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sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Direção dos Portos de Paranaguá e Antonina apresenta projetos de expansão

Noticiário cotidiano - Portos e Logística Sex, 25 de Fevereiro de 2011 07:45

Representantes da imprensa do litoral do Paraná participaram, na manhã desta quinta-feira (24), em Paranaguá, de um café da manhã com a direção dos Portos de Paranaguá e Antonina. Profissionais de 20 veículos de comunicação – entre rádio, jornais, revistas, blogs e TV – estiveram na sede administrativa do Porto de Paranaguá para conhecer o superintendente Airton Vidal Maron e os diretores da autarquia: Lourenço Fregonese, diretor empresarial; Paulinho Dalmaz, diretor técnico; Paulo Scalco, diretor do Porto de Antonina, Carlos Roberto Frisoli, diretor administrativo-financeiro; e Maurício Sá de Ferrante, procurador jurídico.

“O objetivo deste encontro é promover uma integração desta administração com a imprensa local, para que, juntos, possamos transmitir com rapidez e fidelidade à população informações dos portos paranaenses”, disse o superintendente.

POSITIVO -

Maron ressaltou ainda aos jornalistas o momento positivo que os portos paranaenses vivem, com projetos de expansão sendo realizados, aumento na movimentação de mercadorias e solução de antigos problemas.

“O governador Beto Richa demonstrou, desde que assumiu, sua preocupação e compromisso com o Porto de Paranaguá. Já determinou de imediato ações que estão surtindo efeito e que aumentaram a confiança dos operadores nos nossos portos. O aumento na movimentação de mercadorias é reflexo disso”, afirmou.

Durante o encontro, Maron lançou a nova logomarca da Appa. O desenho, feito pelo portuário e artista plástico Dartagnan Gonçalves Lagos, foi instituído como logomarca em novembro de 1979 e utilizado até 2003. Agora, a logomarca passou por uma modernização e volta a ser utilizada como a marca oficial dos portos paranaenses. “Esta é a marca com que o portuário se identifica, nossa logomarca histórica”, disse Maron.

RECEPTIVIDADE –

A jornalista Aline Benvenutti, editora-chefe do jornal Folha do Litoral, avaliou como positiva a iniciativa da Appa. “Foi uma das melhores iniciativas promovidas pela Appa. Pudemos tratar de assuntos como a dragagem, a safra, o EIA/Rima, temas que devem ser repassados à população de forma que contribua com o dia a dia da comunidade da região e de todo Paraná”, disse.

Para Flávio Petruy, âncora do jornal Rede Notícias, da FM Ilha do Mel, a aproximação da imprensa com a direção do Porto facilita o trabalho dos jornalistas na cobertura diária das informações. “Esta iniciativa contribui com o nosso trabalho. A Appa é importante não só em Paranaguá como no litoral e em todo o Paraná”, afirmou.

Rafael Fraga, editor do jornal Litoral em Páginas, parabenizou a Appa pela iniciativa. “Ao trazer a imprensa até o Porto, a Appa está se aproximando da população. Esperamos que este seja o primeiro de muitos encontros”, disse.

A Appa adota a maior transparência possível na transmissão de informações sobre os portos paranaenses à imprensa e comunidade em geral. Além do site da Appa (www.portosdoparana.pr.gov.br), a autarquia divulga suas informações pelo Twitter (@portosPR) e também pelo Facebook.


Fonte: O Estado do Paraná

Hoje (25) tem encontro de aposentados no SUPORT-BA

25/02/2011 08:00
Estarão reunidos no salão do SUPORT-BA, hoje (25), às 9h, portuários aposentados. O encontro será promovido pela Associação dos Aposentados, que tratará de temas do interesse da categoria.

Com Informações Assessoria de Comunicação SUPORT-BA

Lei de Modernização chega aos 18 anos dividindo opiniões

Da Redação

A Lei nº 8.630, de Modernização dos Portos, chega a seus 18 anos de implementação hoje, dividindo opiniões quanto à eficiência de sua aplicação. O texto definiu novas regras para a exploração dos portos organizados e das instalações portuárias brasileiras.
Sancionada em 25 de fevereiro de 1993, pelo então presidente Itamar Franco (hoje, senador pelo PPS de Minas Gerais), a lei foi uma tentativa da União de iniciar uma nova fase no comércio exterior brasileiro e resolver antigos problemas no gerenciamento dos portos e da mão de obra do setor.

Para especialistas ouvidos por A Tribuna, os pontos mais positivos da lei são exatamente aqueles que mais devem ser melhorados, pontualmente, as criações do Conselho de Autoridade Portuária (CAP) e do Órgão Gestor de Mão de Obra (Ogmo). Este último atua na distribuição do serviço aos trabalhadores portuários autônomos, cuidando também de seus pagamentos e programas de qualificação. Já o CAP reúne entidade diretamente envolvidas nas atividades do setor. O conselho funciona como um fórum consultivo e deliberativo do universo portuário.
Confira a matéria completa na edição impressa desta sexta-feira, em A Tribuna
Fonte: Atribuna On Line

Porto e metrô expandidos

Porto e metrô expandidos
Portos e Logística

Sex, 25 de Fevereiro de 2011
Enquanto cobrava dos secretários estaduais maior celeridade na conclusão e um calendário de inauguração das obras no Ceará, o governador Cid Gomes anunciou ontem, durante reunião de avaliação do Monitoramento de Ações e Projetos prioritários (Mapp), que irá investir R$ 420 milhões, em novas obras de ampliações do Porto do Pecém. Em paralelo, disse que negocia com o governo Federal, a inclusão no PAC 2, de R$ 1,3 bilhão para o Cinturão das Águas, e no PAC da Mobilidade Urbana, outros R$ 3 bilhões, para instalação da linha leste do Metrô de Fortaleza.

Conforme detalhou o secretário estadual de Infraestrutura, Adail Fontenele, R$ 200 milhões estão previstos para serem aplicados na construção de uma segunda ponte, de 1.600 metros no Porto, enquanto outros R$ 140 milhões serão destinados à ampliação em 250 metros do paredão, o que irá permitir a instalação de um novo pier para atracação de mais um navio. Outros R$ 80 milhões serão aplicados na pavimentação da ponte já existente, no Complexo Portuário do Pecém.

Com o alargamento do quebra mar, explicou o secretário, a nova área será destinada ao fluxo de placas de aço. "O governador autorizou fazer a licitação", anunciou Fontenele, cuja pasta ocupou a manhã inteira de exposições de projetos e obras na reunião do Mapp, ontem. Segundo ele, o projeto é do consórcio RAM-Planave, o mesmo que fez o do Terminal de Múltiplo uso (Tmut). "Esperamos gastar este ano, com os processos de licitação e com o EIA-Rima (estudos e relatórios de impactos ambientais), porque precisamos está com isso pronto em 2013", sinalizou o secretário.

Tatuzão

Para a linha leste do Metrofor, que terá 12 quilômetros de extensão, ligando o Centro de Fortaleza ao Fórum Clóvis Beviláqua, no bairro Edson Queiroz, Cid Gomes disse que pleiteia, no PAC da Mobilidade Urbana, R$ 3,033 bilhões. Conforme explicou, a nova linha será totalmente subterrânea às avenidas Santos Dumont, Sebastião de Abreu e Washington Soares.

"A nova linha terá 12 estações, partindo da Chico da Silva (no centro), passando pela Catedral, Colégio Militar, Ceart, Nunes Valente, Leonardo Mota, Otávio Lobo (no Oásis), Cidade 2000, Centro Bárbara de Alencar (Palácio Iracema), Centro de Eventos e Fórum Clóvis Beviláqua", enumerou, uma a uma, o governador.

Demonstrando entusiasmo com o projeto, Cid disse que a obra será realizada por uma máquina especial, denominada Shield, que corta o subsolo como um "tatuzão", sem gerar prejuízos na superfície e que permite deixar os túneis prontos. Ele ressaltou que, como o PAC da Mobilidade só prevê R$ 2,4 bilhões para o Ceará, ele pretende dividir o empreendimento em dos blocos: o de obras, estimado nesse valor, será feito com recursos públicos, enquanto os trens, e os sistemas eletroeletrônicos, de energia, ventilação seriam executados e financiados por meio de uma Parceria Público Privada (PPP).

Cinturão das águas

Já para o Cinturão das Águas, projeto que prevê a interligação futura de bacias e do Rio São Francisco aos demais reservatórios hídricos no Estado, ele disse que pleiteando R$ 1,3 bilhão, sendo R$ 600 milhões à primeira fase. "A ideia é abastecer 92% da população do Ceará com água", prevê Cid.

Fonte: Diário do Nordeste (CE)/CARLOS EUGÊNIO

CAP de Imbituba incita empresas portuárias à qualificação da mão de obra

Nesta quinta-feira (24), o Conselho de Autoridade Portuária do Porto de Imbituba (SC) realizou mais uma reunião. A ocasião foi marcada pela explanação do Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SEST-Senat) quanto ao início dos trabalhos em parceria com o porto catarinense para a aplicação de questionários junto às empresas portuárias com o objetivo de traçar um diagnóstico atual e futuro de transportes, dado o acelerado crescimento da cidade motivado pela expansão portuária.

A partir daí, o intuito é treinar e capacitar profissionais do ramo para adequar as empresas que prestam estes serviços às normas que garantem a qualidade do trabalho desempenhado. Além disso, por meio dos cursos será possível certificar os trabalhadores a fim de que as empresas contratantes exijam o treinamento e a capacitação de profissionais como forma de garantia de qualidade dos serviços. A parceria se estabelece também com a finalidade de assegurar as condições de trabalho dos motoristas e operadores envolvidos, ou seja, promover diversos benefícios aos trabalhadores e suas famílias, tais como atividades de lazer, tratamentos odontológicos, médico em várias especialidades, psicológico e de fisioterapia.

Com informações da Assessoria de Imprensa do Porto de Imbituba (SC)