dia muito importante”, afirmou Silva.

Recursos

Segundo informações da Casa Civil, além dos recursos do PAC para o setor portuário, o governo federal pretende investir R$ 740 milhões em sete portos: Salvador, Recife, Natal, Fortaleza (Mucuripe), Santos, Rio de Janeiro e Manaus.

Já os investimentos em aeroportos totalizam R$ 5,5 bilhões. O montante será usado para obras em torres de controle, pátios, pistas e modernização tecnológica dos sistemas operacionais. Os recursos destinam-se a 13 aeroportos: Belo Horizonte, Brasília, Cuiabá, Curitiba, Fortaleza, Manaus, Natal, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo (Guarulhos e Viracopos).

O BNDES disponibiliza uma linha de financiamento para a construção de estádios e obras no entorno de até 75% do valor do projeto, limitado a R$ 400 milhões. Já as ações de mobilidade urbana contam com recursos do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), liberados por meio do Programa Pró-Transporte, para Veículo Leve sobre Trilhos, Monotrilho e “Bus Rapid Transit”, corredores de ônibus e sistemas de monitoramento.

O BNDES e os Fundos Constitucionais também disponibilizam uma linha de financiamento de R$ 2 bilhões para reforma e ampliação da rede hoteleira nas cidades-sede e nos principais destinos turísticos do país.

Exigências da FIFA

O conjunto de ações assinados por Lula faz parte da “Matriz de Responsabilidades para a Copa do Mundo de 2014”, termo de compromisso firmado em janeiro deste ano, entre a União, os estados e os municípios que vão sediar os jogos. Inicialmente, mobilidade urbana e estádios foram os temas contemplados. Agora, o governo inclui portos e aeroportos entre os eixos de prioridade.

Adotar a Matriz de Responsabilidade para planejar os empreendimentos é uma das exigências da Federação Internacional de Futebol (FIFA) aos países que organizam o Mundial. O compromisso define as atribuições de cada ente federado na preparação da Copa: elaboração de projetos, definição de recursos, cronogramas e prazos das obras. Cabe aos estados e municípios executar e custear as obras associadas às competições esportivas – mobilidade urbana, estádios e entorno, arredores de aeroportos e terminais turísticos portuários. O governo federal é responsável pelas obras em terminais de passageiros, pistas e pátios de aeroportos, além de terminais turísticos em portos.

Obras no Porto do Rio vão gerar 1 milhão de empregos

Rio - Os investimentos de R$ 3,5 bilhões, feitos com o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), para obras na Zona Portuária vão gerar 1,050 milhão de empregos. Essa é a previsão do ministro de Trabalho, Carlos Lupi, que anunciou a projeção, ontem, durante assinatura do repasse à prefeitura.
O dinheiro vai ser usado na demolição da Perimetral, recuperação de 40 quilômetros e construção de túneis entre a Praça Mauá e a Av. Rodrigues Alves.

Fonte:O Dia Online

Um Portuário Parlamentar





O Vereador da cidade de Japeri no estado do Rio de Janeiro, Jorge Dantas, Concedeu entrevista a Federação Nacional dos Portuários.


Membro da Direção do Sindicato dos Portuários do Rio de Janeiro foi Presidente da Associação dos Guardas Portuários do Estado do Rio de Janeiro e Presidente da Associação Nacional dos Guardas Portuários, Líder da Bancada do PT na Câmara e Presidente da Comissão de Obras e Transporte da Câmara Municipal de Japeri. Com esta experiente trajetória, Dantas ressaltou a importância de se ter no parlamento um trabalhador portuário. Abaixo segue entrevista:


FNP: Qual a importância de termos um portuário no parlamento?

Dantas: Nós Portuários passamos vários anos sem perceber o quanto era importante termos uma voz no parlamento, é importante salientar que todas as questões portuárias são discutidas também no âmbito legislativo, seja municipal, estadual e federal, por isso acredito ser importantíssimo nos conscientizarmos da importância da representação parlamentar portuária.


FNP:Como você analisa a proposta de extinção da SEP (Secretária Especial de Portos) pelo candidato Serra?

Dantas: Acredito que a política Neoliberal e entreguista implementada pelo governo FHC ( PSDB), foi um desastre para os Portos e para o nosso País, quando um candidato a presidência faz este tipo de declaração, apenas demonstra seu total despreparo e desconhecimento no setor portuário, e conseqüentemente de quanto avançamos com a criação da SEP.




FNP:xistem setores empresariais que defendem as privatizações das Companhias DOCAS?


Dantas: As Autoridades Portuárias são os olhos do Estado, não há como o Governo Federal exercer um controle efetivo dos portos brasileiros sem a presença das Cia DOCAS ( Autoridades Portuárias), e é muito claro, pelo menos para mim, que o controle deve ser do Estado.


FNP: Como você analisa a questão da segurança nos Portos Brasileiros?


Dantas: Muito se avançou no Governo Lula, mas há muito que se corrigir, principalmente tratando-se de áreas de fronteiras e de entrada de pessoas e mercadorias para o nosso País, acredito que ainda não foi dado o devido tratamento a questão segurança pública portuária, ha de se formular um novo modelo em conjunto com a SEP e os Sindicatos sobre este tema, pois o há muitas políticas para o Porto Carga e poucas para o Porto Segurança.

FNP: O Presidente Lula autorizou um repasse de 400 milhões ao PORTUS e isso não se tornou realidade. Qual a colaboração que você pode dar?


Dantas: A minha colaboração será no sentido de, sendo um parlamentar portuário e também membro do Partido dos Trabalhadores, buscar junto ao Governo e aos nossos pares uma solução que nos contemple, uma vez que também faço parte do Portus, e como a maioria dos portuários acredito na disposição e sensibilidade deste Governo nas questões dos trabalhadores.

FNP: Qual o papel do movimento sindical na atual conjuntura política do Brasil?

Dantas: O papel que percebo é diferente de algum tempo atrás quando não tínhamos um governo que dialogava com os movimentos, era truculento, mas hoje temos um governo que abre as portas, então o movimento sindical tem um papel fundamental no contraponto das discussões do governo, nas mobilizações, nas articulações e até mesmo na hora de pressionar a favor dos trabalhadores, um papel mais de articulação do que radical.



Assessoria de Comunicação FNP
Janara Rodrigues

Contato:
61- 3322-3146
61- 3323-5779 fax
comunicacaofnp@terra.com.br

Dragagem será retomada após três dias de suspensão

De A Tribuna On-line



Após três dias de suspensão, a dragagem de aprofundamento do Porto de Santos será retomada às 11h30 desta segunda-feira, no trecho que vai da Fortaleza da Barra até o Ferry Boat. As obras foram paralisadas na última sexta-feira, devido ao mau tempo que atingiu a região e poderia provocar ondas de até quatro metros. Com o retorno dos trabalhos, o canal de acesso ao complexo volta a ser interditado, já que o local não permite a passagem de duas embarcações ao mesmo tempo.

As obras no trecho começaram na quinta-feira passada pela draga chinesa Xin Hai Hu, a maior a operar em águas brasileiras. O navio tem capacidade para 13 mil metros cúbicos. A embarcação está no complexo desde o último dia 18 de março e chegou para complementar os trabalho das Hang Jung 5001, que também atua na dragagem de aprofundamento do cais santista, iniciada em 21 de fevereiro. O objetivo do serviço é elevar dos atuais 13 para 15 metros a profundidade do canal.

Apesar da suspensão das obras por três dias, a Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), garantiu que não haverá atraso na finalização do processo. A previsão é que seja encerrado na próxima quinta-feira.

Confira os dias e horários de interdição para realização do serviço:

- dia 19 | das 11h30 às 15h30
- dia 20 | das 13h30 às 17h30
- dia 21 | das 5h30 às 11h30
- dia 22 | das 5 às 11 horas

SEP apresenta Projeto de Cabotagem em Fortaleza

Em processo de implementação, o Projeto de Incentivo à Cabotagem (PIC), que consiste na maior integração de portos regionais, será discutido durante o primeiro workshop, que acontecerá na próxima terça-feira (20), em Fortaleza. A Secretaria de Portos (SEP) afirma que essa dinâmica minimiza o custo da operação e melhora a logística dos portos nacionais.


Na oportunidade, o Coordenador Geral de Gestão da Informação da SEP, Luiz Hamilton Lima Mendonça apresentará o modelo ideal de utilização do transporte de cabotagem sob o enfoque da realidade do Estado do Ceará. Serão identificadas as cargas potenciais na área de influência do Porto do Mucuripe, bem como a elaboração de um cronograma de ações para o incremento da cabotagem a partir de Fortaleza. Para isso, estarão presentes no workshop os operadores portuários do Porto do Mucuripe e representantes de mais de 40 sindicatos ligados à exportação/importação de mercadorias.

O objetivo do PIC é incrementar a cabotagem entre os portos do Brasil, aumentando a participação do modal aquaviário na matriz de transporte brasileiro, a exemplo do que já acontece na Europa. Atualmente, o modal rodoviário concentra 58% do transporte de cargas no Brasil, contra 25% de representação do modal ferroviário e 17% de representação do modal aquaviário.


No Porto do Mucuripe, administrado pela Companhia Docas do Ceará (CDC), a cabotagem representa 58% da movimentação de cargas registradas no primeiro semestre de 2010, totalizando 1.167.988 toneladas, entre Granel Líquido e Carga Geral Conteinerizada, sendo 1.090.623 toneladas de Cabotagem de Importação e 77.365 toneladas de Cabotagem de Exportação. Ao todo, o Porto do Mucuripe movimentou no primeiro semestre de 2010 o montante de 2.023.423 toneladas, entre Granel Líquido, Granel Sólido e Carga Geral, registrando crescimento de 26,52% em relação ao mesmo período do ano passado.


Fonte: Porto Gente

Cadastro da Estiva terá nova escala a partir desta segunda-feira

De A Tribuna On-line



Cerca de mil estivadores que atuam no Porto de Santos sob a condição de cadastrados vão receber a partir desta segunda-feira um novo número de turma e chamada. A mudança é um passo decisivo rumo à adoção completa da escala eletrônica no Porto de Santos.

Segundo o chefe de escalação do Ogmo, Alfredo Calo, hoje existem 20 turmas de estivadores, cada uma delas com 137 homens. Os cerca de mil cadastrados estão fora dessa listagem.

“Eles entrarão nas 20 turmas. Terão um novo número. Serão chamados por esse número e precisarão respeitá-lo, uma coisa que a maioria deles não faz hoje em dia”.

A mudança entrará em vigor na escalação das 13h e valerá para os três pontos do Ogmo espalhados pelo cais.

Cadastro

Os trabalhadores já podem adquirir seus números através do endereço eletrônico do Ogmo. No item Diversos do Menu, os TPAs vão encontrar a indicação Consultar turma.

Ao clicar nessa opção, deverão inserir o número do cartão de identificação. Em seguida, as informações serão apresentadas pelo sistema.

A implantação da escalação eletrônica é necessária para que o complexo santista receba a Declaração de Cumprimento do ISPS Code, código internacional de segurança, que deveria ter sido implantado em 2004. Entre as exigências para que o Porto tenha a certificação, também está uma maior rigidez no acesso ao cais.