expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

segunda-feira, 19 de julho de 2010

Um Portuário Parlamentar





O Vereador da cidade de Japeri no estado do Rio de Janeiro, Jorge Dantas, Concedeu entrevista a Federação Nacional dos Portuários.


Membro da Direção do Sindicato dos Portuários do Rio de Janeiro foi Presidente da Associação dos Guardas Portuários do Estado do Rio de Janeiro e Presidente da Associação Nacional dos Guardas Portuários, Líder da Bancada do PT na Câmara e Presidente da Comissão de Obras e Transporte da Câmara Municipal de Japeri. Com esta experiente trajetória, Dantas ressaltou a importância de se ter no parlamento um trabalhador portuário. Abaixo segue entrevista:


FNP: Qual a importância de termos um portuário no parlamento?

Dantas: Nós Portuários passamos vários anos sem perceber o quanto era importante termos uma voz no parlamento, é importante salientar que todas as questões portuárias são discutidas também no âmbito legislativo, seja municipal, estadual e federal, por isso acredito ser importantíssimo nos conscientizarmos da importância da representação parlamentar portuária.


FNP:Como você analisa a proposta de extinção da SEP (Secretária Especial de Portos) pelo candidato Serra?

Dantas: Acredito que a política Neoliberal e entreguista implementada pelo governo FHC ( PSDB), foi um desastre para os Portos e para o nosso País, quando um candidato a presidência faz este tipo de declaração, apenas demonstra seu total despreparo e desconhecimento no setor portuário, e conseqüentemente de quanto avançamos com a criação da SEP.




FNP:xistem setores empresariais que defendem as privatizações das Companhias DOCAS?


Dantas: As Autoridades Portuárias são os olhos do Estado, não há como o Governo Federal exercer um controle efetivo dos portos brasileiros sem a presença das Cia DOCAS ( Autoridades Portuárias), e é muito claro, pelo menos para mim, que o controle deve ser do Estado.


FNP: Como você analisa a questão da segurança nos Portos Brasileiros?


Dantas: Muito se avançou no Governo Lula, mas há muito que se corrigir, principalmente tratando-se de áreas de fronteiras e de entrada de pessoas e mercadorias para o nosso País, acredito que ainda não foi dado o devido tratamento a questão segurança pública portuária, ha de se formular um novo modelo em conjunto com a SEP e os Sindicatos sobre este tema, pois o há muitas políticas para o Porto Carga e poucas para o Porto Segurança.

FNP: O Presidente Lula autorizou um repasse de 400 milhões ao PORTUS e isso não se tornou realidade. Qual a colaboração que você pode dar?


Dantas: A minha colaboração será no sentido de, sendo um parlamentar portuário e também membro do Partido dos Trabalhadores, buscar junto ao Governo e aos nossos pares uma solução que nos contemple, uma vez que também faço parte do Portus, e como a maioria dos portuários acredito na disposição e sensibilidade deste Governo nas questões dos trabalhadores.

FNP: Qual o papel do movimento sindical na atual conjuntura política do Brasil?

Dantas: O papel que percebo é diferente de algum tempo atrás quando não tínhamos um governo que dialogava com os movimentos, era truculento, mas hoje temos um governo que abre as portas, então o movimento sindical tem um papel fundamental no contraponto das discussões do governo, nas mobilizações, nas articulações e até mesmo na hora de pressionar a favor dos trabalhadores, um papel mais de articulação do que radical.



Assessoria de Comunicação FNP
Janara Rodrigues

Contato:
61- 3322-3146
61- 3323-5779 fax
comunicacaofnp@terra.com.br

0 comentários:

Postar um comentário