expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

segunda-feira, 19 de julho de 2010

SEP apresenta Projeto de Cabotagem em Fortaleza

Em processo de implementação, o Projeto de Incentivo à Cabotagem (PIC), que consiste na maior integração de portos regionais, será discutido durante o primeiro workshop, que acontecerá na próxima terça-feira (20), em Fortaleza. A Secretaria de Portos (SEP) afirma que essa dinâmica minimiza o custo da operação e melhora a logística dos portos nacionais.


Na oportunidade, o Coordenador Geral de Gestão da Informação da SEP, Luiz Hamilton Lima Mendonça apresentará o modelo ideal de utilização do transporte de cabotagem sob o enfoque da realidade do Estado do Ceará. Serão identificadas as cargas potenciais na área de influência do Porto do Mucuripe, bem como a elaboração de um cronograma de ações para o incremento da cabotagem a partir de Fortaleza. Para isso, estarão presentes no workshop os operadores portuários do Porto do Mucuripe e representantes de mais de 40 sindicatos ligados à exportação/importação de mercadorias.

O objetivo do PIC é incrementar a cabotagem entre os portos do Brasil, aumentando a participação do modal aquaviário na matriz de transporte brasileiro, a exemplo do que já acontece na Europa. Atualmente, o modal rodoviário concentra 58% do transporte de cargas no Brasil, contra 25% de representação do modal ferroviário e 17% de representação do modal aquaviário.


No Porto do Mucuripe, administrado pela Companhia Docas do Ceará (CDC), a cabotagem representa 58% da movimentação de cargas registradas no primeiro semestre de 2010, totalizando 1.167.988 toneladas, entre Granel Líquido e Carga Geral Conteinerizada, sendo 1.090.623 toneladas de Cabotagem de Importação e 77.365 toneladas de Cabotagem de Exportação. Ao todo, o Porto do Mucuripe movimentou no primeiro semestre de 2010 o montante de 2.023.423 toneladas, entre Granel Líquido, Granel Sólido e Carga Geral, registrando crescimento de 26,52% em relação ao mesmo período do ano passado.


Fonte: Porto Gente

0 comentários:

Postar um comentário