expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Área sindical dos portos vê com desconfiança troca de nomes na SEP

O novo ministro dos Portos, Leônidas Cristino, assumirá a pasta em 1º de janeiro sob forte clima de desconfiança com o movimento sindical do setor portuário. Os sindicalistas ainda não entenderam os motivos que levaram a presidenta eleita Dilma Rousseff a referendar a indicação feita pelo PSB e, em especial, pelo governador do Ceará, Cid Gomes, amigo pessoal de Leônidas.
* Autoridades portuárias pedem a Leônidas a manutenção do trabalho de Pedro Brito * Internautas do PortoGente comentam indicação de Leônidas Cristino




“Estou indignado, pois o trabalho do ministro Pedro Brito deveria ter continuidade. Este é um grave indício do que poderá vir a ser a relação do Governo Federal com os portos brasileiros. Não condeno o novo ministro, mas não aceito que o indiquem sem ouvir os trabalhadores. Nada contra ele, mas tudo contra a indicação política”, critica o presidente do Sindicato dos Operários Portuários de Santos (Sintraport), Robson Apolinário.



Outro sindicalista que não gostou da troca de comando na Secretaria de Portos (SEP) foi o presidente da Federação Nacional dos Conferentes e Consertadores de Carga e Descarga, Vigias e Trabalhadores de Bloco (Fenccovib), Mário Teixeira. Ele reclamou da chegada de alguém sem experiência ao posto mais importante do setor portuário.

“Os portos são sui generis, técnicos ao extremo e que não se podem deixar levar por questões políticas e pessoais.”
O sindicalista torcia para que Pedro Brito seguisse no comando da Secretaria de Portos (SEP). Com a mudança oficializada, ele já aproveita para fazer um pedido ao futuro ministro Leônidas Cristino. “Queremos de volta as comissões tripartites que se reuniram com frequência na SEP. As reuniões acabaram e o trabalhador não é mais ouvido. A gente tinha voz ativa nos últimos três anos nos portos e precisamos disso de volta”.

Fonte: Porto Gente

Bruno Rios reportagem

Portuários cobram de novo ministro gestão profissional nos portos


Matéria Publicada no site PortoGente







Texto publicado em 03 de Janeiro de 2011 - 01h39 Bruno Rios reportagem





O presidente da Federação Nacional dos Portuários (FNP), Eduardo Guterra, já cobra do novo ministro dos Portos gestão profissional à frente das Autoridades Portuárias. Guterra, que era simpático à manutenção de Pedro Brito na Secretaria de Portos (SEP), criticou a demora da equipe de transição da presidenta Dilma Rousseff para anunciar o nome de Leônidas Cristino.


*“A indefinição das últimas semanas foi ruim demais para o setor como um todo. Ao menos, agora que tudo foi definido, temos que acreditar na figura do indicado e, se necessário, cobrar os resultados que julgamos ser necessários. Queremos gestão profissional, com mais investimentos públicos.”


Guterra acredita que houve um acerto ao não se permitir a junção dos aeroportos na lista de competências e responsabilidades de Leônidas Cristino.


“O que tem de ser feito é o fortalecimento da SEP no geral, com concurso público e convocação de técnicos para seu quadro, com visão apurada de logística para baratear custos e discutir de forma honesta e igual as relações de trabalho conosco. Isso é política mesmo e o que interessa é ir ao trabalho.”



Fonte: PortoGente

Leônidas Cristino recebe Ministério de Pedro Brito nesta segunda

Leônidas Cristino recebe Ministério de Pedro Brito nesta segunda

Por: Luciano Augusto

O ex-prefeito de Sobral e ministro de Portos, Leônidas Cristino, recebe em solenidade nesta segunda-feira (3), o cargo de seu antecessor, o também cearense Pedro Brito.
Todos os ministros foram empossados pela presidenta Dilma Rousseff neste sábado (1º).

No mesmo dia, seis deles receberam o cargo de seus antecessores – o primeiro foi Alfredo Nascimento, dos Transportes. A passagem de cargos termina terça-feira (4), na Secretaria de Assuntos Estratégicos, que será chefiada por Moreira Franco.

Haverá transmissão de cargo nos ministérios da Ciência e Tecnologia; Minas e Energia; do Planejamento, Orçamento e Gestão; do Desenvolvimento Agrário; da Integração Nacional; da Previdência Social; da Saúde; do Turismo; das Cidades; da Cultura; das Comunicações; da Aquicultura e Pesca; e do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.

Recebem também os cargos dos antecessores os ministros das secretarias de Direitos Humanos; de Políticas para as Mulheres; de Relações Institucionais; de Políticas de Promoção da Igualdade Racial; além do Gabinete de Segurança Institucional e do Banco Central.

Fonte: http://www.cearaagora.com